Como a tecnologia tem ajudado a transformar o setor de RH?

Inteligência artificial, softwares para otimizar serviços, armazenamento em nuvem e soluções criadas especialmente para o setor de RH. Com todas essas novidades, ninguém quer ficar para trás, não é mesmo?

Estar a par das inovações tecnológicas garante à sua empresa vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. 

Além disso, aqui já podemos afirmar que o sonho de qualquer gestor de recursos humanos é se livrar daquela pilha infinita de papéis. Realizar tantas tarefas manualmente só acaba atrasando os outros serviços que também precisam de atenção, como o controle da jornada dos colaboradores ou até mesmo o recrutamento e seleção de novos talentos. 

Garantir um gerenciamento eficaz para essa área é essencial, já que o setor de RH é responsável por tarefas que envolvem o relacionamento entre os funcionários e a empresa. 

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia tem contribuído para a evolução do setor de RH, está no texto certo. 

Ao longo da sua leitura explicaremos sobre softwares que auxiliam e otimizam o tempo dos profissionais da área e também falaremos sobre os principais benefícios desses avanços para a sua empresa.

Vamos lá?

 

Evolução do RH com a tecnologia

 

Fato é que as organizações de diferentes segmentos têm vivenciado uma grande adaptação em decorrência das inovações tecnológicas que surgiram, e não pense que o RH ficou de fora!

Denominações como RH digital surgiram, e a principal característica na nova era dessa área são os sistemas ou softwares que foram desenvolvidos.

Pensando nesse cenário, as empresas que não estavam preparadas para receber as novas tecnologias precisaram se adaptar rapidamente em 2020. 

Tudo isso, com o objetivo de continuarem as suas atividades mesmo com o cenário de pandemia, sem que seus empreendimentos fossem encerrados.

 

Por que sua empresa deve investir em tecnologia para o RH? 


Antes mesmo de um funcionário ingressar na organização, o RH já está a todo vapor preparando o processo de recrutamento e seleção, sempre em busca dos melhores talentos. 

Depois que o funcionário é admitido, não é diferente. A seguir, separamos algumas funções que cabem aos profissionais do setor de RH: 

  • Documentos de admissão novo colaborador;
  • Realizar o seu onboarding e engajamento com o time;
  • Garantir que o controle de ponto seja feito;
  • Fazer pagamento correto de sua remuneração;
  • Avaliar o desempenho do funcionário a partir de indicadores da gestão de pessoas;
  • Oferecer feedbacks sazonais, e por aí vai…

Dessa forma, investir em tecnologia no setor de RH significa colocar o seu negócio à frente de seus concorrentes. Além disso, garante que todos esses processos citados acima sejam realizados com maior eficiência. 

 

Quais as vantagens e benefícios da tecnologia no setor de RH? 

 

A corrida pela modernização acontece principalmente pela motivação das empresas de desfrutar das vantagens ocasionadas por essas mudanças. 

No entanto, quais são essas vantagens? Fique tranquilo que nos próximos tópicos iremos falar sobre esse assunto. 

Além de otimizar tarefas, reduzir custos e mão de obra, os avanços tecnológicos foram e estão sendo vantajosos para as empresas. 

Um exemplo disso é no desenvolvimento de informações estratégicas para gestão de pessoas, a tecnologia auxilia na tomada de decisão de uma empresa, e mostra onde estão os gargalos, apresentando caminhos para a resolução de problemas.

Mas, para isso, é importante utilizar as ferramentas certas. Confira no próximo tópico! 

 

RH Digital: confira exemplos de softwares para o setor de RH

 

Logo no início deste texto, falamos que o setor de RH é responsável por inúmeras tarefas relacionadas ao colaborador e toda a sua trajetória na empresa. 

Mas, afinal, como a tecnologia no setor de RH pode otimizá-las?


Recrutamento e seleção


O recrutamento e seleção é um processo que possui várias etapas e requer atenção. Isso, pois encontrar os talentos que possuem as atribuições necessárias para o perfil da vaga, fit cultural da empresa e expectativas alinhadas (salário, benefícios…). 

Atualmente, existem softwares que centralizam esse processo em um só canal, tendo funcionalidades como:

  • Filtragem de características;
  • Divulgação de vagas;
  • Triagem de talentos;
  • Canal de comunicação;
  • Integração com outras plataformas, entre outros.

Funcionalidades como essas podem reduzir quase pela metade o tempo de recrutamento. Interessante, não é mesmo?


Controle de ponto online


O pesadelo do setor de RH certamente é fazer o controle de jornada de todos os colaboradores. 

Você sabia que, de acordo com o artigo 74 presente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), empresas com mais de 20 funcionários obrigatoriamente devem realizar o controle de ponto?

Algumas empresas ainda não apostaram na inovação e fazem o controle de ponto utilizando sistemas arcaicos e nada modernos, como o REP e livro de ponto. 

Tudo isso, gera consequências. Afinal, a chance de acontecer erros e fraudes é muito grande, e podem até ocasionar ações trabalhistas. 

Para resolver esse e muitos outros problemas, o software de controle de ponto online foi criado. 

Atualmente, em poucos cliques, o gestor tem acesso à marcação de ponto de seus colaboradores em tempo real, podendo verificar atrasos, faltas injustificadas, férias ou folga. Tudo isso em uma única plataforma. 

Mas, não para por aí. Utilizando um controle de ponto digital, os funcionários podem fazer a marcação de ponto utilizando um celular, notebook ou tablet, ideal para o home office.

Outra vantagem é que o setor de RH não precisa mais se preocupar em gastar horas e horas fazendo o tratamento de ponto e corrigindo erros na folha, pois, para isso, basta efetuar poucos cliques.


Conclusão


Os sistemas de RH podem otimizar processos e reduzir os gastos, colocando a sua empresa à frente dos seus concorrentes.

Ao longo da sua leitura, falamos sobre a evolução da tecnologia no setor de RH. Além disso, você também viu as vantagens e benefícios de desfrutar das inovações feitas para essa área.


Este conteúdo foi produzido em parceria com o time da
PontoTel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *