HR Tech: conheça startups que melhorarão a performance do seu RH!

HR Tech: a revolução digital para a área de Recursos Humanos. 


Um levantamento feito pela Totaljobs mostra que cerca de 22% do tempo dos profissionais de RH ao redor do mundo são investidos em reuniões com colaboradores de nível sênior e parceiros de negócios.

Com esse dado podemos ver claramente que o RH deixou de ser um setor operacional e passou a ser um setor estratégico de alta relevância nas organizações.

Para assumir tal papel estratégico e reduzir o tempo gasto com burocracias, papeladas e processos operacionais, surgiram as empresas chamadas de HR techs.

Mas, o que é HR tech?

HR tech é a abreviação de Human Resources Technology, ou seja, Tecnologia para Recursos Humanos.

Esse termo é empregado às empresas que fornecem soluções tecnológicas, ou seja, fornecem ferramentas modernas, softwares ou aplicativos para a área. Elas têm o objetivo de otimizar os processos de RH, aumentar a eficiência e inteligência, e, ao mesmo tempo, reduzir custos do setor.

Hoje podemos encontrar essas empresas de tecnologia com soluções inovadoras para todo e qualquer procedimento do RH, como Recrutamento e Seleção, Treinamentos, Gestão de Benefícios, Saúde Ocupacional, Operações e todos demais.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ernst & Young (EY), 65% dos processos do RH poderiam ser otimizados pela tecnologia, sendo possível reduzir entre 50% e 70% dos custos.  

No Brasil, grandes corporações já têm aderido às soluções fornecidas por diversas startups de tecnologia que geram grande impacto. Elas trazem resultados positivos, como redução de custos, otimização de tempo gasto com atividades repetitivas, aumento de performance, ganhos de produtividade e engajamento da equipe, etc.

Listamos 5 dessas startups que irão simplificar os processos operacionais que custam um tempo valioso ao seu RH e trarão esses e muitos outros benefícios. Confira cada uma logo abaixo!

HR tech 5 startups que melhorarão a performance do seu RH 1
Veja abaixo 5 startups de tecnologia que vão tornar o seu RH mais tecnológico.

 

#1 Arquivei

Com atuação desde 2014, o Arquivei fornece um sistema de gestão para otimizar a administração e gestão de notas fiscais. Sua plataforma online se conecta diretamente com a Secretaria da Fazenda e dá acesso a todas NFes emitidas contra o CNPJ da empresa. 

Você não precisa se preocupar mais em pedir as notas aos fornecedores ou ter que esperar o produto chegar. Na plataforma é possível:

  • Consultar e baixar NFes e CTes emitidas contra o CNPJ da sua empresa em cliques;
  • Gerenciar os documentos fiscais através de um painel, permitindo buscar, ver, imprimir e outras funções;
  • Diminuir riscos de multas pelo não armazenamento de notas fiscais;
  • Enviar o fechamento do mês por e-mail para a sua contabilidade.

Veja mais sobre o Arquivei em: https://arquivei.com.br/

#2 Xerpa

Com o objetivo de desburocratizar o RH desde 2015, a Xerpa oferece uma plataforma de gestão que facilita os procedimentos de:

  • Admissão: O novo funcionário recebe boas-vindas personalizado, preenche os seus dados na plataforma – eliminando a necessidade de papéis – e ao fim você pode encaminhar diretamente ao contador.
  • Distribuição de holerites: Você sobe o arquivo de holerites na plataforma e ela faz a distribuição a todos os colaboradores de forma simples e rápida.
  • Controle de férias: O colaborador faz o pedido de suas férias e o gestor faz a aprovação, recusa ou alteração tudo diretamente pela plataforma.
  • Desligamentos: Você preenche os dados, armazena todos os documentos necessários para o desligamento e encaminha para o contador em um clique.

Veja mais sobre a Xerpa em: https://www.xerpa.com.br/

#3 Espresso

A proposta do Espresso é automatizar o processo de prestação de contas, reembolso de despesas e adiantamento.

Com ele, você e seus colaboradores não precisam mais se preocupar com perdas ou armazenamento de notinhas, ou ainda com preenchimento de planilhas de reembolso. A plataforma permite também um controle assertivo das despesas, já que todas são feitas pelos colaboradores através de um aplicativo.

As principais funcionalidades oferecidas são:

  • Plataforma web;
  • Registro de despesas e comprovantes via aplicativo móvel;
  • Criação de fluxo de aprovação;
  • Classificação de gastos por tags e categorias;
  • Gerenciamento de relatórios;
  • Integração com sistemas ERPs.

Veja mais sobre o Espresso em: https://www.espressoapp.com.br/

Se preocupe com o que realmente importa: as pessoas.
Se preocupe com o que realmente importa: as pessoas.

 

#4 Fretadão

O Fretadão traz a inovação necessária para a gestão correta do transporte fretado de colaboradores.

Para as empresas que optam por fornecer esse meio de transporte aos seus funcionários sabem que o processo de implementação e gerenciamento diário não é uma tarefa simples e podem consumir bastante tempo da equipe de RH.

A fim de mudar esse cenário, o Fretadão oferece soluções tecnológicas como:

  • Roteirização otimizada: Você não precisa se preocupar com esse procedimento ou com um sistema exclusivo para a roteirização. O Fretadão possui uma plataforma otimizada que com o endereço dos funcionários analisa e cria as melhores linhas para o transporte;
  • Controle de embarque e desembarque: Para um bom gerenciamento, os funcionários devem utilizar  controle de acesso aos fretados, dando ao RH visibilidade de quem está utilizando o benefício adequadamente;
  • Painel de gestão: Através de um painel é possível acompanhar o embarque de todos os colaboradores, identificar atrasos e ainda emitir relatórios;
  • Aplicativo de localização do fretado: aqui, os funcionários também se beneficiam ao saberem onde o fretado está em tempo real, assim reduzirá perdas e atrasos.

Veja mais sobre o Fretadão em: https://www.fretadao.com.br/

#5 VExpenses

Uma outra startup que tem como foco automatizar o processo de prestação de contas é a VExpenses.

Ela oferece visão dos gastos da equipe em tempo real, além de alertas de despesas que não estão dentro dos padrões, permitindo um acompanhamento de despesas inteligente.

Com integração de GPS os reembolsos de Quilometragens podem ser feitos de forma automática, sem perda de tempo por parte do colaborador, quanto indicações incorretas de quilômetros rodados.

Algumas outras funcionalidades oferecidas são:

  • Leitura automática de recibos;
  • Aprovação multinível;
  • Controle de fraudes com a criação de políticas de despesas;
  • Integrações com sistemas de gestão;
  • Funcionamento offline;
  • Controle de adiantamentos.

Veja mais sobre o VExpenses em: https://vexpenses.com/

Se você gostou deste post sobre HR tech, então siga as nossas páginas nas redes sociais para e fique por dentro das nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Um comentário em “HR Tech: conheça startups que melhorarão a performance do seu RH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *