O transporte fretado é um serviço que existe há muitos anos, mas tem passado por uma série de mudanças desde a pandemia de Covid-19, quando a preocupação das empresas com a saúde e a segurança dos colaboradores redobrou.
Optar por uma frota privada para sua equipe se locomover até o trabalho gera inúmeros benefícios. Além da economia, como aumento da produtividade e segurança para o colaborador. Por isso, saiba mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!
Como o transporte fretado ajuda a reduzir custos da empresa?
Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), as organizações podem reduzir seus custos em até 45% adotando medidas sustentáveis de transporte. E o transporte fretado está entre essas soluções.
Ele tem papel fundamental nesses números, pois ajuda a diminuir a quantidade de veículos nas ruas dos grandes centros e, consequentemente, reduzir a emissão de Co2.
Dessa forma, é possível reduzir custos das seguintes maneiras:
1. Aumentando os níveis de produtividade e motivação
Engajar o colaborador é um dos principais desafios dos analistas de RH, não é mesmo?
Investir em transporte fretado pode ser uma das estratégias adotadas para fazer a manutenção da motivação da equipe, uma vez que ele garante maior conforto e reduz o stress no trajeto entre casa e trabalho.
2. Reduzindo gastos excessivos com vale-transporte
O vale-transporte é um benefício instituído pela Lei Nº 7418 de 1985, a qual define que os trabalhadores devem gastar no máximo 6% do salário em deslocamento. A Lei também determina que a empresa deve ficar responsável por verificar se o valor investido está sendo usado adequadamente.
Apesar disso, dependendo da região em que a instituição está localizada, a utilização desse benefício se torna inviável ou muito onerosa para a empresa.
Esse gasto excessivo pode ser resolvido com a contratação do transporte fretado, especialmente em caso de empresas localizadas em áreas mais afastadas.
3. Reforçando a pontualidade
Muitas empresas sofrem com a falta de pontualidade no trabalho, especialmente as que estão localizadas em regiões de difícil acesso. Além desse ponto, fatores como trânsito e problemas com automóveis também podem contribuir para o atraso dos colaboradores.
Dessa forma, o transporte fretado auxilia na minimização desse tipo de problema, já que os percursos são realizados sob demanda, com base na localização da equipe.
A probabilidade de ocorrer atrasos é muito menor, uma vez que as viagens não possuem interferência de rotas mais amplas, como acontece no transporte público.
O transporte fretado é uma alternativa para quem busca reduzir custos sem perder a qualidade, e ainda possibilita outros benefícios, como o aumento da segurança e bem-estar da sua equipe.
Além dessa possibilidade, confira também outras dicas para atingir a meta de redução de custos do RH.