Com a responsabilidade de garantir um transporte seguro e facilitado aos colaboradores, as empresas precisam considerar tanto o custo, quanto a conveniência e segurança dos tipos de transporte para funcionários que estão disponíveis no mercado.
O fretado para varejo é uma alternativa que tem se destacado no Brasil, principalmente por fatores como a comodidade, segurança e redução de custos às companhias. Além destas questões, o investimento nesta modalidade também pode impactar diretamente no bem-estar, na produtividade e na retenção de talentos.
Neste artigo, selecionamos os benefícios que o transporte corporativo pode proporcionar ao setor de varejo e as estratégias para levar um fretamento, de forma eficiente, para a empresa.
Por que investir no fretado para varejo?
De acordo com a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana, a grande concentração populacional nas áreas urbanas dificulta o planejamento e a disponibilidade de um transporte de qualidade, que atenda às necessidades da população.
Mesmo depois da implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e os Planos Diretor e de Mobilidade, ainda há uma dificuldade destes instrumentos chegarem às áreas urbanizadas.
Conforme a pesquisa, o transporte público deixou de ser a primeira opção utilizada para 29,4% dos mais de 3 mil entrevistados, que substituíram a modalidade de locomoção por carro próprio, andar a pé, serviços oferecidos por aplicativos e outras modalidades alternativas.
Ainda segundo informações da CNT, o fretamento rodoviário de passageiros tem apresentado crescimento no Brasil, nos últimos anos, tanto em viagens e turismo, como no transporte de funcionários em grandes empresas.
Para a CNT, os benefícios são tanto de econômica, desde relevância para a marca da empresa e economia, quanto social, emocional e psicológico, sendo destaques:
- Redução do estresse e desgaste pessoal.
- Retenção e atração de bons profissionais.
- Mais pontualidade no trabalho e menos faltas.
- Mais produtividade dos empregados.
- Mais conforto e satisfação dos colaboradores.
- Eliminação/redução de custos para a empresa.
- Eliminação de gastos com estacionamentos.
Portanto, investir em fretado para varejo é um diferencial estratégico que pode beneficiar tanto a empresa, quanto o colaborador. Logo, contar com o suporte de fretado para varejo gera benefícios econômicos para as empresas, como para colaboradores que acabam enfrentando longos trajetos no transporte público, na ida e volta ao trabalho, sobretudo nas grandes cidades e regiões metropolitanas, como pontuamos no início do artigo.
- Leia também: Logística De Transporte Dos Funcionários: Entenda a Relação e Como Pode Ser Benéfica Para a Empresa
Os impactos do transporte de colaboradores no setor de varejo
Evitar pensar no transporte de colaboradores sem estratégias podem trazer impactos significativos para uma empresa. No setor de varejo, estão entre os principais impactos:
- Mais custos com transporte, incluindo horas extras. Grandes empresas no setor de varejo, inclusive as que estão longe dos grandes centros urbanos, precisam que os colaboradores tenham pontualidade e estejam no local de trabalho diariamente.
Dependendo da distância que os funcionários moram, isto pode gerar mais custos com transporte para a empresa, inclui-se neste ponto o número de horas extras para demandas mais urgentes.
Além disto, dentro dos custos com transporte podem incluir ajuda de custo para carro individual do funcionário ou até mesmo para uso de aplicativos de mobilidade.
Falta de mão de obra constante, devido ao alto volume de demandas e horas extras também pode ocorrer a falta de mão de obra constante, que quando não é observada de forma inteligente, pode aumentar significativamente os custos com transporte, além de inviabilizar o planejamento para o crescimento da companhia.
Falta de assiduidade, afinal trabalhadores desengajados e que chegam desgastados no local de trabalho prejudicam a produtividade e eficiência, além de gerar um alto número de turnovers, fator que também pode elevar os custos com contratações frequentes de pessoas para a empresa.
Gastos com manutenções e veículos. Quando a empresa opta por realizar o fretamento sem a gestão inteligente do transporte, isto pode gerar utilização de veículos com assentos vagos, ocasionando a necessidade da contratação de mais veículos para suprir a demanda da empresa.
Consequentemente, também é possível ocorrer o aumento do número de gastos com manutenção dos veículos, como em certificações e homologações de documentos.
Excesso de gastos com apoio ao transporte do colaborador. Outro ponto, inclusive ressaltado pela CNT, são os gastos com estacionamentos, quando a empresa precisa oferecer um local seguro e adequado, tanto para o ônibus fretado, como para o funcionário que opta por ir com o seu próprio carro.
Critérios importantes na escolha do transporte fretado
Na hora de escolher o fretado para varejo aos colaboradores, as empresas observam quais são os benefícios que o transporte corporativo vai gerar para a empresa, a longo prazo. Estão entre os fatores principais:
Redução de custos: um bom fretado para varejo e realizado de forma eficiente deve oferecer a possibilidade de reduzir o número de veículos em circulação ou oferecer redução de custos com transporte a longo prazo, por meio do fretado. Isto ajuda as empresas a reduzirem o custo com combustível, manutenção e vistorias necessárias para segurança do veículo e dos passageiros.
Otimização de rotas: além de impactar diretamente na redução de custos, contar com rotas otimizadas que contemplem o endereço de todos os passageiros e seus turnos, diminuem a necessidade de ter mais veículos para transportá-los diariamente, além de evitar rotas mais longas que desgastam o deslocamento do trabalhador.
Sustentabilidade: se é possível reduzir veículos e otimizar as rotas, por consequência a sustentabilidade também é impactada, portanto o fretado para varejo também é uma alternativa de oferecer mobilidade sustentável, onde a empresa e o meio ambiente se beneficiam e conseguem cumprir suas metas de ESG.
Pontualidade e assiduidade: o fretamento precisa oferecer a pontualidade e a pontualidade para ter menos rotatividade de funcionários, menos insatisfação dos mesmos para trabalhar na empresa e também garantir mais produtividade para as demandas, projetos e entregas da empresa.
Neste caso, não basta apenas contar com fretamento, mas contar com a gestão inteligente do fretado, ou seja, ter uma parceria que ofereça dados em tempo real da operação, garantindo que os colaboradores, linhas e rotas estão funcionando, de forma ágil.
Sistemas de monitoramento: para contar com otimização de rotas, pontualidade e assiduidade é necessário contar com gestão tecnológica da operação, oferecendo à empresa indicadores, acompanhamento em tempo real, segurança e assentos com utilização.
Atendimento para colaboradores e motoristas: o atendimento aos passageiros também garante a satisfação do colaborador, além de prezar pela segurança do mesmo e também do motorista responsável pela condução. Deixar este atendimento na responsabilidade interna da empresa pode gerar mais custos com contratação de pessoas somente para esta finalidade.
Segurança: o fretado para varejo eficiente também precisa garantir segurança a todos, incluindo colaboradores, motoristas, veículos e a própria empresa evitando problemas jurídicos ou custos com procedimentos e vistorias, que são frequentemente necessários para garantir uma boa operação.
- Leia também: Roteirização de Fretado – Como Otimizar a Operação e Reduzir Custos com o Transporte de Colaboradores
Estratégias na implementação do fretado para varejo
Além dos critérios para contratar o fretamento corporativo para a empresa, também é necessário saber as melhores estratégias para implementá-lo, sem prejuízos, não concorda?
Pensando nisso, confira abaixo as principais pontos que podem aumentar a eficiência operacional, além de contribuir para redução de custos, segurança, pontualidade e os itens relevantes que compartilhamos neste artigo:
2. Gestão de fretado corporativo
A gestão inteligente nada mais é que a solução completa para reduzir custos com transporte corporativo. Ela garante que a operação e os veículos sejam realizados somente para a empresa e seus funcionários, evitando preocupações com distância entre a empresa e a residência do colaborador, rotas longas e linhas com assentos sem utilização.
Por meio da tecnologia, a empresa vai poder ter o controle da operação, acompanhando rotas e número de colaboradores utilizando cada linha. Também não precisará se preocupar com atendimento para os colaboradores, fatores que podem trazer pouca eficiência logística.
A gestão de transporte fretado também contribui para a pontualidade do trabalhador, permitindo que o ônibus chegue ao ponto de embarque sem atrasos, além de oferecer mais conforto e satisfação para o funcionário.
Conheça a gestão de transporte no detalhe neste link.
3.Gestão de vale-transporte e vouchers
Em casos de colaboradores que tenham horários flexíveis de trabalho ou trabalhem na modalidade híbrida, a gestão de vale-transporte e vouchers - caso a empresa utilize - podem otimizar os custos com transporte e por consequência resultar em menos custos com mobilidade.
Aliás, a gestão de vale-transporte oferece a possibilidade da administração da a utilização de vales-transportes e vouchers de todos os funcionários por unidades unidades, com o cadastro de todas as informações necessárias para uma boa gestão.
Conheça os detalhes desta opção neste link.
Fretado para varejo com o Fretadão
O Fretadão é responsável pela gestão de transporte de 40 mil passageiros todos os dias, oferecendo tecnologia, atendimento e segurança para grandes corporações no Brasil, incluindo o setor de varejo.
Com a nossa expertise em mobilidade corporativa, oferecemos para as empresas uma gestão de transporte otimizada, contínua e com visão estratégica, pois é de nossa cultura observar uma operação no detalhe, entendendo as dores de cada empresa e de seus colaboradores e garantir soluções benéficas.
Nossa missão é possibilitar qualidade de vida, eficiência operacional e possibilidade de redução de custos a longo prazo aos nossos clientes. Portanto, queremos ouvir você e entender o momento da sua empresa, agende um bate-papo com um de nossos especialistas no link abaixo: