Como reduzir a emissão de CO2? Conheça 3 projetos de alto impacto

Quer descobrir como reduzir a emissão de CO2? Confira abaixo 3 projetos de responsabilidade ambiental corporativa de alto impacto que te ajudarão neste desafio.


O mundo já está enfrentando grandes consequências causadas pelo excesso de CO2 na atmosfera.

Com isso, diminuir a emissão de gás carbônico se tornou um compromisso mundial, que exige mudanças de atitude e ações promovidas por governos, indústrias, empresas e toda a sociedade.

Reduzir emissão de CO2 é um compromisso mundial

Mas afinal, o que é CO2?

 

Também conhecido como gás carbônico, o dióxido de carbono (CO2) é um composto químico gasoso essencial para a vida do planeta. Vários organismos liberam naturalmente  esse gás para a atmosfera durante o processo de respiração, inclusive plantas e árvores.

Mas, a presença do CO2 em excesso no meio ambiente possui um efeito reverso, sendo extremamente prejudicial à saúde do planeta, capaz de desequilibrar o efeito estufa e aumentar o aquecimento global.

Infelizmente, o crescimento na concentração de dióxido de carbono na atmosfera teve início através de mãos humanas no final do século XVIII, com o início da Revolução Industrial, e desde então a concentração média de CO2 cresce em um ritmo acelerado. 

Segundo um estudo publicado no WRI Insights, 89% das emissões de CO2 são provenientes do uso de combustíveis fósseis, especialmente para geração de eletricidade e calor, transporte, fabricação e consumo.

 

Por que precisamos reduzir a emissão de CO2 na atmosfera?

 

O excesso de CO2 na atmosfera causa diversos danos como acidificação de rios e florestas, mudanças climáticas e chuvas ácidas, dificultando a vida de animais e o desenvolvimento da flora.

Os malefícios à saúde humana também podem ser gigantes, causados principalmente pelas partículas destes poluentes suspensas no ar. 

As partículas mais grossas ficam retidas no nariz e garganta, provocam incomodo, irritação nos olhos, narinas, além de facilitar a instalação de doenças no organismo como: gripe, renite alérgica, bronquite alérgica a poeira e asma. 

Já as partículas mais finas causam danos a parte interna do aparelho respiratório, com os alvéolos pulmonares, brônquios, traqueia, faringe, laringe que elevam a problemas mais severos tendo o câncer de pulmão e pneumoconiose como consequências.

 

Como as empresas podem reduzir a emissão de CO2? 

 

As organizações devem se preocupar com o meio ambiente e a sociedade, uma vez que estão inseridas no espaço e na comunidade, e suas ações conseguem gerar altos impactos a níveis globais.

Além disso, exercer a sua responsabilidade ambiental é vital para a longevidade dos negócios, visto que a adoção de métodos sustentáveis pode gerar economia, ganho de qualidade, imagem positiva da marca e maior lucratividade.

Enxergando esse potencial de impactar a sociedade e os negócios, muitas empresas passaram a desenvolver iniciativas focadas em reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, em diversos âmbitos e setores. 

Confira abaixo 3 projetos de responsabilidade ambiental corporativa para implantar em sua empresa e reduzir a emissão de CO2 em grande escala.

 

1. Investimento em energia renovável

 

A energia renovável tem se tornado cada vez mais conhecida, sendo considerada uma das formas mais eficientes de reduzir impactos ambientais com consumo de energia. 

Por meio da geração de energia de modo limpo e renovável, é possível reduzir as emissões de carbono, garantir uma grande economia financeira, e ainda, posicionar sua empresa como uma empresa sustentável, podendo assegurar selos, certificações e uma série de benefícios. 

Um exemplo do enorme potencial de redução de CO2 na atmosfera através da energia renovável é o projeto anunciado pela empresa multinacional Bayer

Em parceria com uma das maiores geradoras brasileiras de energia renovável, a Omega Energia, a Bayer iniciará a construção de um novo parque eólico e solar que será responsável por fornecer eletricidade a algumas de suas unidades no Brasil.

Segundo a matéria da Exame Invest, o projeto deve evitar a emissão de 100.000 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo de seus 10 anos em operação.

Energia renovável - Reduza emissão de CO2

 

2. Produção sustentável

 

A produção sustentável é aquela que busca as melhores alternativas possíveis para reduzir os impactos ambientais e sociais em todo o ciclo de vida do produto

Ou seja, preocupa-se com o esgotamento de recursos naturais, bem como a capacidade do meio ambiente em absorver os impactos de toda a produção.

Uma empresa que dá um belo exemplo de redução de CO2 através de sua cadeia produtiva  é a Natura, gigante empresa brasileira que atua no setor de produtos cosméticos. 

Em 2007, a Natura lançou o Programa Carbono Neutro para contabilizar, reduzir e neutralizar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

De 2007 a 2013, a empresa conseguiu reduzir 33% das emissões de gases do efeito estufa, graças a ações e projetos por toda sua cadeia produtiva, ou seja, desde a extração de matérias-primas até ao descarte do produto após o uso. 

Algumas das principais iniciativas realizadas foram:

  • Priorização de ingredientes de origem vegetal.
  • Embalagens feitas com materiais de origem renovável.
  • Refis de produtos em diversas categorias como produtos para cabelo, corpo, desodorante, maquiagem, óleos, sabonete líquido, etc. 
  • Incentivo ao uso de material reciclado pós-consumo.
  • Álcool orgânico cultivado sem adubos químicos, agrotóxicos ou queimadas.

Produção Sustentável - Reduza emissão de CO2


3. Transporte de funcionários eficiente

 

O mundo dos automóveis e a indústria de transporte são responsáveis por grande parte da presença de dióxido de carbono na atmosfera. Isso ocorre graças ao processo de queimas de combustíveis como álcool, gasolina e diesel. 

Por isso, quanto menos veículos estiverem nas ruas, melhor será para o planeta.

Você sabia que cada veículo coletivo representa em média 30 veículos individuais no trânsito?

 

 

Em uma viagem de 100 km, cada veículo individual emite aproximadamente 37 kg de CO2, enquanto o veículo coletivo emite apenas 6 kg de CO2.

Com isso, podemos ver que o uso do transporte coletivo é um grande aliado a um planeta mais sustentável. Além disso, ele é capaz de reduzir o trânsito, e assim, melhorar a efetividade da mobilidade nas cidades.  

Busque um transporte coletivo eficiente e sustentável para os seus funcionários.

 

Conte com o Fretadão para te ajudar a cumprir esta missão

 

Junte-se a mais de 80 grandes empresas e inclua o Fretadão no seu projeto de responsabilidade ambiental. 

 

Veja como o Fretadão pode te ajudar a reduzir emissão de CO2:

 

Veja como o Fretadão pode te ajudar a reduzir emissão de CO2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *