A sustentabilidade de um negócio é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso, não só em termos de lucratividade, mas também com relação ao meio ambiente e a responsabilidade social. E muitas boas práticas de ESG também melhoram sua rentabilidade. A área de mobilidade corporativa é um dos principais exemplos.
Com o investimento certo, você pode economizar recursos, evitar desperdícios, melhorar a produtividade da sua equipe e seu bem-estar e ainda reduzir o impacto ambiental da empresa. Continue a leitura e entenda melhor a relação entre ESG e mobilidade.
ESG e mobilidade: qual é a relação?
Environmental, Social, and Governance (ESG) é um conjunto de boas práticas de sustentabilidade para empresas, abrangendo o impacto ambiental, social e de governança.
A mobilidade corporativa se relaciona diretamente com a ESG ao influenciar a emissão de gases poluentes, o tempo de deslocamento dos funcionários, a eficiência no trabalho e o bem-estar dos colaboradores.
Empresas que adotam estratégias de ESG, como o uso de veículos elétricos e o compartilhamento de viagens, conseguem reduzir seu impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.
Quais são as principais novidades em ESG para a mobilidade corporativa?
Investir em mobilidade corporativa pode ser uma boa opção para inclusão das práticas de ESG na empresa. Confira a seguir algumas das tendências na área:
Compartilhamento de viagens
Reduzir o número de veículos em uso é uma maneira eficaz de diminuir custos com transporte e diminuir o impacto ambiental. Iniciativas de compartilhamento de veículos, como o transporte individual ou o fretamentocorporativo, estão cada vez mais comuns.
Inclusive, as empresas podem se beneficiar da tecnologia, usando aplicativos de gestão de transporte para facilitar o acompanhamento por parte dos funcionários dos veículos disponíveis contratados.
Ênfase em veículos sustentáveis
A adoção de veículos elétricos e o uso de combustíveis sustentáveis são tendências em ascensão na mobilidade urbana. Eles fazem parte da chamada tecnologia verde.
Empresas estão investindo em frotas de veículos elétricos para reduzir emissões de CO2, assim como reduzir gastos com combustível e manutenção, a longo prazo .
Para contribuir com boas práticas de ESG na empresa, também é possível incluir internamente a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos nos estacionamentos corporativos e o incentivo com newsletters internas sobre o uso de veículos sustentáveis.
Maior uso do transporte fretado
O transporte fretado é uma solução eficiente para melhorar a mobilidade corporativa. Uma roteirização inteligente, que planeja a melhor ordem de paradas para os colaboradores, otimiza trajetos e reduz o tempo de deslocamento.
Só no Brasil, o tempo médio de deslocamento diário dos trabalhadores nas grandes cidades é de 1h20min, totalizando cerca de 32 dias por ano apenas em trânsito. O uso de soluções de transporte fretado, com roteirização inteligente, pode reduzir significativamente esse tempo, além de diminuir o impacto ambiental.
Empresas como o Fretadão oferecem às companhias a possibilidade de reduzir mais de 23.000 toneladas de CO2 emitidos por ano com esse uso!
Quais impactos positivos das práticas de ESG para as empresas?
Além de contribuir com a redução de custos para a sua empresa, as práticas de ESG são fundamentais para o crescimento de longo prazo. Elas devem ser pensadas para que você mantenha suas atividades, sem prejudicar o meio ambiente, o bem-estar da sua equipe e melhorar acomunidade ao seu redor.
Com as práticas de ESG, seu negócio tem uma chance bem melhor de alcançar um alto desempenho. Um estudo da Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas em 2023 revelou que 61% das empresas entrevistadas acreditam que as práticas ESG fortalecem a reputação da marca no mercado.
Além disso, 57% afirmaram que essas práticas têm impacto positivo em questões socioambientais, o que pode atrair mais investidores em empresas de capital aberto e melhorar a relação com os clientes, colaboradores e com a comunidade.
Já um relatório da KPMG de 2023 observou que as empresas que adotam práticas ESG, consistentemente, ao longo do tempo tendem a melhorar sua transparência e gestão de riscos, o que contribui para um desempenho financeiro mais robusto e sustentável.
Entre outros impactos positivos das práticas ESG no desempenho empresarial estão:
- valorização das ações: empresas comprometidas com ESG tendem a apresentar uma valorização superior das suas ações, o que beneficia os acionistas e atrai novos investidores;
- atração e retenção de talentos: as práticas ESG são um diferencial importante na atração e retenção de talentos, com muitos profissionais preferindo trabalhar em empresas que demonstram compromisso com o pilar social e que contam com responsabilidade corporativa, boas oportunidades de trabalho e visão abrangente para a diversidade e inclusão;social;
- acesso a capital com condições favoráveis: empresas com fortes práticas ESG frequentemente obtêm acesso a capital com condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas, facilitando a expansão e o crescimento sustentáveis.
Esses impactos mostram como as práticas ESG não apenas contribuem para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa, mas também impulsionam o desempenho financeiro e operacional das empresas.
Quer encontrar a solução de mobilidade sustentável que precisa para sua empresa? Então, entre em contato com o Fretadão e conheça nossos serviços.