Roteirização de pessoas, como reduzir custos de transporte?

O que é a roteirização de pessoas? Como ela pode mudar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas. Graças a tecnologia está cada vez mais fácil simular situações da vida real e encontrar pontos que podem ser melhorados. Podemos dizer que a roteirização de pessoas é um desses casos. Organizar o transporte de todos funcionários de uma empresa da melhor maneira possível? Sim, esta é uma realidade e diversas empresas já estão colhendo seus benefícios.

O que é a roteirização de pessoas?

Podemos simplificar e dizer que a roteirização é o processo de definição da melhor sequência de paradas que um algo ou alguém precisa realizar para chegar do ponto A ao ponto B. No nosso caso, o objeto de estudo será definido por um ou mais funcionários que precisam chegar de suas casas ao ambiente de trabalho.

Sem um estudo de roteirização fica difícil ter uma visão macro de como os colaboradores podem se deslocar. Assim, para elaborar qualquer estratégia com o deslocamento dos funcionários é necessário fazer a roteirização dos mesmos e encontrar a melhor maneira para cada um chegar ao trabalho.

Os resultados deste estudo podem envolver desde um carro compartilhado até a criação de linhas de fretado para atender os colaboradores. Todas as variáveis ficam a critério de quem solicita a roteirização.

Mapa
Analisar o modo como os colaboradores se deslocam para o trabalho é importante para a empresa e sempre deve ser revisto.

 

Os benefícios da roteirização

O primeiro item e o que a maioria das empresas procura é a redução de custos. Otimizando o deslocamento de cada funcionário ao máximo é possível reduzir gastos com vale-transporte e auxílio combustível. Através de uma visão geral é possível identificar meios de transporte já contratados e estão sub-utilizados, como por exemplo, um fretado com carga ociosa.

Sabemos o quanto o deslocamento da nossa casa para o ambiente de trabalho influencia no decorrer de nossos dias. Enfrentar um trânsito logo pela manhã ou um transporte público lotado desgasta qualquer pessoa. Através da roteirização você pode encontrar melhores maneiras para uma pessoa ir para o trabalho. Em muitos casos essa nova maneira é mais confortável e mais em conta que a atual. Por exemplo, para um grupo de pessoas em uma região afastada que precisa pegar 3 conduções somente no trajeto de ida. Seria possível colocar uma van que passa na casa de cada um. Sai mais barato para a empresa do que pagar o vale-transporte e melhora a qualidade de vida de todos.

Uma reclamação comum da área de RH é a de não saber se um funcionário está utilizando determinado benefício. Essa visão de como cada um se locomove também pode identificar estas pessoas. Além disso, é possível analisar o meio como cada um se desloca e entender seu comportamento no dia a dia. A produtividade de uma pessoa está baixa, será que pode ter sido pelo estresse que ela passa ao caminho do escritório?

Ficou interessado em como funciona a roteirização de pessoas? Quer saber mais? Solicite aqui um contato e veja se sua empresa tem o potencial para reduzir os custos com o transporte de funcionários.

Solicite um contato para entendermos melhor a necessidade da sua empresa.











Publicado em RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *