A pontualidade no trabalho é uma questão fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Quando os colaboradores chegam atrasados recorrentemente, além de gerar um impacto negativo na produtividade, isso também pode afetar a qualidade do trabalho realizado e a imagem da organização perante seus clientes e parceiros.
Por isso, incentivar, entre os colaboradores, o respeito aos horários definidos é uma estratégia importante para melhorar o desempenho da equipe e garantir o sucesso do negócio. Neste artigo, apresentamos cinco dicas eficazes para motivar os colaboradores a serem pontuais. Aproveite a leitura!
1. A liderança da empresa deve ser o exemplo
Um líder deve, sempre, se lembrar de que a equipe se espelha nele. Portanto, é importante deixar bem claro para as camadas de liderança da empresa que elas precisam ser pontuais em suas próprias atividades e compromissos, para que seus colaboradores reflitam esse comportamento.
Além disso, a rotina da empresa deve girar em torno dos colaboradores pontuais, e não dos atrasados. Isso faz muita diferença na percepção de todos sobre a necessidade de cumprir horários.
Portanto, se uma reunião está com o horário marcado para as 9h, uma equipe inteira não deve ser direcionada a esperar até as 9h10 pela entrada dos atrasados, porque esse tipo de comportamento passa a mensagem de que está tudo bem não ser pontual e que essas pessoas ainda podem contar com o privilégio de serem esperadas.
2. Estabeleça expectativas claras
Para que a pontualidade no trabalho seja cobrada, os colaboradores precisam ter muito bem definidos quais são os seus horários e entender que o respeito a eles não é opcional. É claro que imprevistos acontecem, mas eles devem ser a exceção e não a regra, porque a cultura da empresa não pode estar pautada nos atrasos.
É importante, também, deixar claro para os funcionários a importância da pontualidade e como ela afeta o trabalho em equipe, a produtividade e a qualidade do serviço de maneira geral.
3. Ofereça certa flexibilidade
Essa pode parecer uma ideia contrária à da pontualidade, mas a flexibilidade, na verdade, tem grandes chances de contribuir com o aumento dos índices de cumprimento ao horário.
Quando os colaboradores têm uma janela de horário para entrada, por exemplo, eles têm uma chance muito maior de se organizar para estar no trabalho dentro desse período, além de sentir que tem sua individualidade respeitada. Dessa forma, aqueles que preferem começar e terminar o dia mais cedo, conseguem entrar antes e vice-versa.
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4. Monitore a pontualidade dos colaboradores
Para que a pontualidade faça parte da cultura da empresa, ela deve ser levada em consideração na avaliação de desempenho, se tornando um quesito para o entendimento da sua performance e deve ser levada em consideração para possíveis bonificações ou promoções, por exemplo.
5. Auxilie na mobilidade dos funcionários
Um dos principais motivos de atraso dos colaboradores, especialmente nas grandes cidades, está relacionado ao trânsito e à dificuldade de se locomover até a empresa. Se a maior parte dos seus funcionários trabalha de forma presencial e vivencia esse tipo de problema, adotar uma solução de mobilidade corporativa pode fazer toda a diferença e ainda funcionar como estratégia de fidelização de funcionários.
O fretamento contribui com a satisfação dos colaboradores e, por isso, é uma ótima solução para implementar na organização. Conheça a solução de fretado para empresas do Fretadão!