Como escolher o melhor parceiro de tecnologia para a sua empresa?

Tecnologia e inovação precisam fazer parte da estratégia de qualquer negócio, mas como escolher o parceiro de tecnologia ideal? Confira abaixo!

Independente do tamanho ou setor, todas as empresas precisam de parceiros para evoluírem seus resultados no mercado.

Afinal, é praticamente inviável para organizações e empresários possuírem – dentro da estrutura da empresa – todos os expertises necessários para garantir o crescimento do negócio.

As parcerias vão desde prestações de serviços consideradas mais simples, como a gestão da limpeza dos escritórios, fornecimento e manutenção de máquinas de café, até as mais complexas e de alto valor estratégico.

Neste universo estratégico estão os parceiros de tecnologia e inovação que – focados em diferentes áreas e processos, como RH, Operações, Marketing – contribuem fortemente para que ela se torne mais eficiente e competitiva no mercado.

Portanto, a escolha e gestão de um fornecedor de tecnologia e inovação precisa levar em consideração muito mais do que apenas a solidez financeira, idoneidade e experiência do parceiro, que são fatores primordiais na escolha de qualquer fornecedor.

É preciso ir além e – neste post – reunimos os 3 fatores essenciais na hora de escolher o melhor parceiro de tecnologia e inovação para a sua empresa.

Fator 1 – Foco nas reais necessidades do Cliente

Uma solução tecnológica / inovadora nasce de uma boa ideia ou uma hipótese, mas não pode se resumir a ela.

É preciso garantir que a hipótese se confirme e que a ideia se transforme em um negócio focado em resolver as reais dores do cliente.

Por isso, é preciso que a área de UX (User Experience) realize diversas etapas de validação com o usuário, desde a validação da hipótese, do design, até a concepção da solução tecnológica.

Validadas as hipóteses e sugestões, a área de UX leva a solução para a área de desenvolvimento, para que a nova funcionalidade ou produto possa ser comercializado.

Ou seja, se o seu parceiro de tecnologia e inovação em potencial não possui um histórico e processo de Product Discovery, que consiste nas fases de hipóteses / sugestões / concepção / validações, provavelmente ele não está preparado para atender completamente as dores das empresas.

Fator 2 – Processo de melhoria contínua

Não basta – porém – que o seu parceiro de tecnologia e inovação tenha feito um excelente trabalho na concepção da solução, mas não possua um processo de melhoria contínua que acompanhe o dinamismo do mercado.

Conversas constantes com o público-alvo usuário das soluções deve fazer parte dos processos internos do parceiro, para que se possa entender – de forma constante – onde é possível melhorar, quais são as oportunidades de desenvolvimento de novas funcionalidades, quais são as novas dores ou expectativas do cliente.

Além do foco no cliente, o processo de melhoria contínua deve também mapear as tendências e inovações, novas tecnologias, linguagens, ideias disruptivas, para garantir sempre a mais alta qualidade do software oferecido ao mercado.

Fator 3 – Serviços agregados e suporte humanizado

Garantir que a solução atenda às reais necessidades do cliente e passe por constante processo de melhoria ainda não garantem que a sua empresa escolheu o melhor parceiro de tecnologia e inovação.

Afinal, de nada adianta o software resolver as dores do cliente, se ele não tiver usabilidade amigável, se não for uma ferramenta segura, ou se o suporte do parceiro for pouco eficiente.

Portanto, avalie também o modelo de negócios do fornecedor, os níveis de atendimento que ele oferece, os processos internos, o cuidado.

Além das funcionalidades do software, é preciso ter claro em mente que a usabilidade, segurança e performance são fundamentais, além dos serviços agregados à entrega da solução tecnológica, como o suporte humanizado, que faz toda a diferença no dia a dia e bom uso de tecnologias em geral.

Portanto, fique atento a essas dicas na hora de escolher um parceiro de tecnologia e inovação para a sua empresa. No Fretadão, estes 3 fatores são parte do DNA da startup desde sua concepção, há mais de 6 anos.

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