Ter o RH humanizado é o que trará mais competitividade e reterá mais talentos nas organizações. Confira neste post as melhores práticas e #Humanize o seu RH!
Empresas são feitas de pessoas e elas são o ativo mais valioso que elas possuem. Por essa razão é preciso compreendê-las, valorizá-las e geri-las com todo cuidado. Funções extremamente importantes designadas a área de Recursos Humanos (RH) dentro das organizações.
Em um contexto social, não há dúvidas que as pessoas são mais que o seu trabalho, sua atividade profissional. Afinal, seu desempenho e motivação não dependem exclusivamente do que acontece dentro da empresa.
Cada indivíduo possui diversas esferas que são importantes em sua vida onde influenciam sua rotina, sucesso e produtividade. Família, saúde, educação, relacionamentos, espiritualidade, cultura são bons exemplos disso. E, a cada dia, mais pessoas buscam por um equilíbrio entre essas esferas.
As tendências do mundo, tecnologias disruptivas e novos padrões de comportamentos tem influenciado o rumo dos negócios, gerando a necessidade de adequações constantes nas empresas perante essas mudanças. E o RH não fica de fora disso, mas pelo contrário, diversos desafios são gerados e novas práticas à gestão de talentos são exigidas.
Com isso, o ambiente de trabalho se tornou altamente dinâmico e um novo papel deve ser assumido pelas colaborações. Olhar exclusivamente para o lucro da empresa não é mais suficiente para o seu real sucesso. Para isso, é preciso proporcionar o crescimento individual dos funcionários.
É preciso reinventar. Ir além de processos administrativos e apenas fornecer benefícios para cumprimentos da lei e de normas trabalhistas. Valorizar o relacionamento, interação e bem-estar de todos, refletindo positivamente na produtividade.
Além disso, com um mercado profissional competitivo, a humanização também é importante para atrair e manter talentos.
Muitos departamentos de Recursos Humanos de empresas de grande sucesso já estão fazendo ações mais humanas e alcançando alta competitividade no mercado.
Confira abaixo como você também pode fazer para tornar o seu RH humanizado!
#Conheça os seus funcionários
Nenhuma pessoa é igual a outra. Cada indivíduo possui a sua singularidade. Ou seja, cada uma possui a sua personalidade, os seus próprios valores, propósito, suas necessidades, sua história e principalmente o seu momento de vida.
Um funcionário com filhos terá necessidades e prioridades muito diferentes de um sem. Além do mais, o ambiente de trabalho hoje é multigeracional, são cinco gerações trabalhando juntas, tornando o desafio ainda maior.
Para definir o que é importante para elas no ambiente de trabalho, o que as motivam, quais os benefícios são ideais é necessário conhecê-los de verdade.
#Incentive a comunicação aberta para um RH humanizado
Estabelecer uma comunicação eficaz irá ajudar a construir relacionamentos fortes com os seus colegas de trabalho.
Para que os profissionais se sintam acolhidos e seguros para compartilhar suas percepções em relação aos processos, líderes e a empresa, promova espaços de escuta e voz ativa.
Interações recorrentes, naturais e horizontais promoverão conversas importantes, ideais inovadoras e feedbacks assertivos, sejam eles positivos ou negativos. Eventos fundamentais para assegurar a melhoria contínua.
#Ofereça convênios e benefícios
Não podemos mais considerar que apenas o salário seja o suficiente para motivar os funcionários. Uma prática simples e bastante eficaz em motiva-los e mantê-los engajados é oferecer convênios e benefícios individuais e/ou coletivos (incluindo suas famílias).
As possibilidades são infinitas, como convênios com academias, clubes de lazer, escolas de idiomas, universidades, serviços de streaming, associações esportivas. Há também benefícios que promovem diretamente a comodidade e qualidade de vida no dia a dia como o ônibus fretado, por exemplo.
Uma matéria divulgada no site Exame, mostra que muitas empresas estão notando que as vantagens que o fretado traz para os colaboradores refletem em seu desempenho dentro do próprio ambiente de trabalho. É cada vez mais comum, empresas oferecerem este benefício pagando parcialmente ou até integralmente a mensalidade do serviço. Confira a matéria completa aqui.
A creche interna também é um benefício que gera muito conforto as mães e pais da empresa. A gigante empresa de cosméticos Natura, beneficia os seus funcionários há muitos anos com o berçário interno em suas unidades em Cajamar e São Paulo. Cada unidade tem equipe e estrutura capazes de atender a 110 crianças.
Pensando na igualdade de gênero e incentivar a paternidade ativa, os pais da empresa também podem usufruir do benefício favorecendo o vínculo entre pais e filhos.
Fornecer benefícios assim não só farão seus funcionários mais felizes e consequentemente mais produtivos, como agregará valor a sua empresa, fortalecendo a atração dos melhores profissionais do mercado.
#Promova a diversidade e igualdade
Uma organização humanizada promove a diversidade e igualdade em seu local de trabalho. Ações bastante discutidas globalmente nos últimos anos e não por acaso. Além de ser uma demanda social, onde corrige desequilíbrios passados, tais ações tornam-se vantagens extremamente estratégicas para as empresas.
Nossas experiências individuais influenciam nossa criatividade, como vemos o mundo e solucionamos problemas. Uma companhia com uma força de trabalho diversificada, contendo pessoas com origens, crenças, etnias, orientações sexuais, idade, condições físicas e classes sociais diferentes, consegue obter diversos pontos de vista. Assim, torna-se possível o desenvolvimento de produtos, serviços e processos mais criativos e inovadores, os quais não seriam viáveis com pessoas parecidas.
Propiciar acesso igual de oportunidades a todos, avaliando exclusivamente por resultados e habilidades, favorece um ambiente mais ético e justo. Além do mais, assegura que as melhores pessoas sejam promovidas e as melhores ideias ao negócio sejam implementadas.
Os líderes de RH conseguem certificar diversidade e inclusão através de diversas práticas, como:
- Realizar um Recrutamento inteligente;
- Promover o respeito diário, um ambiente livre de discriminações, conscientizando todos os funcionários através de palestras, treinamentos ou com a criação de comitês específicos;
- Dar acesso igual a oportunidades de emprego, recursos e benefícios para o desenvolvimento;
- Garantir que as políticas da empresa estão em conformidade com as leis federais e mantê-las atualizadas;
- Definir procedimentos disciplinares progressivos para caso algum funcionário apresente uma queixa contra outro.
Um exemplo de Recrutamento inteligente e humanizado é o programa Ready to Return da empresa transnacional Pepsico. O programa realizado no Brasil no ano passado, e agora sendo realizado em outros países, abre portas para os profissionais que passaram mais de 2 anos fora do mercado e enfrentam dificuldade para retomar seus caminhos. O foco é atrair pessoas com alto potencial e experiência, capazes de contribuir para o crescimento com muito gás à empresa.
Veja também:
#Invista em momentos de descontração e interação social
Momentos de descontração e interação social tem inúmeros benefícios para equipes e organizações, uma vez que os funcionários se sentem menos estressados e exaustos.
A descontração contribui positivamente para a saúde mental do trabalhador, diminuindo a chance de um funcionário sofrer com problemas de burnout, por exemplo – uma das 5 principais preocupações dos executivos na atualidade.
Contar com locais específicos para esses momentos podem ajudar e muito, não só para relaxar, mas também para colher resultados positivos!
Ambientes cool e tecnológicos como sala de descanso, sala de jogos como videogames, pingue-pongue, bilhar e pebolim, ou até mesmo cozinhas e refeitórios aconchegantes, fazem com que os funcionários se sintam a vontade para interagir, reforçando laços entre as equipes e promovendo colaboração.
Diversas empresas já implementam locais de descontração e interatividade em seus empreendimentos como Netshoes, Nubank, Walmart.com e as mais conhecidas Google e Facebook.
Esses momentos diminuem o senso de hierarquia, criam um ambiente de trabalho mais amigável, além de aumentar os níveis de comprometimento, criatividade e produtividade organizacional. Benefícios gerados para todos.
Quer saber se sua empresa pode reduzir custos com transporte de colaboradores?
Vamos bater um papo!
Categorias: