Também conhecida como descarbonização da economia, a economia de baixo carbono tem como premissas buscar modos de produção e consumo que emitam menos gases de efeito estufa e conciliem progresso econômico com preservação ambiental.
Esse novo conceito de desenvolvimento é o futuro da sociedade e dos negócios, por isso, as empresas que querem ter sucesso precisam se adaptar a ele.
Para alinhar as organizações às alterações no mercado, no entanto, tornar o compromisso com o cuidado do meio ambiente deve se tornar parte real da cultura da empresa. Continue a leitura deste artigo para entender como o RH pode atuar para guiar essa transformação.
Qual é o papel do RH na economia de baixo carbono?
Um dos grandes desafios das empresas que buscam se alinhar à agenda ESG é desenvolver e manter uma cultura voltada para a preservação ambiental.
Para apoiar nessa missão, o RH deve atuar de forma estratégica, promovendo ações como as campanhas de conscientização que ajudam a tornar o respeito ao meio ambiente uma prática contínua e intrínseca à operação da organização.
É papel do Recursos Humanos atuar para que as questões de proteção ambiental façam parte dos valores da companhia e garantir que os colaboradores estejam preparados para agir de acordo com tais valores.
3 ações do RH que alinham a empresa à agenda da descarbonização da economia
Confira a seguir boas práticas que o RH pode promover para fortalecer a cultura de proteção ao meio ambiente e de compromisso com a redução das emissões de CO2 nas organizações.
Aposte na eficiência energética
A eficiência energética consiste em encontrar soluções que permitam reduzir o uso de energia gerada por fontes não-renováveis ou adotar fontes de energia limpa sem afetar a produtividade do negócio.
Para melhorar os níveis de eficiência energética da empresa, o RH pode buscar formas de inserir o uso de energia gerada por fontes renováveis, como a solar, no dia a dia da operação. Além de criar campanhas de educação e incentivo à economia de energia.
Invista em projetos ambientais
Ações que visem à preservação ambiental podem incluir práticas simples, como as que estimulam a redução do uso de papel, o desperdício de materiais e a utilização de materiais plásticos. Além de campanhas de conscientização e educação sobre reciclagem e reuso.
Ofereça transporte fretado para seus colaboradores
Os automóveis estão entre os vilões da emissão de gases de efeito estufa, especialmente nas grandes cidades. Por isso, se a sua empresa quer estar alinhada às premissas da agenda ESG e à economia de baixo carbono, é importante que busque soluções mais eficientes de transporte para sua operação e para os seus colaboradores.
Entre os bons motivos para optar pelo fretamento de ônibus empresariais está o fato dessa ser uma alternativa sustentável, que ajuda a reduzir o número de veículos particulares em circulação, além de viabilizar a realização de rotas otimizadas, diminuindo os tempos de trajeto e, consequentemente, a emissão de poluentes na atmosfera.
Leia também: O Que É ESG E Como Alinhar Sua Empresa A Essa Agenda
Como você viu até aqui, o RH tem papel importante na adaptação das empresas à economia de baixo carbono, e fazer a escolha do meio de transporte mais sustentável para o uso dos funcionários é um deles.
Para garantir o alinhamento da sua organização com as transformações do mercado, conheça outros benefícios do fretamento de ônibus e saiba por que vale a pena investir nessa alternativa.