Confira os possíveis riscos do uso do transporte coletivo na volta do trabalho presencial e quais são as principais medidas de cuidado.
Em meio à pandemia que estamos enfrentando, evitar o transporte coletivo pode parecer uma ótima ideia para reduzir as chances de se contaminar com o coronavírus. Seja desfrutando do “home office”, seja utilizando um veículo próprio para chegar ao trabalho.
O problema é que essa ideia não está ao alcance de todo mundo. Para uma grande parte da população, os deslocamentos diários são necessários, e não existem outros meios de se fazer isso que não sejam os metrôs e ônibus públicos.
Fonte: Portal AMM
Nesse caso, tudo o que resta é o alerta máximo. Os cuidados devem ser redobrados para escapar de situações que favoreçam a transmissão do vírus no transporte público.
Listamos a seguir algumas medidas que podem ser úteis para essas lutas diárias:
Melhorar a circulação de ar
Fonte: Câmara Municipal de Belo Horizonte
Em julho de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a possibilidade de contaminação de Covid através de aerossóis, que são micropartículas capazes de se deslocar pelo ar. Isso significa que apenas o distanciamento pode não ser suficiente para controlar a transmissão.
Portanto, ao entrar em um ônibus, priorize a ventilação natural. Mantenha as janelas sempre abertas, mesmo em dias de chuva e de baixas temperaturas. Sistemas como os de ar condicionado não devem ser utilizados.
Usar máscaras o tempo todo
Fonte: Ao vivo de Brasília
Essa é uma das principais e mais importantes recomendações para a proteção. Um dos primeiros estudos que indicaram a eficácia das máscaras aconteceu durante um mapeamento da trajetória de um passageiro infectado na China.
A pessoa em questão fez uma viagem de ônibus em que ela e a maior parte dos outros 38 passageiros estavam sem máscara. Cinco acabaram sendo contaminados durante o trajeto de duas horas. Ao realizar outra viagem, dessa vez usando máscara, ninguém se contaminou.
A principal conclusão é que a exposição menor da carga viral reduz as chances de transmissão de Covid. E ainda que ocorra a contaminação, isso poderia levar a quadros mais leves da doença.
Falar o mínimo possível
Fonte: Instituto de Engenharia
Há evidências científicas de que a concentração de aerossol é liberada pela combinação da fala e respiração. Em níveis até mais elevados do que tosses e espirros.
Após uma série de pesquisas no Japão, foi constatado que a quantidade de aerossóis emitidos no ambiente é bem menor quando os passageiros em transporte coletivo ficam em relativo silêncio e utilizando máscaras.
Portanto, para contribuir com a segurança de todos, a população foi orientada a evitar conversar ou atender telefonemas em transportes públicos. Mesmo usando máscara.
Adotar outro tipo de transporte coletivo
Fonte: Famatur
Os transportes públicos não são a única alternativa para se chegar até o trabalho. O fretado pode ser uma opção mais segura e, muitas vezes, não é tão mais caro quanto se imagina.
Uma grande vantagem que os fretados representam é a possibilidade de evitar os níveis de aglomeração que muitas vezes são vistas nos transportes públicos. Por consequência, os riscos de contaminação acabam sendo consideravelmente menores.
Isso sem falar na segurança de pegar o funcionário perto de casa, um outro ponto bastante positivo a favor dos fretados.
Como o Fretadão pode ajudar?
Como vimos acima, os fretados podem oferecer uma maior proteção aos trabalhadores durante o deslocamento nestes tempos de pandemia.
Solicite um orçamento gratuito e veja como podemos melhorar os resultados da sua empresa. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.
Solicite um contato do Fretadão
Vamos juntos garantir o transporte ideal para seus colaboradores e promover deslocamentos seguros e bom para todos.