Cartão de embarque: por que devo utilizá-lo?

O uso do cartão de embarque é um importante meio de segurança no fretado. Entenda como logo abaixo.


A segurança no trânsito é um assunto abordado seriamente em todo o mundo. Não é atoa que há diversos movimentos existentes como o Maio Amarelo e muitos outros, afinal, o número de acidentes e mortes causados diariamente são alarmantes.

Um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países no ano de 2009.  Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Cerca de 3 mil pessoas morrem por dia nas estradas e ruas. O Brasil ocupa a quinta posição entre os países com o maior número de vítimas de trânsito.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil, sendo 60% desses casos com vítimas com idade entre 15 e 39 anos. Mais de 1,6 milhão de pessoas ficaram feridas nos últimos 10 anos, ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, engana-se quem acredita que os maiores causadores de acidente são veículos, vias ou falta de fiscalização. O grande responsável pela maioria dos acidentes hoje é o ser humano. Falta de atenção, sono, embriaguez, dirigir em alta velocidade e não obedecer fiscalizações são alguns dos motivos.

Por razões como estas, estar no trânsito é muito imprevisível e todos – motoristas, passageiros e pedestres – devem tomar todos os cuidados necessários para garantir a sua segurança e de todos ao seu redor.

E é ai que entra o uso do cartão de embarque.

Cartão de embarque Fretadão
Cartão de embarque Fretadão

Cartão de embarque como uma medida de segurança e muito mais

O cartão de embarque é um dispositivo eletrônico pessoal que deve ser utilizado ao entrar em um veículo fretado no local indicado. O seu uso é um importante controle de segurança, pois, torna-se uma prova de quem realmente está no veículo em transporte de casa para o trabalho ou vice-versa. 

Assim, caso algum imprevisto aconteça, com este devido controle será fácil identificar quais são os passageiros do veículo, facilitando a comunicação com os envolvidos e tomadas de ação.

Mas os benefícios da utilização do cartão de embarque não param por aí. Veja outras vantagens abaixo:

  • Entrada segura com passageiros identificados: ao estabelecer o uso do cartão de embarque como uma ação obrigatória para todos os passageiros, garante a não-entrada de desconhecidos no veículo, sendo outra forma de promover a segurança de todos.
  • Rotas mais curtas e menos paradas: ao identificarmos que há pontos sem passageiros e que não fazem mais sentido para a linha, é possível verificar a possibilidade de eliminá-los, diminuindo a rota e paradas desnecessárias.
  • Atendimento mais próximo do seu local: caso você queira solicitar a criação de um ponto mais próximo da sua residência, antes de tudo, o Fretadão precisará entender quais são os pontos verdadeiros da linha (com passageiros) para que não prejudique a busca e horário de ninguém. Este controle só é possível, quanto todos utilizam o cartão de embarque, proporcionando uma análise correta.
  • Menos tempo no trânsito e mais tempo para você com sua família: com os pontos adequados e alinhados ao um trajeto bom para todos, faz com que a linha tenha sua rota e seu tempo otimizados, reduzindo o tempo que você passa dentro do fretado e lhe dando mais tempo livre para passar com quem você ama.

Ao embarcar, utilize seu cartão de embarque no dispositivo próximo à entrada do veículo e vamos juntos fazer um transporte melhor a todos!

Leia também: 10 regras para uma boa convivência dentro do fretado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *