O departamento de Recursos Humanos desempenha uma função de suma importância em toda empresa e na criação de um ambiente profissional agradável, podendo inclusive, auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout.
Apresentamos, neste artigo, meios que podem ser utilizados pelo RH para valorizar o bem-estar no ambiente de trabalho e reduzir a ocorrência da doença nos colaboradores da empresa.
Continue a leitura para saber mais sobre:
- o que é a Síndrome de Burnout;
- benefícios que o RH pode trazer para as equipes e reduzir a ocorrência da Síndrome de Burnout nos colaboradores da empresa;
- os fatores que contribuem para a ocorrência da Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho.
Mas o que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um estado de exaustão física e mental. A doença se tornou uma problemática crescente no ambiente de trabalho moderno devido à pressão e à competição, deixando os colaboradores sem energia e exaustos emocionalmente.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout se manifesta por meio de vários sintomas, entre os quais estão:
- exaustão física e emocional;
- despersonalização ou cinismo;
- redução do desempenho profissional;
- problemas de saúde mental;
- insônia ou alterações no sono;
- irritabilidade ou mudanças de humor;
- problemas físicos;
- isolamento social;
- desmotivação.
Conheça 4 benefícios que o RH pode trazer
O departamento de Recursos Humanos pode oferecer benefícios que valorizem o bem-estar dos colaboradores, como:
1. Programas de bem-estar
Uma das principais formas de lidar com essa doença e impedir sua entrada no ambiente corporativo é investir em programas de bem-estar. Isso é necessário já que, ao aumentar a qualidade de vida no trabalho, os colaboradores vão conseguir manter a saúde mental em equilíbrio, além de executar as tarefas com mais disposição.
2. Políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, também conhecido como Work-life balance, incentiva a estabilização dessas duas áreas tão importantes para todos nós. Assim, os funcionários têm mais liberdade e facilidade para conciliar as responsabilidades do trabalho com as particulares.
3. Treinamentos de conscientização sobre saúde mental
Os treinamentos para promover a conscientização sobre saúde mental no trabalho são importantes para combater a Síndrome de Burnout. Uma vez que os colaboradores são educados sobre o sinal de estresse excessivo, eles vão saber identificar os sintomas com mais facilidade e procurar ajuda quando for necessário.
4. Construção de uma cultura organizacional saudável
Construir uma cultura organizacional forte e saudável deixa o ambiente de trabalho mais positivo. Isso porque um local que oferece suporte e valoriza uma comunicação aberta cria uma base sólida para aumentar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
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Quais são os fatores que contribuem para a ocorrência da Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho?
Além das dicas apresentadas para prevenir a síndrome do esgotamento profissional, outra peça chave é entender os fatores que contribuem para o Burnout, como:
- excesso de trabalho;
- falta de reconhecimento;
- falta de autonomia;
- práticas de gestão inadequadas.
Ou seja, os ambientes corporativos com uma cultura de competitividade e pressão extrema são mais propícios para desenvolver a Síndrome de Burnout. Por isso, o RH precisa estar sempre atento à qualidade de vida dos colaboradores a fim de oferecer o suporte necessário, além de implementar uma cultura organizacional positiva.
Gostou das dicas? Aproveite para saber mais sobre o assunto e conheça agora mesmo as melhores alternativas de pacote de benefícios. Você vai se surpreender com as possibilidades que podem ser oferecidas para sua equipe!