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O departamento de Recursos Humanos desempenha uma função de suma importância em toda empresa e na criação de um ambiente profissional agradável, podendo inclusive, auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout. 

Apresentamos, neste artigo, meios que podem ser utilizados pelo RH para valorizar o bem-estar no ambiente de trabalho e reduzir a ocorrência da doença nos colaboradores da empresa.

Continue a leitura para saber mais sobre:

  • o que é a Síndrome de Burnout;
  • benefícios que o RH pode trazer para as equipes e reduzir a ocorrência da Síndrome de Burnout nos colaboradores da empresa;
  • os fatores que contribuem para a ocorrência da Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho.

Mas o que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um estado de exaustão física e mental. A doença se tornou uma problemática crescente no ambiente de trabalho moderno devido à pressão e à competição, deixando os colaboradores sem energia e exaustos emocionalmente.

Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout se manifesta por meio de vários sintomas, entre os quais estão:

  • exaustão física e emocional;
  • despersonalização ou cinismo;
  • redução do desempenho profissional;
  • problemas de saúde mental;
  • insônia ou alterações no sono;
  • irritabilidade ou mudanças de humor;
  • problemas físicos;
  • isolamento social;
  • desmotivação.

Conheça 4 benefícios que o RH pode trazer 

O departamento de Recursos Humanos pode oferecer benefícios que valorizem o bem-estar dos colaboradores, como:

1. Programas de bem-estar

Uma das principais formas de lidar com essa doença e impedir sua entrada no ambiente corporativo é investir em programas de bem-estar. Isso é necessário já que, ao aumentar a qualidade de vida no trabalho, os colaboradores vão conseguir manter a saúde mental em equilíbrio, além de executar as tarefas com mais disposição.

2. Políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, também conhecido como Work-life balance, incentiva a estabilização dessas duas áreas tão importantes para todos nós. Assim, os funcionários têm mais liberdade e facilidade para conciliar as responsabilidades do trabalho com as particulares.

3. Treinamentos de conscientização sobre saúde mental

Os treinamentos para promover a conscientização sobre saúde mental no trabalho são importantes para combater a Síndrome de Burnout. Uma vez que os colaboradores são educados sobre o sinal de estresse excessivo, eles vão saber identificar os sintomas com mais facilidade e procurar ajuda quando for necessário.

4. Construção de uma cultura organizacional saudável

Construir uma cultura organizacional forte e saudável deixa o ambiente de trabalho mais positivo. Isso porque um local que oferece suporte e valoriza uma comunicação aberta cria uma base sólida para aumentar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. 

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Quais são os fatores que contribuem para a ocorrência da Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho?

Além das dicas apresentadas para prevenir a síndrome do esgotamento profissional, outra peça chave é entender os fatores que contribuem para o Burnout, como:

  • excesso de trabalho;
  • falta de reconhecimento;
  • falta de autonomia;
  • práticas de gestão inadequadas.

Ou seja, os ambientes corporativos com uma cultura de competitividade e pressão extrema são mais propícios para desenvolver a Síndrome de Burnout. Por isso, o RH precisa estar sempre atento à qualidade de vida dos colaboradores a fim de oferecer o suporte necessário, além de implementar uma cultura organizacional positiva.

Gostou das dicas? Aproveite para saber mais sobre o assunto e conheça agora mesmo as melhores alternativas de pacote de benefícios. Você vai se surpreender com as possibilidades que podem ser oferecidas para sua equipe!

Categorias:

Qualidade de Vida, RH