Fretadão Blog

Roteirização De Pessoas — Como Reduzir Custos De Transporte?

Você já ouviu falar sobre roteirização de pessoas? Esta é uma abordagem revolucionária que promete transformar a maneira como as empresas gerenciam o transporte de seus colaboradores. Adotar a iniciativa não só melhora a qualidade de vida dos funcionários, mas também reduz custos e impulsiona a produtividade nas organizações.

A roteirização de pessoas só é possível graças aos avanços tecnológicos que tornaram viável simular e otimizar diversos cenários da vida real. Por isso, se você precisa coordenar o deslocamento de todos os membros de uma organização da forma mais eficiente possível, continue a leitura deste artigo para entender:

O que é a roteirização de pessoas?

Roteirização De Pessoas — o que é
Analisar o modo como os colaboradores se deslocam para o trabalho é importante para a empresa e sempre deve ser revisto.

De maneira simplificada, roteirização é o processo de definição da melhor sequência de paradas que algo ou alguém precisa realizar para chegar do ponto A ao ponto B. No caso da roteirização de pessoas, o objeto de estudo consiste em um ou mais funcionários que precisam chegar ao ambiente de trabalho a partir de suas residências e vice-versa.

O estudo da roteirização permite obter uma visão macro de como os colaboradores podem se deslocar. Assim, esse processo é necessário para elaborar qualquer estratégia relacionada ao deslocamento dos funcionários e à mobilidade corporativa.

Os resultados deste estudo podem envolver desde a adoção de um carro compartilhado até a criação de linhas de fretado para atender aos colaboradores. Sendo assim, todas as variáveis ficam a critério de quem solicita a roteirização.

Quais são os benefícios da roteirização de pessoas?

Agora que você já sabe o que é a roteirização de pessoas, chegou a hora de conhecer os benefícios que ela oferece. Confira mais sobre os principais deles, tanto para as empresas quanto para os colaboradores:

Redução de custos

O primeiro item é o que a maioria das empresas procura. Afinal, otimizar o deslocamento de cada funcionário ao máximo permite reduzir gastos com vale-transporte e auxílio combustível.

Além disso, a visão geral obtida após o planejamento da roteirização também ajuda a identificar meios de transporte já contratados e subutilizados, como, por exemplo, um fretado com carga ociosa.

Aumento da segurança dos colaboradores

A definição de rotas devidamente planejadas e otimizadas reduz os riscos associados a longos períodos no trânsito, como acidentes ou situações de insegurança.

Melhora da disposição da equipe

Sabemos o quanto o deslocamento de casa até o ambiente de trabalho e o retorno para o lar influencia o decorrer de nossos dias. Isso porque enfrentar um trânsito pesado logo pela manhã ou ainda um transporte público lotado desgasta qualquer funcionário, mesmo o mais motivado.

Por meio da roteirização de pessoas, é possível encontrar as melhores e mais confortáveis maneiras para seus funcionários se deslocarem até o trabalho, a fim de melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral. Em muitos casos, essa opção também é mais em conta do que a atual.

Vamos supor que sua equipe seja formada por um grupo de pessoas em uma região afastada. Eles precisam pegar três conduções somente no trajeto de ida até o local de trabalho. Nesse caso, seria possível definir uma van para buscar cada colaborador em casa, já que sai mais barato para a empresa do que pagar o vale-transporte individual.

Aumento da satisfação dos funcionários

Ao perceberem que a empresa investe em soluções que melhoram seu bem-estar e facilitam seu deslocamento, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados. Sendo assim, a roteirização de pessoas pode influenciar positivamente na satisfação e na retenção de talentos.

Otimização de recursos

Uma reclamação comum da área de RH é a de não saber se um funcionário está utilizando determinado benefício. A visão proporcionada pela roteirização de pessoas também é uma maneira de observar como cada colaborador se locomove e identificar essas lacunas, ajudando a reduzir os gastos com mobilidade.

Além disso, é possível analisar o meio como cada um se desloca e entender seu comportamento no dia a dia. Após a análise, pode-se avaliar se a baixa produtividade de um funcionário, por exemplo, pode estar relacionada ao estresse enfrentado a caminho do escritório.

Alinhamento às práticas ESG

A roteirização de pessoas também pode fazer com que a empresa fique alinhada à agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Isso porque é possível adequar o transporte de funcionários considerando a responsabilidade sustentável da organização em relação ao meio ambiente.

Melhora da gestão e do controle do transporte

Com sistemas de roteirização de pessoas, as empresas têm uma visão mais clara sobre os itinerários, horários e locais de parada, facilitando o monitoramento e a gestão do transporte.

Leia também: Gestão de Fretado – Como Otimizar Custos no Transporte de Colaboradores

Se você quer saber mais sobre a roteirização de pessoas e deseja implementar este recurso na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e entenda como reduzir seus custos com o transporte de funcionários.

Sair da versão mobile