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Como reduzir a emissão de CO2 pela empresa? Conheça 3 ações!

A preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes no cenário empresarial. Reduzir a emissão de CO2 é extremamente importante e, atualmente, não apenas contribui para a preservação do planeta, mas também pode trazer benefícios econômicos e fortalecer a imagem da empresa perante seus stakeholders e clientes.

Leia este artigo para entender:

O que é CO2 e como sua emissão impacta o clima e economia mundial?

O dióxido de carbono (CO2) é um gás composto por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. É um dos principais gases de efeito estufa, responsável por reter o calor na atmosfera da Terra e manter a temperatura do planeta em níveis adequados para a vida.  

Tendo isso em vista, o aumento excessivo de sua concentração na atmosfera, principalmente devido à atividade humana, está causando mudanças climáticas significativas.

Segundo um estudo publicado no WRI Insights, 89% das emissões de CO2 são provenientes do uso de combustíveis fósseis, especialmente para geração de eletricidade e calor, transporte, fabricação e consumo.

Outras fontes incluem o desmatamento, a agricultura intensiva e a produção de cimento. Essas atividades aumentam a concentração do gás na atmosfera, criando um desequilíbrio no ciclo natural do carbono.

Isso está diretamente relacionado ao aumento da temperatura média global, que leva a consequências graves como o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, como tempestades e secas, e a acidificação dos oceanos.

Além dos impactos ambientais, a emissão excessiva de CO2 também tem impactos econômicos significativos. As mudanças climáticas podem causar danos à infraestrutura, à agricultura e à saúde humana, resultando em custos adicionais para os governos e empresas. 

Por que reduzir a emissão de CO2?

Tendo em vista o cenário apresentado no tópico anterior, reduzir a emissão de CO2 é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável para o planeta, para a economia mundial e para a saúde humana, já que os malefícios causados pela alta concentração do gás podem ser gigantes.

As partículas mais grossas ficam retidas no nariz e garganta, provocam incômodo, irritação nos olhos, narinas, além de facilitar a instalação de doenças no organismo como: gripe, rinite alérgica, bronquite alérgica a poeira e asma. 

Já as partículas mais finas causam danos a parte interna do aparelho respiratório, com os alvéolos pulmonares, brônquios, traquéia, faringe, laringe que elevam a problemas mais severos tendo o câncer de pulmão e pneumoconiose como consequências.

Além disso, as regulamentações ambientais estão se tornando mais rigorosas, o que pode aumentar os custos de conformidade e reduzir a competitividade das empresas que não adotam ações sustentáveis — essas que, por sua vez, fazem parte do conjunto de práticas de ESG.

Como reduzir a emissão de CO2 nas empresas?

Reduzir a emissão de CO2 nas empresas é fundamental, tanto para contribuir com a preservação do meio ambiente quanto para exercer a sua responsabilidade ambiental, o que é vital para a longevidade dos negócio, visto que a adoção de métodos sustentáveis pode gerar economia, ganho de qualidade, imagem positiva da marca e maior lucratividade.

Enxergando esse potencial de impactar a sociedade e os negócios, muitas empresas passaram a desenvolver iniciativas focadas em reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, em diversos âmbitos e setores. 

Confira abaixo 3 projetos de responsabilidade ambiental corporativa para implantar em sua empresa e reduzir a emissão de CO2 em grande escala:

1. Investimento em energia renovável

 

1. Investimento em energia renovável

Como reduzir a emissão de CO2 pela empresa? Investimento em energia renovável

A energia renovável tem se tornado cada vez mais conhecida, sendo considerada uma das formas mais eficientes de reduzir impactos ambientais com consumo de energia. 

Por meio da geração de energia de modo limpo e renovável, é possível reduzir as emissões de carbono, garantir uma grande economia financeira, e ainda, posicionar sua empresa como uma empresa sustentável, podendo assegurar selos, certificações e uma série de benefícios. 

Um exemplo do enorme potencial de redução de CO2 na atmosfera através da energia renovável é o projeto anunciado pela empresa multinacional Bayer. 

Em parceria com uma das maiores geradoras brasileiras de energia renovável, a Omega Energia, a Bayer iniciará a construção de um novo parque eólico e solar que será responsável por fornecer eletricidade a algumas de suas unidades no Brasil.

Segundo a matéria da Exame Invest, o projeto deve evitar a emissão de 100.000 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo de seus 10 anos em operação.

2. Produção sustentável

A produção sustentável sustentável é aquela que busca as melhores alternativas possíveis para reduzir os impactos ambientais e sociais em todo o ciclo de vida do produto. 

Ou seja, preocupa-se com o esgotamento de recursos naturais, bem como a capacidade do meio ambiente em absorver os impactos de toda a produção.

Uma empresa que dá um belo exemplo de redução de CO2 através de sua cadeia produtiva é a Natura, gigante empresa brasileira que atua no setor de produtos cosméticos. 

Em 2007, a Natura lançou o Programa Carbono Neutro para contabilizar, reduzir e neutralizar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

De 2007 a 2013, a empresa conseguiu reduzir 33% das emissões de gases do efeito estufa, graças a ações e projetos por toda sua cadeia produtiva, ou seja, desde a extração de matérias-primas até ao descarte do produto após o uso. 

Algumas das principais iniciativas realizadas pela empresa foram:

3. Transporte eficiente de funcionários

Como foi explicado anteriormente, a queima de combustíveis fósseis é a principal responsável pela alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Por conta disso, o mundo dos automóveis e a indústria do transporte tem bastante impacto nesse problema.

Fica claro que, quanto menos veículos estiverem nas ruas, melhor será para o planeta. Você sabia que cada veículo coletivo representa, em média, 30 veículos individuais no trânsito?

Sim: isso quer dizer que em cada ônibus que circula cheio de pessoas significa 30 carros a menos. É muita coisa!

Além disso, em uma viagem de 100 km, cada veículo individual emite aproximadamente 37 kg de CO2, enquanto o veículo coletivo emite apenas 6 kg de CO2.

Dessa forma, podemos ver que a ampla utilização do transporte coletivo é um grande aliado para a sustentabilidade e para a saúde do planeta. 

Como Fretadão ajuda sua empresa a diminuir a emissão de CO2?

Entendendo que a mobilidade corporativa é uma tendência importante, que não apenas agrega em sustentabilidade,mas também como benefício para os funcionários e as empresas, reduzindo problemas como atrasos e falta de assiduidade no trabalho, o Fretadão oferece diversas soluções para fretamento de ônibus empresarial.

As opções vão desde o fretamento exclusivo até o compartilhado, com serviço de roteirização otimizada com base em tecnologia avançada, para contribuir ainda mais com a eficiência do transporte, a economia de custos, e claro, a redução da emissão de CO2

 

Para obter mais informações sobre nossas soluções de gestão de fretado, acesse a página Fretadão Empresas em nosso site!

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