É provável que você já tenha ouvido falar que toda empresa precisa ter uma cultura organizacional. E para as startups, isso não é diferente.
Veja no vídeo abaixo como construir uma cultura organizacional forte na sua startup.
Qual a importância da cultura organizacional em uma startup?
A cultura expressa a essência da empresa, como ela é e como conduz o negócio. Ela é importante para guiar e alinhar os comportamentos dos colaboradores. Por isso, ao ser levada a sério, ela é capaz de ter uma grande influência nos resultados corporativos.
Ao abordarmos a cultura organizacional no contexto de uma startup, que normalmente segue um modelo organizacional inovador, desapegado de burocracias e com mudanças constantes, a cultura possui um papel ainda mais estratégico para garantir a consistência no crescimento da organização.
As startups são conhecidas por vivenciarem um crescimento exponencial que, por consequência, leva a um ritmo acelerado de contratações. Através de uma cultura organizacional forte, elas conseguem manter vivo o modo de agir e pensar perante o mercado, assim preservando ativa a essência da startup e entregando o valor contínuo de seus produtos e serviços aos seus clientes.
Como criar e disseminar a cultura na empresa startup?
Antes de tudo, a cultura empresarial precisa ser bem definida através de um alinhamento com as ideias, comportamentos e visões de seus fundadores. Os fundadores criam a cultura organizacional a partir da definição da missão, visão e valores da empresa para assim disseminar a todo o quadro corporativo.
A disseminação da cultura deve ser transmitida por duas principais frentes:
- Departamento de Recursos Humanos: um dos principais promotores da cultura organizacional é o departamento de RH. A área garante o fortalecimento e disseminação da cultura desde o Recrutamento e Seleção, contratando profissionais com fit cultural, bem como desenvolvendo ações que reforçam a cultura através de treinamentos, políticas internas, campanhas, atividades, dinâmicas e muito mais.
- Liderança: outro promotor importante é a liderança, já que a melhor maneira de fortalecer constantemente uma cultura organizacional é mantê-la presente no dia a dia. Por isso, a liderança que está a frente do negócio se torna responsável pela continuidade da cultura, servindo de exemplo para suas equipes ao promover diariamente os valores, crenças e comportamentos elencados na cultura organizacional. Assim, ao influenciar os colaboradores, todo um ciclo é formado, tornando todo quadro corporativo promotor da cultura da empresa e garantindo, assim, a consistência do negócio.
Quais componentes que não podem faltar na cultura organizacional de uma empresa? Esses componentes são diferentes no caso da startup?
Uma empresa precisa – em seu processo de fundação – definir claramente a missão, visão, valores e propósito. Essa é a espinha dorsal da cultura empresarial.
Outros componentes também são importantes como: modelo de trabalho, perfil e clima esperado para o ambiente de trabalho, formas de valorização dos colaboradores no dia a dia, diferenciais para retenção de pessoas. Tudo isso compõe uma cultura organizacional forte.
Também é preciso ter claro qual é o perfil de colaborador que a empresa deseja. É necessário pensar além dos requisitos técnicos: quais são as principais características e comportamentos que os colaboradores precisam ter para o sucesso do negócio?
Para um ambiente inovador e repleto de desafios, como no caso das startups, características profissionais como: ter senso de dono, boa capacidade em solução de problemas, rápida adaptação a mudanças, criatividade e foco em resultados podem ser bons diferenciais competitivos a se manter no quadro corporativo, para sucesso nos resultados do negócio, manutenção e fortalecimento da cultura empresarial.
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