Já ouviu falar em avaliação de desempenho? Essa é uma ferramenta utilizada por empresas de diversos setores para mensurar a performance de seus colaboradores. Ela também pode ser aplicada a um time ou área específica.
Seu objetivo é valorizar o capital humano dentro da empresa por meio de um processo estruturado guiado por métricas capazes de ajudar o desenvolvimento dos colaboradores e melhorar seus resultados.
Continue a leitura e saiba mais sobre a avaliação de desempenho!
Como fazer uma avaliação de desempenho?
Existem alguns passos essenciais para realizar uma avaliação de desempenho eficaz. O primeiro deles é estabelecer a periodicidade da pesquisa de acordo com as necessidades e expectativas da empresa.
A partir disso, é necessário desenvolver critérios objetivos e mensuráveis para avaliar a performance dos colaboradores. Eles podem considerar as metas e os objetivos da empresa, bem como as competências necessárias para cada função.
Em seguida, é importante estabelecer como a avaliação será conduzida a fim de transmitir uma mensagem positiva e orientada para a solução de eventuais problemas. Para isso, é possível oferecer um feedback construtivo e elogiar os esforços do funcionário, mesmo que haja pontos a serem melhorados.
Além disso, o RH e a própria equipe devem estar atentos às razões que motivam o colaborador e o tornam mais engajado nos projetos. Afinal, essa motivação é fundamental para o sucesso da avaliação de desempenho e para que os funcionários estejam sempre buscando melhorar.
Leia também: Pesquisa De Engajamento: O Que É E Como Fazer
Quais são os principais indicadores em uma avaliação de desempenho?
Uma avaliação de desempenho pode ser realizada com a ajuda de indicadores que mensuram a atuação dos colaboradores ou da empresa. Confira alguns dos principais exemplos:
Índice de produtividade
Ele é medido pela quantidade e pela qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores considerando o tempo utilizado para concluí-lo.
Índice de qualidade
Essa métrica avalia a qualidade do trabalho realizado pelos profissionais Para isso, considera os resultados alcançados e o cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos.
Leia também: Retenção de Talentos: 6 Estratégias Corporativas
Índice de eficácia
Esse índice mensura o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa ou, ainda, pelos próprios colaboradores.
Índice de eficiência
Nesse ponto, é observada a relação entre os recursos utilizados e os resultados alcançados. Como resultado, é possível otimizar a utilização de ferramentas para obter melhores resultados.
Indicador de iniciativa
O indicador de iniciativa busca avaliar a proatividade dos profissionais em encontrar soluções e tomar iniciativas, sem a necessidade de supervisão constante.
Leia também: Principais Benefícios Empresariais Para Oferecer Ao Seu Time!
A escolha dos indicadores deve ser feita de acordo com as necessidades e objetivos da empresa. Além disso, uma avaliação de desempenho bem-sucedida deve considerar múltiplos aspectos do trabalho dos colaboradores, incluindo competências técnicas e comportamentais.
Leia também: Atração de Talentos: 6 Ações Para Contratar Melhor
Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, continue sua leitura sobre o assunto: conheça sete indicadores de RH que vão ajudar a melhorar a gestão de pessoas na sua empresa!