Skip to main content

A qualidade de vida no trabalho é um assunto urgente. Empresas que ainda não se preocupam com esse aspecto estão ficando para trás e se tornando desinteressantes para muitos profissionais. 

Quer manter a sua organização competitiva, estar em alinhamento com as melhores práticas do mercado e ter colaboradores altamente produtivos? Confira a seguir cinco ações que ajudam a manter a qualidade de vida em alta na empresa.

1. Cuide do clima organizacional

O clima organizacional fala sobre o ambiente psicológico da empresa, e dele depende muito da qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, é muito importante que as lideranças busquem maneiras de garantir um clima saudável no espaço corporativo.

Uma prática que ajuda a diagnosticar, acompanhar e fazer os ajustes necessários para criar um clima organizacional saudável, é realizar pesquisas com os colaboradores. Depois de coletar as informações, analise os resultados e procure a causa dos pontos negativos, propondo ações para melhorá-los.

2. Estabeleça uma cultura de boa comunicação e feedbacks

Para desenvolver os colaboradores e ter uma equipe de alta performance, a comunicação interna precisa ser eficiente. Então, a gestão precisa estabelecer canais formais e informais de feedback, valorizando esse ato. 

Além disso, é importantíssimo capacitar os líderes para que eles modelem a cultura de comunicação e garantam a eficiência das trocas entre as equipe e entre as equipe e as lideranças.

3. Crie um programa de bem-estar

O bem-estar dos colaboradores deve ser um dos indicadores de RH, pois afeta diretamente a qualidade de vida no trabalho. Por isso, criar um programa que tenha como objetivo promover a satisfação dos profissionais é uma ótima alternativa.

Para ter um programa bem sucedido, avalie quais são as necessidades dos funcionários da sua organização, para que as ações oferecidas sejam alinhadas a elas. Além disso, faça um bom planejamento e defina métricas de acompanhamento dos resultados obtidos.

4. Invista na saúde mental, física e nutricional dos colaboradores

Ter colaboradores plenamente saudáveis é fundamental para ser uma organização produtiva e com profissionais satisfeitos. Para isso, é preciso garantir aos funcionários condições para manter a saúde mental, física e nutricional.  

Ações como oferecer convênio médico e odontológico, ocasionar boas condições ergonômicas e realizar ginástica laboral ajudam a cuidar do corpo dos colaboradores.

Para promover a saúde mental, tão importante quanto facilitar o acesso a psicólogos, é criar um ambiente de comunicação aberta, de aceitação da diversidade e livre de sobrecarga de trabalho.

Já para a saúde nutricional, além de oferecer benefícios como vale refeição ou ter um restaurante na empresa com cardápio balanceado, vale promover ações de educação sobre dieta saudável e incentivar o consumo de frutas, por exemplo, disponibilizando esse tipo de alimento na empresa.   

5. Ofereça benefícios que promovem qualidade de vida

A qualidade de vida no trabalho não é pautada apenas em fatores psicológicos, sociais e subjetivos. A Pirâmide de Maslow mostra que as necessidades físicas são fundamentais para garantir o bem-estar das pessoas. Por isso, oferecer salários competitivos e benefícios corporativos é tão importante!

Ter uma cesta de benefícios estratégicos é uma forma de promover o bem-estar no trabalho, garantindo os recursos básicos para que o colaborador tenha tudo que precisa para exercer suas funções laborais tranquilamente e também recursos para a sua satisfação e o seu  encantamento com a organização.

Um dos benefícios que nem toda empresa oferece, mas deveria, é o transporte fretado para colaboradores. Ter de sair muito cedo de casa e utilizar transporte público cheio ou precisar dirigir por longos trajetos enfrentando o trânsito, atrapalha o desempenho do profissional, que já chega ao trabalho cansado. 

Se você está em busca de formas de promover mais qualidade de vida para os seus colaboradores e ter um diferencial competitivo para sua empresa na conquista e na retenção de talentos, leia também nosso artigo que mostra como o fretamento de ônibus aumenta a satisfação dos colaboradores.

Categorias:

Qualidade de Vida, RH