Vou trabalhar em Alphaville, e agora?

Vai trabalhar em Alphaville e não sabe como se locomover até lá? Leia o artigo até o final, descubra quais os meios de transporte disponíveis e escolha a melhor opção para você!


Alphaville-SP
Alphaville-SP

Um pouco sobre Alphaville

O bairro de Alphaville é um bairro nobre dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba há cerca de 30 km de São Paulo. É formado por grande número de condomínios residenciais de alto padrão, além de contar com um dos mais importantes centros industriais e empresariais do país.

Não é atoa que muitas empresas de grandes marcas globais estão localizadas lá.

Barueri é considerada a cidade mais atrativa para o desenvolvimento econômico para negócios do Brasil, sendo a 1ª colocada no ranking elaborado pela empresa Urban Systems.

Isso acontece graças a diversos motivos, como:

  • Tributação diferenciada – em Barueri é praticada a alíquota mínima de impostos para as organizações, sendo um bom incentivo que fomenta o empreendedorismo e empresas já estabelecidas no mercado optarem pela região.
  • Localização estratégica – com localização próxima a importantes vias como Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco e Rodoanel, proporciona fácil acesso tanto a capital de São Paulo, quanto ao interior.
  • Boa infraestrutura – o bairro tem alto nível de segurança, organização e desenvolvimento sustentável. Esse último é um dos requisitos obrigatórios para a instalação de novas empresas. Ou seja, elas precisam estar dentro das normas sustentáveis da região para de fato terem o seu estabelecimento aprovado;
  • Imóveis com preços competitivos;
  • Facilidade de criação de conexões e parcerias entre corporações – graças a concentração de diversos tipos de empresas no local.

Diante disso, a cidade é hoje um gigantesco polo de emprego e atrai uma quantidade enorme de pessoas de outras cidades a trabalho, sendo cerca de 200 mil pessoas. (dado divulgado pela Folha de São Paulo)

Se você agora faz parte desse número de pessoas de outras regiões que irá trabalhar em Alphaville, acompanhe abaixo como fazer para se locomover até lá.

Veja os meios de locomoção para ir a Alphaville.
Veja os meios de locomoção para ir para Alphaville.

Como fazer para ir até Alphaville?

Não há como negar que Alphaville é um local com muitos pontos positivos.

Lá você conta com qualquer tipo de comércio e serviço, estabelecimentos como supermercados, shoppings centers,  farmácias, hotéis, restaurantes, hospitais, agências bancárias e muitos outros.

Além de contar com muita segurança, limpeza, ruas arborizadas e áreas verdes espalhadas por toda região.

Veja o mapa de Alphaville e arredores clicando aqui! (Mapa desenvolvido pela revista Vero.)

Mas, como nem tudo é perfeito, Alphaville/Barueri são distantes para muitas pessoas, principalmente aos que moram na Grande São Paulo, capital, se tornando um dos pontos negativos e complicados de lidar.

Se este é seu caso, separamos abaixo as opções de transporte que você pode contar para fazer o trajeto casa-trabalho. Confira:

  • Carro

Se você tem carro, você pode estar imaginando que sua única preocupação será a gasolina, pedágio e vaga para estacionar, não é mesmo? Infelizmente te trago más notícias, pois, há outros fatores a serem considerados.

Mesmo com todos os ótimos aspectos que citamos encontrados na região de Alphaville e entornos, a mobilidade lá ainda é um enorme desafio.

A grande concentração de pessoas e veículos em horários de pico nas principais vias como Avenida Tamboré, Avenida Yojiro Takaoka, Via Parque e Avenida Piracema se tornam um grande problema.

E, não somente por transformar o trajeto demorado, já que infelizmente não terá como fugir disso em nenhuma opção de transporte, mas sim, por causar problemas sérios de saúde ao dirigir por horas em um trânsito intenso.

Leia mais a respeito em: Conheça 5 perigos do trânsito para sua saúde

  • Ônibus intermunicipal convencional

Uma das opções é o ônibus intermunicipal convencional que sai de São Paulo Capital direto para a região de Barueri ou Alphaville.

Dependendo do seu local, você pode encontrar algum ônibus que passa perto da sua residência e faz esse trajeto. Confira as opções no site da EMTU.

Uma das vantagens desse meio de transporte é o valor, onde a tarifa do ônibus comum custa em média R$6.

Por outro lado, há diversas desvantagens como enfrentar o veículo extremamente lotado e encarar estrutura precária tanto dentro do veículo quanto nos pontos de ônibus. Esse sofrimento fica ainda maior  em dias de chuva.

O tempo de percurso também é outro ponto negativo, já que dependendo do trajeto do ônibus e condições climáticas pode chegar em até 2 a 3h de duração, tornando-se exaustivo.

Nesse caso, enfrentar o trânsito de pé e no aperto pode ser bastante incômodo. Por isso vale mais a pena optar por outros meios de transporte.

  • Ônibus, metrô e trem

Outra opção de trajeto com o transporte público é pegar metrô e trem.

O trajeto completo e valor irá depender muito do local da sua residência, é claro. Por exemplo, se você não mora próximo a uma estação de trem/metrô você precisará pegar um ônibus até lá. Mas, por outro lado, a chance de ser mais rápido do que a opção anterior é grande.

O principal problema aqui é a quantidade de baldeações necessárias até chegar a Alphaville.

Suponhamos que você more na região da Zona Norte de São Paulo. Provavelmente irá embarcar na linha 1-Azul sentido Jabaquara e o seu destino final será a estação Barueri na Linha 8 – Diamante da CPTM, localizada no Centro da cidade de Barueri.

Uma opção é ir até a estação Luz e fazer a transferência para Linha 7-Rubi sentido Jundiaí,  para então desembarcar na estação Palmeiras-Barra Funda, fazer a transferência para Linha 8-Diamante sentido Itapevi e enfim desembarcar no destino final, estação Barueri.

Outra opção seria ao invés de ir até a estação Luz, ir até a e fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha. Depois disso, desembarcar na estação Palmeiras-Barra Funda e continuar com o mesmo trajeto citado acima.

Para ambas opções, será necessário fazer de 2 a 3 baldeações. E ainda, pegar mais um ônibus no Centro de Barueri até Alphaville.

Opções de trajeto Estação Portuguesa-Tietê até Barueri - Fonte: Site Metrô SP
Opções de trajeto Estação Portuguesa-Tietê até Barueri – Fonte: Site Metrô SP

 

  • Ônibus fretado

Provavelmente você, assim como eu, ficou cansado só de olhar para o trajeto acima, não é mesmo? Mas, calma que as opções ainda não acabaram.

Um meio de transporte bem mais confortável e bastante usado para longos trajetos é o ônibus executivo fretado.

Com ele você pode contar com diversos benefícios como ar-condicionado, poltronas reclináveis, wi-fi grátis, banheiro e várias outras comodidades.

Você garante sua qualidade de vida evitando o desgaste de dirigir no trânsito ou ao enfrentar o transporte público.

Muitas pessoas pensam que encontrar um fretado pode ser difícil ou muito caro. Porém, o mercado de fretamento está evoluindo e muito! Essa evolução se dá graças a tecnologia.

No site do Fretadão é possível desde encontrar o fretado ideal entre vários transportadores até fazer a contratação. Tudo isso online, em um único lugar e em poucos passos.

Encontre seu fretado e garanta sua qualidade de vida clicando AQUI.

Encontrar meu fretado

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *