Por que terceirizar o transporte fretado para funcionários?

Prover e manter o transporte dos funcionários de sua empresa é uma atividade que exige bastante planejamento e tempo. Se você pensa em reestruturar o transporte atual de seus colaboradores ou mesmo iniciar um novo planejamento, este artigo é um ótimo ponto para começar.

Felizmente, hoje existem soluções para diversas necessidades e para diferentes tamanhos de negócios. Algumas soluções vão exigir mais tempo da sua equipe interna outras menos. Um ponto importante a mencionar é que não necessariamente a opção que vai exigir menos trabalho da equipe é mais cara do que a que exige mais.

Antes de começar temos que identificar o que teremos a nossa disposição. Sua empresa terá uma equipe dedicada para planejar e acompanhar o transporte dos colaboradores? Terá um funcionário exclusivo para isso? Um estagiário irá dedicar 2 horas por semana para esta tarefa?

A equipe ou o profissional responsável pelo planejamento, implantação e acompanhamento dos fretados vai ter que constantemente lidar com questões como: mudanças na roteirização, ociosidade dos veículos, mal uso dos carros por parte dos colaboradores, etc. Se estes e outros pontos não forem acompanhados de perto, a chance da empresa desperdiçar capital é grande.

 

Funcionários exaustos
Planejar, implantar e manter o transporte dos seus funcionários pode ser bastante cansativo e exigir uma equipe considerável.

 

Os modelos de terceirização de fretado

Antes de mencionar os tipos de terceirização, vamos comentar sobre a ausência de terceirização. Neste caso é necessário adquirir toda a frota de veículos, contratar os motoristas, elaborar os itinerários e mantê-los otimizados. Nem precisamos mencionar que para fazer isso é necessária uma equipe dedicada, e que, ao menos que você trabalhe em uma empresa de transporte, não é recomendável.

Você pode optar por três modelos de terceirização de fretado para funcionários, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um.

Terceirização de frota

Neste modelo a empresa contrata os veículos, com ou sem motorista, da empresa de transporte. Toda a criação dos itinerários e gestão fica por conta da equipe interna da empresa. Este tipo de terceirização é pouco recomendado pois quem vai cuidar da roteirização não é um especialista, assim não é garantido que os itinerários dos veículos sejam os ideais.

Terceirização de frota e roteirização

Contempla a terceirização de frota porém também é contratado, separadamente, um serviço para realizar a roteirização das linhas. Neste caso a equipe interna tem que fazer a gestão das linhas e dos funcionários. Por exemplo, controlar quem está utilizando o fretado de maneira indevida, identificar quando um itinerário pode ser otimizado, lidar com as reclamações dos passageiros, etc.

Terceirização total

Além de fornecer os veículos com motoristas e a roteirização das linhas, toda a gestão, incluindo na maioria dos casos controle de acesso, é feita pela empresa prestadora do serviço. Dessa maneira a empresa que contratou o transporte não precisa se preocupar com nada. Ela receberá e poderá solicitar relatórios para saber quem está utilizando o fretado ou não. Todas reclamações de passageiros serão feitas e tratadas com a prestadora do serviço. Melhorias no itinerário no caso de admissão e demissão de funcionários serão feitas automaticamente.

Tendo tudo isso em vista, você deve estar se perguntando se a terceirização total é muito mais cara que as outras pois oferece muito mais comodidades. Como disse no início, não. Justamente por ter autonomia para tomar decisões em relação ao transporte dos colaboradores, aproveitando os veículos da melhor maneira possível, a terceirização total pode em muitos casos ser bem mais em conta que os outros modelos. Isso sem considerar nos custos para manter uma equipe interna que os outros modelos necessitam.

Cada caso é um caso, analise bem as necessidades da sua empresa e veja qual modelo se adequa melhor a ela. O transporte de funcionários é parte fundamental de qualquer negócio e está sempre em constante mudança. Otimizá-lo pode trazer boas reduções de custo e melhoras de performance na sua equipe.

Quer bater um papo melhor sobre tudo isso que falamos aqui? Solicite nosso contato pelo formulário abaixo ou por este link.

Solicite um contato para entendermos melhor a necessidade da sua empresa.











Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *