Este mês é referência mundial para a realização de ações de conscientização e segurança no trânsito, com a campanha do Maio Amarelo, um movimento no qual o Poder Público e a sociedade civil se une em prol de atividades que expandam o conhecimento, tragam debates, discussões e ações para melhorar a segurança no trânsito.
No artigo de hoje, compartilhamos a importância do Maio Amarelo e como você pode levar ações de conscientização e mudanças para a sua empresa.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional sobre conscientização e educação para a segurança no trânsito e foi criada em 11 de maio de 2011, com o decreto para a Década de Ação Para Segurança no Trânsito, das Organizações das Nações Unidas (ONU).
O documento foi inspirado em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), que em 2021 compartilhou um Plano Global com o intuito de reduzir 50% do número de mortes no trânsito até 2030.
Já a cor amarela foi escolhida para simbolizar a atenção que todos devem ter no trânsito.
Conforme relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que Brasil teve mais de 390 mil mortes por acidente de trânsito, no período de 2010-2019, fator que representa 13,5% a mais que em relação na década anterior.
Entre os principais desafios no trânsito estão:
Então, como as empresas podem auxiliar a melhorar este problema? Confira dicas para colocar em prática entre os colaboradores.
Os investimentos e incentivos às atividades não funcionam, quando a sociedade não se conscientiza das leis de trânsito e as suas responsabilidades.
Melhorar a segurança no trânsito começa pelas nossas próprias ações, quando respeitamos as leis de trânsito e somos gentis com todas as pessoas envolvidas nele, portanto, por meio de webinars e workshops com especialistas, incentive os seus colaboradores a respeitarem as leis de trânsito, enquanto dirigem ou caminham na rua, e como proceder em primeiros socorros, caso algo aconteça com alguém.
Tão importante quanto respeitar as leis de trânsito, é respeitar os pedestres e os grupos minoritários como as Pessoas com Deficiência (PCDs), terceira idade e gestantes.
Isto vai além de respeitar as vagas reservadas para estes grupos em locais e estacionamentos, mas inclui aprender a ter empatia por pessoas que podem passar por situações desafiadoras no dia a dia, devido à locomoção mais sensível ou reduzida no trânsito.
Fazer ativações criativas com os colaboradores, incluindo trazer a experiência de vida dos funcionários da empresa que fazem parte deste grupo, pode ser uma experiência enriquecedora para avançar no debate destes temas, não só no Maio Amarelo, mas em todo o ano. Então, aposte em um treinamento sobre como lidar com estes grupos no dia a a dia e no trânsito.
Atualmente, estão entre os desafios do RH saber trabalhar na retenção de talentos, saber aplicar rapport no ambiente de trabalho, assim como olhar para o salário emocional. Aqui entra um dos pontos que nem todos observam como um incentivo à segurança no transito: uma opção de transporte segura e flexível para os seus colaboradores.
Além de melhorar a qualidade de vida deles na ida e volta ao trabalho e gerar redução de custos com transporte para a empresa, o transporte fretado pode ser uma opção interessante para melhorar a segurança, pois:
A tecnologia pode ser uma grande aliada da empresa para monitorar veículos em tempo real, fazer análise de dados, gerenciamento de riscos e até mesmo contar com atendimento em emergências. Com a gestão de transporte inteligente, é possível ter o controle de todos estes detalhes e muito mais.
No Fretadão, quando uma empresa opta pelo fretamento corporativo, ela encontra a parceria mais adequada para levar os colaboradores, conta com uma linha roteirizada para eles, e tem acesso a um app disponibilizado para horário do fretado, pontos, ou para pedir ajuda em casos de emergência.
Nós temos um botão SOS que foi pensado exatamente para melhorar a segurança no trânsito e dos passageiros. Por meio dele, o colaborador é direcionado para a equipe de atendimento e a chamada entra na fila de alta prioridade. Feito isso, o time responsável pelo monitoramento de linhas é acionado para que solicitem ao motorista parar a viagem e atuar diretamente no problema.
Gostou das dicas e quer levar segurança e gestão de transporte para a sua empresa?
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