Conheça 5 perigos do trânsito para sua saúde

Muitas vezes não percebemos o tempo que ficamos dirigindo no trânsito, e nem consideramos o mal que ele pode causar na nossa saúde. O assunto é sério e passa despercebido pela maior parte da população. Neste artigo identificamos alguns males que o trânsito pode trazer, direta ou indiretamente para sua saúde.

Um estudo da USP, chamado “Inquérito de Saúde”, teve como objetivo de relacionar o tempo parado no deslocamento diário com problemas de saúde. O resultado não surpreende e mostra que quanto mais se fica parado maior a chance de problemas de saúde surgirem. De acordo com a pesquisa, o paulistano gasta em média 1h30min por dia no trânsito.

Estresse

Um mal invisível que faz qualquer pessoa mudar de humor de uma hora pra outra. É muito fácil notar como o trânsito estressa as pessoas. Basta lembrar o número de xingamentos que falamos ou pensamos quando nos deparamos com uma maré de carros. Antes fosse somente pela irritabilidade, mas o estresse afeta nossa saúde de outras formas. Ele é responsável por problemas de insônia e de produtividade no trabalho.

Motorista irritado no trânsito
Motorista irritado no trânsito

Dores musculares

Ficar horas na mesma posição sem poder se alongar, ou ainda, em uma posição desconfortável com certeza trará dores musculares. As áreas que são mais afetadas são geralmente as costas. Além da má postura, o estresse, mencionado no item anterior, também é responsável por dores nos ombros e pescoço.

Dores no pescoço
Dores no pescoço

Poluição

Cidades grandes são barulhentas por “natureza”, mas quando estamos dirigindo no trânsito estamos expostos a essa poluição sonora por muito tempo. A única saída é andar com o vidros fechados. Já a poluição atmosférica é mais difícil de escapar e pode causar problemas pulmonares. É comum ver pessoas com problemas respiratórios por causa da poluição, problemas como rinite, bronquite e asma. Não é a toa, todos os veículos emitindo seus poluentes e nós a deriva no meio de todos os carros.

Medição de poluição sonora
Medição de poluição sonora

Má alimentação

As vezes temos a percepção, por causa da fadiga que é dirigir, que fizemos muita coisa e gastamos muito energia. Isso não é verdade, dirigir no trânsito é cansativo e pouco ajuda o seu corpo a se manter saudável. É comum ouvirmos falar que nas grandes cidades que ninguém tem tempo pra nada, é sempre uma correria. Pois bem, muito se deve ao deslocamento que todos tem que fazer todos os dias, e por causa dessa correria, muitas pessoas acabam não se alimentando corretamente.

Acidentes de trânsito

Muitas vezes utilizamos o tempo parado no trânsito para pensar e resolver outras coisas da vida, ou seja, ficamos menos atentos. Essa redução de atenção, colabora com o aumento de acidentes. Pois imagine que não é só você, são inúmeras pessoas com essa prática. Um outro problema similar é a violência urbana. Cada dia que passa os números pioram e quando estamos parados no trânsito e desatentos estamos mais propensos a sermos uma vítima desse problema social.

Acidente de trânsito
Acidente de trânsito

Qual é a saída?

Trocar o carro pelo transporte público não vai resolver muito, pois a fadiga é similar. Muitas pessoas optam por escolher um estilo de vida mais simples em outras cidades. Outras tentam combinar a mudança para um cidade mais tranquila no interior, com um transporte alternativo, como o fretado. É um problema latente e é preciso conciliar todos os pontos para ter uma vida saudável e sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *