Efeito WOW em Facilities: transforme a experiência dos seus funcionários

Descubra como você pode trazer o efeito WOW da Disney para a sua organização! 


Não há como falar em Disney e não lembrar de magia, não é verdade? Há muitos anos o Walt Disney World Resort se tornou referência em mágica e grandes espetáculos. Um verdadeiro especialista em encantamento e em surpreender a todos que visitam os seus incríveis parques de diversões.

O complexo foi formado com base em diversas metodologias focadas intensamente em dar aos seus clientes a melhor experiência possível e se tornou um fantástico case de sucesso. Inspiração para toda e qualquer empresa no universo corporativo.

E, de uma maneira surpreendente, o jeito Disney de encantar os clientes também pode ajudar você, profissional de Facilities, a superar os seus objetivos dentro da organização. Acompanhe o post até o final para saber mais!

Efeito WOW em Facilities - Disney World
Efeito WOW em Facilities – Disney World

A era da experiência no mundo corporativo

Há algum tempo, a relação entre empresa-consumidor e empresa-funcionário tendiam a ser objetivas e curtas. As expectativas dos consumidores eram ter um produto através de uma compra, assim como a satisfação dos funcionários era ter um salário pelo seu trabalho.

Mas, o mundo tem mudado e de uma forma extremamente rápida, mudando comportamentos junto com ele. Com inovações, tecnologias e hipercompetitividade, o valor da experiência se elevou em diversas esferas no mundo corporativo e não estamos falando apenas de clientes, mas também, de colaboradores.

Hoje, os colaboradores buscam por uma experiência completa no ambiente de trabalho alinhada a suas ambições. Cultura, valores, colaboração, saúde, bem-estar, qualidade de vida. Há muito a ser considerado para ir de encontro com essas expectativas, principalmente nos espaços físicos, cenário onde tudo isso acontece. E, é aí que entra o papel do Facilities Manager. 

O efeito WOW! no local de trabalho

No Walt Disney World Resort, superar as expectativas dos clientes é um dever. 

Proporcionar um ambiente extraordinário, experiências memoráveis, para além de atender as expectativas, excedê-las. Esse é o efeito “WOW”.

Dentro das organizações também podemos ver os funcionários como clientes, afinal, eles possuem necessidades e expectativas que precisam ser atendidas e até mesmo superadas. Eles são os clientes internos, e ainda, são responsáveis por gerar bons ou maus resultados da empresa. Dar valor as suas experiências é primordial.

No vídeo abaixo Alicia Matheson, ex-diretora do Disney Institute, conta como a Disney revolucionou o atendimento ao cliente e podemos tirar vários insights para aplicarmos ao papel do Facilities. Confira:

Milhões de pessoas frequentam o Resort todos os anos. Fazer com que cada pessoa, cada convidado do  espetáculo, tenha o mesmo nível de experiência – e uma experiência excepcional diga-se de passagem – não é uma tarefa fácil. Mas, torna-se possível baseada em alguns princípios, como: 

  • Entender quem são os clientes;
  • Exceder as expectativas através das emoções;
  • Prestar atenção em cada detalhe.

O papel do Profissional de Facilities na experiência do colaborador

A experiência do colaborador, termo conhecido também como Employee Experience (EX), precisa ser olhada e considerada nas atividades do Gestor de Facilidades.

Afinal, a experiência do colaborador é a soma de todas as interações que ele tem com a organização. Isso vai desde os relacionamentos pessoais até o ambiente de trabalho físico.

Parece ser algo difícil, mas listamos aqui como você pode proporcionar efeito WOW e impactar positivamente a experiência do colaborador. Veja agora:

#Estrutura física

A primeira vista pode ser imperceptível, mas cada elemento na estrutura do Disney World é alocado  estrategicamente. Para manter a limpeza, por exemplo, as lixeiras dos parques são colocadas a menos de 20 passos uma das outras. Isso é estrategicamente pensado para que ninguém fique muito tempo com lixo na mão e/ou acabe jogando lixo no chão.

Essa tática e olhar a detalhes pode nos ensinar muitas coisas. Adequar a estrutura física pode ir além de parecer um lugar legal e bonito, mas cada detalhe inserido no planejamento, pode contar uma visão estratégica para o negócio, e ainda suprir as expectativas dos colaboradores.

Um estudo chamado Workplace powered by Human Experience, realizado em 12 países, com quase 8 mil entrevistados, revelou que um ambiente de trabalho físico ideal é aquele que possui uma mistura de espaço colaborativo com serviços de apoio.

Os profissionais entrevistados elencaram como Top 5 em ordem de importância:

  1. Espaços comunitários – como áreas para café, lounges e terraços;
  2. Espaços dedicados ao trabalho colaborativo – como salas dedicadas a projetos por um tempo determinado;
  3. Balcões de serviços;
  4. Espaços criativos – como salas para brainstorming, design-thinking ou workshops;
  5. Incubadora ou aceleradora – espaço dedicado que permite talentos internos e externos desenvolverem projetos pessoais enquanto fazem uso da infraestrutura, suporte e consultoria da empresa.

Proporcionar um ambiente assim, conecta pessoas e ideias, estimula o trabalho colaborativo e fomentar a criatividade, gerando ótimas experiências em equipe. Tudo isso tem forte impacto sobre a produtividade dos funcionários e em seu engajamento, seja dos Millennials até a Gerência.

#Gestão do bem-estar

O Gestor de Facilities muitas vezes é o responsável pelo bem-estar dos funcionários em diversos pontos de contato. E, sem dúvidas, isso impacta diretamente nas emoções de cada um.

Uma pesquisa realizada pela CoreNet descobriu que 80% dos funcionários participantes da pesquisa concordam que ‘promover o bem-estar dos colaboradores’ é fator crucial para recrutá-los e retê-los em uma companhia nos próximos 10 anos.

Fazer a gestão da saúde e segurança de todos é uma das formas de promover o bem-estar e isso pode partir de várias iniciativas, como garantir instalações adequadas que atendam aos requisitos das normas legais.

Mas, há muitas outras esferas não tão convencionais que se olharmos no detalhe impactam o bem-estar dos funcionários.

Por exemplo, você já pensou em como os seus funcionários se locomovem para ir até o trabalho analisando qual é o impacto em suas rotinas? Encarar o trânsito nas grandes cidades diariamente, seja dirigindo ou utilizando o transporte público, em médias e longas distâncias, pode acarretar diversos malefícios a saúde. Por isso planejá-lo de forma adequada é muito importante.

Leia mais em: Como planejar o transporte de colaboradores.

Um outro exemplo é utilizar a inovação e tecnologia como aliada. A tecnologia weareble, presente nos famosos relógios inteligentes, hoje utilizada com foco em saúde e fitness para medir batimentos cardíacos e outras métricas relacionadas, é uma grande tendência no meio corporativo.

Roupas, óculos e equipamentos inteligentes auxiliarão e muito nos desafios da Gestão de Facilities. Confira mais sobre o assunto em Tecnologia wearable será essencial para o bem-estar em empresas.

Riscos psicológicos relacionados ao trabalho como estresse, depressão e outras doenças crescem exponencialmente em todo o mundo.

Mostrar que há preocupação com a qualidade de vida dos seus funcionários promovendo ações, benefícios e programas que ajudam combater esses sintomas, com certeza gerarão mais valor à sua organização impressionando os seus colaboradores, além de torná-la mais saudável, é claro.

Para concluir

Na nova era da experiência, não há dúvidas que estar atento as necessidades e expectativas dos colaboradores não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária.

Você como profissional de Facilities pode proporcionar o efeito WOW de diversas formas, contando com a ajuda da inovação, tecnologia e serviços. Seja no ambiente físico ou em benefícios, ações e equipamentos que ajudam a promover colaboração e o bem-estar dos seus colaboradores.

Tudo isso pode ajudar na construção de valor da empresa.

Ter funcionários com expectativas superadas trarão diversos benefícios como mais felicidade, produtividade, fidelidade, alta performance, e consequentemente repercussão positiva à marca.

E aí curtiu nosso post sobre o efeito WOW em Facilities? Continue a visita em nosso blog e leia também:

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