5 maneiras de ir para o trabalho sem carro

As cidades estão mudando, as pessoas estão aumentando sua preocupação com saúde e qualidade de vida, a economia parece uma montanha russa e o próprio carro já é visto de uma maneira diferente. Não faltam fatos que indicam que o caminho do automóvel particular pode ser diferente do que vimos até hoje e que é possível se deslocar no dia a dia sem ele. Neste artigo levantamos 5 alternativas para você se deslocar para o trabalho sem o seu carro.

Porque deixar o carro em casa

Economia

Em épocas de crise é importante encontrarmos maneiras de reduzir nossas despesas e deixar o carro em casa pode ser uma delas. Sabemos o custo que é manter um automóvel, principalmente se utilizamos ele todos os dias para se deslocar. Os gastos são diversos: estacionamento, multas, combustível, manutenção do veículo, etc.

Saúde

Ficar dirigindo horas no trânsito, faz mal para a cabeça e para o corpo. Além de prejudicar a qualidade de vida este hábito também prejudica a saúde das pessoas. De acordo com um artigo da OMS, um bom programa de mobilidade que não inclua o carro pode reduzir a mortalidade em até 30% . Veja aqui a matéria sobre o artigo.

Sustentabilidade

Quem vive principalmente nos grandes centros urbanos sabe o transtorno causado pelo trânsito. Tanto em mobilidade como em poluição as cidades precisam ser capazes de se desenvolver sem colocar cada vez mais carros nas ruas.

O carro visto com outro olhos

Muitas pessoas já vêem o carro como um serviço e não mais como um bem de consumo. Em outros países, onde o carro compartilhado é mais difundido e a evolução do carro autônomo corre em ritmo acelerado, a ideia de ter um carro fica cada vez mais distante. Com o passar do tempo quando precisarmos de um carro vai ser só chamá-lo. Leia mais sobre essa visão de futuro nesta matéria.

A vida sem carro

Tudo depende muito da distância da sua residência ao seu trabalho. Algumas opções podem não ser viáveis sozinhas mas quando combinadas podem ser uma alternativa interessante.

Bicicleta

Este meio de transporte vem se tornando cada vez mais popular e cada vez mais cidades estão recebendo ciclovias. Em alguns lugares existem bicicletas compartilhadas e gratuitas por um período de tempo, basta pegar e devolver nos pontos determinados. Também pode ser combinada com o transporte público no caso de distâncias maiores. Algumas estações de metrô possuem estacionamento de bicicletas pra quem deseja chegar a estação de bicicleta em seguida pegar o transporte público.

Estação de bicicletas
Estação de bicicletas

Carona

No passado as pessoas tinham muito receio de considerar este meio de deslocamento por não saber se o motorista era uma pessoa confiável. Com o avanço da tecnologia este problema está cada vez menor e mais pessoas estão ficando adeptas deste modal. Uma outra opção de “carona” é o carro compartilhado, que pode ser organizado por funcionários de uma empresa que moram na mesma região. Neste modelo é possível ter somente um motorista ou revezar quem será o responsável pelo dia.

Carona
Carona

Fretado

Ideal para distâncias um pouco mais longas, geralmente para quem mora em uma cidade e trabalha em outra. Cada dia que passa é mais caro morar no centro dos grandes centros urbanos o que faz com que as pessoas busquem cidades próximas para fixar residência. O fretado é uma alternativa bastante confortável e com excelente custo benefício em relação ao carro. Clique aqui e veja outros benefícios do transporte fretado.

Fretado

Transporte público

Uma opção bastante econômica e que atinge diversas regiões. Muitas pessoas já utilizam o transporte público como meio de transporte principal. Sua principal desvantagem é o desconforto em horários de pico.

Transporte público

A pé

Infelizmente esta opção é válida somente para quem mora até 3 km de distância do trabalho. Pode parecer estranho mas muitas pessoas que moram a esta distância do trabalho utilizam carro para se deslocar com a desculpa da falta de tempo. Andar este trajeto todos os dias fará muito bem para a saúde e não deve levar muito mais que meia hora.

Pessoas caminhando
Pessoas caminhando

Como podemos ver ficar sem carro não é o fim do mundo, pelo contrário, pode ser interessante pensar nossas vidas sem eles o tempo todo. Qual meio de transporte você usaria se não utilizasse o carro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *