5 dicas de redução de custos para sua empresa

Todo gestor sempre está a procura de duas coisas: redução de custos e aumento de receita. Porém, não é uma tarefa fácil reduzir custos sem perder qualidade. Vamos explorar cinco pontos que podem diminuir os custos, melhorar os serviços contratados e ainda fazer com que sua empresa seja mais sustentável.

O processo de redução de custos é contínuo, e sempre deve ser revisitado. Mesmo acreditando que estamos aplicando as melhores práticas e contratando os melhores fornecedores, sempre existe espaço para melhoras. Sempre sair da zona de conforto é essencial para manter um empresa ou área financeiramente saudável.

 

 

1. Papel, impressão e descartáveis

Pode parecer algo pequeno, porém o gasto com papel e impressão pode representar boa parte dos custos de uma empresa. Simples ações podem ajudar nesse ponto: analisar a necessidade das impressoras atuais, e se possível reduzir o número de impressoras; criar uma campanha para incentivar os colaboradores a não imprimir sem necessidade ou mesmo utilizar frente e verso dos papéis, seja para imprimir ou como rascunho.

Os copos descartáveis também podem ser vilões do balanço. Substituir os mesmos por canecas individuais pode ser mais custoso no início, mas além de ser mais sustentável, no longo prazo vai ajudar a reduzir seus custos, deixando assim o copos plásticos apenas para os clientes.

2. Troca de fornecedores

Às vezes, com um longo tempo de prestação de serviço alguns fornecedores acabam ficando acomodados. Acaba sendo natural, uma sugestão é, de tempos em tempos, sempre analisar e procurar outras oportunidades. Se a ideia seja manter o mesmo fornecedor, é interessante sempre provocar o mesmo para propor sugestões de melhoria para o serviço prestado. É um hábito saudável para ambas as partes.

3. Energia

Aproveitar a luz solar e evitar o uso desnecessário de ar condicionado são medidas simples que podem contribuir com a redução de custo com energia. Deixar as janelas abertas por um período do dia, além de economizar com ar condicionado promove a troca do ar do ambiente, deixando-o mais saudável para as pessoas que frequentam aquele espaço.

4. Telefone e internet

Antes de mais nada deve-se verificar se os planos de telefonia e internet estão de acordo com as necessidades da empresa. Com esse levantamento é possível buscar junto das operadoras planos que saiam mais em conta. A internet está cada vez mais veloz e a tecnologia VoIP está mais viável do que nunca. Dependendo da necessidade ela pode ser uma excelente opção.

5. Transporte de funcionários

As pessoas sempre estão mudando de endereço e as malhas de transporte público sempre estão evoluindo.  Dessa forma é importante sempre analisar como cada funcionário se desloca para chegar ao ambiente de trabalho.

A partir desta análise tentar encontrar alternativas mais econômicas e sustentáveis para chegar ao trabalho, como bicicleta, carona, fretado, entre outros. Além de reduzir o custo, é possível que melhore a qualidade de vida e produtividade do colaborador. Confira este artigo que fala dos benefícios do transporte fretado para as empresas, e para redução de custos veja este sobre fretamento compartilhado.

Até mais importante que as mudanças é o acompanhamento destas, não basta fazer por fazer. É necessário sempre acompanhar os números e ver se as medidas tomadas estão reduzindo de fato os custos da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *