Sua empresa irá mudar de endereço? Saiba o que fazer para reter talentos em mudança e garantir a satisfação deles neste artigo.
Com o crescimento do negócio ao longo dos anos, as empresas precisam encontrar um espaço maior, seja por conta da nova necessidade de alocação de seus produtos ou por causa do tamanho de seu pessoal.
Outras razões podem levar a essa mudança, como uma recém estratégia de negócio ou simplesmente por possuir problemas no local atual.
Seja qual for o motivo, a hora da mudança comercial chegou para melhorar as condições da sua empresa, e para que você tenha sucesso na condução do negócio, você precisa manter os seus talentos felizes e engajados com a novidade, a fim de não ocorrer demissões e insatisfações.
Afinal, não importa qual tipo ou tamanho de empresa é a sua, ela não existiria sem o trabalho e dedicação de seus colaboradores.
Separamos 4 cuidados necessários para que você esteja atento e consiga reter talentos na mudança da sua organização. Confira logo abaixo!
1. Localização
O novo endereço está localizado em uma área comercial ou residencial? Ele possui bancos e restaurantes nas proximidades? É uma região segura? Possui muito trânsito que poderá causar ruídos e desconfortos? Todos esses aspectos devem ser verificados para garantir a produtividade e tranquilidade da sua equipe.
Serviços essenciais próximos são necessários aos funcionários para que não ocorram maiores gastos financeiros, assim como atrasos e perdas de tempo gerando murmurações. A segurança do local também precisa ser levada a sério.
Um grande volume de ruído além de causar desconforto, também pode atrapalhar o seu negócio como um todo durante a comunicação via telefone e vídeoconferência, por exemplo.
2. Ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho bem-estruturado e diferenciado pode transformar a sua empresa em um dos lugares mais desejados para trabalhar.
Há diversas formas de proporcionar isso, continue lendo para saber mais.
Decoração
Os colaboradores precisam de estímulos positivos para se sentirem confortáveis em seu ambiente de trabalho. A decoração como cores, iluminação, objetos, estilos e posicionamento dos móveis podem contribuir bastante a esse papel, do mesmo modo que incentiva a criatividade, praticidade e reduz o estresse.
Infraestrutura
Verificar índices de queda de energia da região, disponibilidade de internet rápida e sem quedas, sinal de celular forte, qualidade dos banheiros e estacionamento parecem verificações óbvias, mas durante a análise até a mudança efetiva há tantas coisas a se pensar que podem passar despercebidos.
Mas, com certeza, não passaram despercebidos a comodidade de seus funcionários.
Copa, áreas de descanso e lazer também exigem sua atenção, principalmente por serem ambientes onde os funcionários costumam aproveitar bastante, seja para se alimentar, interagir, distrair a cabeça ou aliviar o estresse.
Isso irá aumentar o desempenho do seu time, além de trazer mais qualidade de vida, um dos aspectos essenciais para reter talentos.
Caso sua empresa possua portadores de deficiência física é indispensável que haja uma infraestrutura adequada para eles com total acessibilidade nas dependências da empresa.
Limpeza e higiene
Garanta um serviço de limpeza eficiente no local. Um ambiente limpo se torna mais seguro para a saúde de todos. Previne acidentes, doenças, além de evitar a sensação de cansaço e desânimo entre os funcionários impactando a sua motivação e bem-estar.
3. Acessibilidade e transporte
Um ponto extremamente fundamental é se o local possui fácil acesso.
O ideal é que o endereço comercial seja estabelecido em grandes centros urbanos para que haja variedade de meios de transporte como linhas de ônibus e metrô.
Mas, se esse não for o caso, se for uma área industrial ou distante de áreas centrais da cidade, há outras alternativas de organizar o transporte de seus funcionários e evitar grandes transtornos. Leia mais a respeito no nosso artigo Sua empresa está de mudança? Saiba como organizar o transporte dos funcionários.
4. Comunicação
A mudança de endereço pode causar muitas dúvidas aos funcionários.
A comunicação da mudança comercial precisa ser feita de forma clara e com antecedência para que o funcionário se planeje e programe as suas atividades pessoais.
Além do novo endereço, divulgue as ações que está tomando para garantir a satisfação dos seus colaboradores. Demonstre que se preocupa com o bem-estar deles e está cuidando de tudo para causar o menor impacto possível em sua vida profissional e pessoal.
Dessa forma você irá demonstrar empatia, gerar menos insatisfações e conversas negativas sobre uma possível desorganização ou descuidos.
Lembrou-se de outros cuidados essenciais? Então, deixe um comentário nesse artigo e compartilhe com a gente e com nossos outros leitores.