Apesar de existir há muitos anos, o transporte fretado é um serviço que tem passado por diversas mudanças e adaptações desde a pandemia de Covid-19. Afinal, neste período, as empresas redobraram seus cuidados com a saúde e a segurança de seus colaboradores.
Entre os inúmeros benefícios gerados tanto para organizações quanto para seus funcionários, a oferta de uma frota privada para locomoção de suas equipes até o trabalho gera redução de custos e aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores.
Continue a leitura desse artigo e saiba também:
- como o transporte fretado ajuda a reduzir custos da empresa;
- quais são os benefícios do transporte fretado para as empresas e seus colaboradores.
Como o transporte fretado ajuda a reduzir custos da empresa?
O transporte fretado pode ser uma solução para empresas que precisam reduzir os custos com deslocamento de seus colaboradores, de acordo com os dados obtidos por uma pesquisa realizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Segundo a entidade, esse tipo de medida pode gerar uma economia de até 45%, além de colaborar para a diminuição da quantidade de veículos que transitam nas cidades — o que também ajuda a reduzir a emissão de CO2.
Sendo assim, oferecer o transporte fretado permite a redução de custos e a maximização de lucro por:
1. Aumentar os níveis de produtividade e motivação
Aumentar o engajamento dos colaboradores é um dos principais desafios dos analistas de RH. E isso pode ocorrer por meio da oferta de ferramentas que ajudem a reduzir o estresse e o desgaste físico, influenciando positivamente a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.
Por isso, investir no transporte fretado pode ser uma estratégia eficaz para manter e aprimorar a motivação das equipes, uma vez que garante maior conforto e segurança, conferindo mais comodidade no trajeto entre casa e trabalho e vice-versa.
Leia também: Equipe de alta performance: como motivar seus colaboradores
2. Reduzir gastos excessivos com vale-transporte
O vale-transporte é um benefício instituído pela Lei Nº 7418 de 1985, que define que os trabalhadores devem gastar no máximo 6% do salário com despesas relacionadas ao deslocamento para ir e vir do trabalho.
Essa mesma Lei determina que a empresa deve ficar responsável por verificar se o valor investido está sendo usado adequadamente. No entanto, apesar disso, a utilização desse benefício se torna inviável ou muito onerosa para a empresa de acordo com sua localização.
Nesse sentido, esse tipo de gasto excessivo pode ser resolvido por meio da contratação do transporte fretado, especialmente quando as organizações se encontram em áreas mais afastadas da moradia dos seus colaboradores.
3. Contribuir para a pontualidade
Muitas empresas sofrem com a falta de pontualidade de seus funcionários, especialmente, como exemplificado anteriormente, aquelas localizadas em regiões de difícil acesso. Fatores como trânsito intenso, transporte público ineficiente e problemas com automóveis particulares também podem contribuir para o atraso dos colaboradores.
Dessa forma, o transporte fretado auxilia na minimização desse tipo de problema, já que os percursos são realizados sob demanda, com base na localização da equipe. Isso faz com que a probabilidade de ocorrer atrasos seja muito menor, uma vez que as viagens não sofrem interferência de rotas mais amplas, como acontece no transporte público.
4. Permitir a personalização de rotas
Você sabia que o serviço de transporte fretado pode ser personalizado de acordo com as necessidades específicas da sua empresa? Isso ajuda a aumentar a eficiência do deslocamento, colaborando para a redução de custos com combustível e manutenção da frota.
A facilidade de roteirização, que consiste em sistematizar pontos de embarque e desembarque dos colaboradores, também é uma maneira de economizar, já que visa selecionar os melhores trajetos e sequências de paradas.
Quais são os benefícios do transporte fretado para as empresas e seus colaboradores?
O transporte fretado pode trazer diversos benefícios tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Confira as vantagens para funcionários:
- conforto e segurança durante o trajeto casa-trabalho;
- pontualidade e redução de estresse durante o deslocamento;
- melhor aproveitamento do tempo de deslocamento;
- melhoria da qualidade de vida;
- maior motivação e satisfação com a empresa.
Já para as organizações que oferecem esse tipo de serviço:
- controle total da operação: do funcionamento das linhas à escolha de rotas e veículos;
- redução de custos relacionados ao pagamento de benefícios de transporte;
- otimização da logística de transporte;
- aumento da produtividade dos colaboradores;
- capacidade de estabelecer rotas que atendam a mais colaboradores;
- ajuda a reter talentos na empresa;
- colabora para a redução de turnover.
Sendo assim, além de ser uma alternativa para empresas que desejam reduzir custos relacionados à mobilidade de seus colaboradores, o transporte fretado também proporciona outros benefícios, como o aumento da satisfação das equipes com a organização, a segurança e o bem-estar geral dos funcionários.
Para saber mais sobre o assunto e ir além dessa possibilidade, confira como o time de RH pode utilizar outros meios para atingir a meta de redução de custos na sua empresa.
Categorias:
Fretamento