Fretadão Blog

Tive uma ideia e quero criar minha startup, por onde começo?

Muita gente deseja ser bem-sucedida, ter um negócio próprio e quer saber tudo sobre como montar uma startup.


Antes de tudo, você sabe qual o conceito de uma startup?

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios receptível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

Hoje, no Brasil, o universo das startups é crescente e muitas delas já atingiram centenas de milhões de reais em valor de mercado. Empreender uma startup pode ser um desafio extremamente recompensador

Agora que você já compreende o conceito, deve estar se perguntando: e como eu faço para criar a minha? Confira alguns passos abaixo:

 

O empreendedor deve buscar oportunidades em problemas reais e identificar soluções para resolver uma dor da sociedade. Para saber se a ideia é realmente inovadora, o primeiro passo é fazer um trabalho de pesquisa, de entendimento do mercado e de identificação do tamanho do seu público potencial. É preciso verificar a possibilidade de desenvolvimento e escalabilidade da empresa. Além disso, você deve verificar se o seu modelo de negócio é replicável e se corre o risco de ser atacado por outras propostas de negócios.

 

Se você já tem uma ideia inovadora, então o próximo passo é estruturar e planejar seu Modelo de Negócio. Para isso, você pode utilizar o Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que te permite destrinchar a ideia em várias partes para descobrir se ela é ou não viável. Em um quadro com nove blocos, você terá uma representação visual do seu negócio,  identificando de que forma irá gerar e entregar valor ao seu cliente, e a real aplicação da sua startup no mercado.

 

É o momento de testar com o público se a sua ideia faz sentido. Um protótipo, ou Mínimo Produto Viável (MVP) é a representação simplificada de um produto ou serviço, com condições mínimas para que seja testado com potenciais clientes. É muito comum que empreendedores desenvolvam produtos ou serviços compatíveis com os seus desejos, mas que não refletem as reais necessidades do consumidor. Por isso, é essencial validar a ideia com o seu público-alvo. Se perceber que algo não está indo bem, você terá tempo de aperfeiçoar ou implantar melhorias, antes de lançar a sua startup no mercado.

 

Depois de descobrir o seu público potencial e qual a sua real dor, é fundamental entender a capacidade de crescimento do seu negócio. Para isso, você pode fazer pesquisas de mercado e obter feedbacks dos consumidores, validando sua ideia inicial ou mesmo enxergando a necessidade de pivotar (mudar a direção do seu negócio).

 

Ter uma rede de contatos é fundamental para alavancar uma startup. Existem eventos, espaços de coworking, incubadoras, aceleradoras para trocar conhecimentos e experiências com outras pessoas do ecossistema. Busque participar desses ambientes e criar uma rede de networking, além, é claro, de buscar o apoio de mentores.

 

Uma excelente maneira de levantar capital é encontrar um sócio investidor ou investidor anjo que aposte na sua tecnologia em troca de uma participação. Mas, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Uma alternativa é participar de programas de aceleração ou pré-aceleração que colocam os empreendedores em contato direto com investidores em potencial.

 

Interessante, não? Caso você não saiba o Fretadão é uma startup! É uma empresa jovem que trouxe soluções completas que proporcionam um transporte inteligente e de alta qualidade e com preço acessível para todos.

 

Solicite um contato do Fretadão

Vamos juntos garantir o transporte ideal para seus colaboradores e promover deslocamentos seguros e bom para todos.

 

 

Sair da versão mobile