O departamento de Recursos Humanos desempenha uma função de suma importância em toda empresa e na criação de um ambiente profissional agradável, podendo inclusive, auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout.
Apresentamos, neste artigo, meios que podem ser utilizados pelo RH para valorizar o bem-estar no ambiente de trabalho e reduzir a ocorrência da doença nos colaboradores da empresa.
Continue a leitura para saber mais sobre:
A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um estado de exaustão física e mental. A doença se tornou uma problemática crescente no ambiente de trabalho moderno devido à pressão e à competição, deixando os colaboradores sem energia e exaustos emocionalmente.
A Síndrome de Burnout se manifesta por meio de vários sintomas, entre os quais estão:
O departamento de Recursos Humanos pode oferecer benefícios que valorizem o bem-estar dos colaboradores, como:
Uma das principais formas de lidar com essa doença e impedir sua entrada no ambiente corporativo é investir em programas de bem-estar. Isso é necessário já que, ao aumentar a qualidade de vida no trabalho, os colaboradores vão conseguir manter a saúde mental em equilíbrio, além de executar as tarefas com mais disposição.
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, também conhecido como Work-life balance, incentiva a estabilização dessas duas áreas tão importantes para todos nós. Assim, os funcionários têm mais liberdade e facilidade para conciliar as responsabilidades do trabalho com as particulares.
Os treinamentos para promover a conscientização sobre saúde mental no trabalho são importantes para combater a Síndrome de Burnout. Uma vez que os colaboradores são educados sobre o sinal de estresse excessivo, eles vão saber identificar os sintomas com mais facilidade e procurar ajuda quando for necessário.
Construir uma cultura organizacional forte e saudável deixa o ambiente de trabalho mais positivo. Isso porque um local que oferece suporte e valoriza uma comunicação aberta cria uma base sólida para aumentar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Leia também: 10 Exemplos De OKRs Para RH
Além das dicas apresentadas para prevenir a síndrome do esgotamento profissional, outra peça chave é entender os fatores que contribuem para o Burnout, como:
Ou seja, os ambientes corporativos com uma cultura de competitividade e pressão extrema são mais propícios para desenvolver a Síndrome de Burnout. Por isso, o RH precisa estar sempre atento à qualidade de vida dos colaboradores a fim de oferecer o suporte necessário, além de implementar uma cultura organizacional positiva.
Gostou das dicas? Aproveite para saber mais sobre o assunto e conheça agora mesmo as melhores alternativas de pacote de benefícios. Você vai se surpreender com as possibilidades que podem ser oferecidas para sua equipe!