Fretadão

Salário Emocional: Saiba o Que É e Como Oferecer na Empresa - Fretadão Blog

Escrito por Elainy Carmona | 19/02/2024 11:42:57

Sabemos que a remuneração financeira é um item fundamental para retenção de talentos, porém este não é o único ponto considerado, para fidelizá-los. Há outras recompensas intangíveis, como o salário emocional, que pode impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas que contribuem para o crescimento do negócio e influenciam diretamente nas estratégias de employer branding. 

Para compreender mais sobre o que seriam estes benefícios adicionais, leia o nosso artigo e saiba mais sobre o conceito. Assim, você poderá aplicá-los em sua empresa e melhorar ainda mais o clima empresarial e suas estratégias para reter talentos.

O que é salário emocional e qual sua importância?

O salário emocional vai muito além dos benefícios financeiros e materiais que uma organização pode oferecer, pois permite que o colaborador equilibre sua vida pessoal com a profissional, de forma bem sucedida. 

Ele pode  ser definido como um conjunto de benefícios que garantem que os colaboradores permaneçam na empresa, mesmo que uma concorrente ofereça a eles o mesmo salário ou superior.

O que constitui o salário emocional?

São medidas simples ou complexas, que podem ser adotadas na empresa, como a gestão do clima organizacional, para manter um ambiente profissional agradável, e também recompensas oferecidas, em reconhecimento aos bons resultados e dedicação pelos esforços. 

Ele também pode incluir flexibilidade no modelo ou horário de trabalho, além de incluir as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, com um plano de carreira adequado.

Como implementar o salário emocional na sua empresa?

Quando os seus colaboradores são reconhecidos, isto impacta diretamente na produtividade e lucratividade da sua organização, então os benefícios que compõem o salário emocional são importantes para todos. Se deseja implementar esta prática na sua empresa, você pode começar a:

  • criar uma cultura organizacional respeitosa, com rapport e inclusiva;
  • realizar pesquisas de clima para entender o que os colaboradores precisam;
  • trazer feedbacks transparentes e que inspirem mudanças positivas;
  • oferecer benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida dos colaboradores,como apoio psicológico, mental e opções confortáveis de mobilidade .

Além destas  dicas, é importante lembrar que apenas o salário emocional não é suficiente para reter talentos, eles também precisam de uma remuneração financeira adequada e condizente com as suas funções.

Gostou do texto e deseja saber mais sobre o assunto? Então, aproveite e confira já nosso artigo sobre 5 formas de aumentar a qualidade de vida no trabalho. Você vai se inspirar e aumentar o senso de pertencimento dos trabalhadores!