Fretadão

Rotatividade de colaboradores: Como reduzir o turnover? | Blog Fretadão

Escrito por Elainy Carmona | 26/09/2022 17:30:21

Como anda a rotatividade de colaboradores dentro da sua empresa?

O turnover é um grande problema para os gestores do setor de Recursos Humanos. Segundo a pesquisa da Consultoria Robert Half, esse índice teve um aumento de 38% entre 2019 e 2021 e, no Brasil, o sinal ficou vermelho: o número chegou a 82%.

Esse tipo de situação pode aumentar os custos da organização com exames demissionais, treinamentos e até mesmo com a baixa de produtividade da equipe. Por isso, entenda mais sobre o turnover e saiba como reduzi-lo ao longo deste artigo.

Por que se preocupar com a rotatividade de colaboradores em uma empresa?

Imagine que você prepara um processo de onboarding do time com cursos, treinamentos, kit de boas-vindas e, ao final da integração, um novo funcionário desiste da vaga? O valor investido inicialmente não terá nenhum retorno para a empresa.

Além desse ponto, a rotatividade de colaboradores também onera o caixa com:

Além disso, o alto índice de turnover também pode abalar a organização com a queda na produtividade dos colaboradores que permanecem e, consequentemente, acumulam funções, aumentando a sua insatisfação.

Como reduzir a rotatividade de colaboradores?

Para conseguir desviar dos problemas causados pela rotatividade de colaboradores, existem alguns passos que podem ser seguidos, como:

1. Faça uma pesquisa para compreender as razões da rotatividade de colaboradores

Se o índice de turnover estiver alto, provavelmente o motivo para isso é a sua empresa. Não adianta achar que o problema está apenas no colaborador insatisfeito.

Por isso, um bom caminho para ter um maior entendimento dos motivos concretos é realizar uma pesquisa demissional sempre que alguém solicitar o desligamento.

Faça um questionário com perguntas como:

  • A saída foi planejada?
  • Existe um novo emprego em vista?
  • O novo emprego oferece benefícios melhores?
  • Como era o tratamento dos superiores?

2. Aprimore o processo seletivo

O processo seletivo deve estar afinado para que os funcionários contratados sejam qualificados para função e estejam de acordo com a cultura organizacional, com aplicação de testes de habilidades e comportamento, por exemplo.

3. Ofereça uma boa cesta de benefícios

Saber como escolher os benefícios para os seus colaboradores é um diferencial para atrair e reter talentos. Com isso, é possível oferecer: 

  • vale-refeição ou alimentação; 
  • vale-transporte;
  • plano de saúde;
  • vale-cultura;
  • transporte fretado.

Esse último ponto é bastante benéfico para empresa, uma vez que reduz a falta de pontualidade da equipe e aumenta a sua segurança e motivação. Por isso, saiba como reduzir os custos com o transporte de colaboradores.