O termo qualidade de vida se refere à avaliação geral do bem-estar e da satisfação de uma pessoa em relação a aspectos pessoais e profissionais. Apesar de ser subjetiva e variável, costuma envolver uma combinação de fatores físicos, emocionais, sociais e econômicos.
Na sua busca, especialmente quando consideramos o aspecto profissional, pode-se considerar viver em cidades diferentes. Nesse artigo, você entenderá qual localidade oferece uma melhor qualidade de vida: Campinas ou São Paulo. Se você está pensando em morar ou trabalhar em uma dessas localidades, continue a leitura e:
A qualidade de vida nunca foi tão discutida na sociedade como nos dias atuais, e a maioria das pessoas percebe o que é de maneira intuitiva, buscando seu próprio equilíbrio. Esse conceito pode ajudar a escolher entre Campinas ou São Paulo e inclui elementos como:
Por isso, os ambientes nos quais as pessoas estão inseridas exercem uma grande influência nessa sensação, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Dessa forma, é preciso analisar com cuidado ao escolher a cidade onde morar e trabalhar. Para isso, vale considerar:
Essa é a cidade mais populosa do país e de toda a América Latina. E há muitas razões para que as pessoas queiram morar na cidade de São Paulo:
No entanto, há pontos negativos como:
A apenas 90 km da capital paulista, Campinas tem sido uma das cidades mais desejadas para se morar no Brasil. Afinal, ela é a localização ideal para quem quer usufruir da união entre as facilidades encontradas no interior e a infraestrutura de um grande centro urbano.
A cidade conta com bastante pontos positivos, mas como qualquer outra, há também pontos negativos a serem considerados ao escolher entre Campinas ou São Paulo.
Entre os fatores positivos estão:
Já os fatores negativos incluem:
Para entender qual opção oferece melhor qualidade de vida, é preciso considerar um comparativo mais detalhado. Confira:
População de São Paulo/SP – Fonte: IBGE
São Paulo é a capital do estado e a maior cidade de São Paulo. Segundo dados do IBGE possui mais de 12,3 milhões de habitantes com densidade demográfica de 7.398 hab/km².
Já Campinas, segundo o IBGE, é o 14º maior município do país, ficando em 3º lugar quando consideramos as cidades do Estado de São Paulo com mais de 1,2 milhão de habitantes e densidade demográfica de 1.359 hab/km².
São Paulo x Campinas: SegurançaCampinas ou São Paulo: qual cidade é a mais segura para a população? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Orbis a pedido da APECC, 39% da população de São Paula atribuiu nota zero para a segurança pública do município.
Já na cidade de Campinas, pode-se ver relatos que demonstram ter índices de violências similares à capital paulista, mas em quantidades bem menores. Isso pode ser observado em informações divulgadas pelo portal de estatísticas do Estado de São Paulo SEADE.
São Paulo x Campinas: Educação
Campinas é famosa por acolher uma das mais importantes universidades do país, a Unicamp. No entanto, a cidade também conta com outras grandes instituições de ensino superior, como FACAMP e PUC-Campinas, localizadas nas regiões Cidade Universitária e Parque das Universidades.
Além disso, também podemos encontrar o CPDQ, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e TI (tecnologia da informação) da América Latina.
Por outro lado, São Paulo possui a rede de ensino mais extensa do país. Entre as diversas instituições, há destaque para a UNIFESP, UNESP, FATEC, o IFSP e a USP (Universidade de São Paulo) como a maior instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil, responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores brasileiros.
A cidade de São Paulo é conhecida historicamente por concentrar a economia do país, ocupando, desde 1960, o posto de capital mais rica e populosa do Brasil e gerando, sozinha, 10% de toda riqueza nacional.
Devido a esses fatores, concentra as maiores e melhores empresas para se trabalhar. Elas, geralmente, reúnem as melhores oportunidades de trabalho em grandes quantidades e, assim, atraem profissionais de todo o estado, país e até mesmo estrangeiros.
Já Campinas, ainda que uma cidade menor do que São Paulo, é uma importante área de desenvolvimento urbano e industrial. Além das excelentes universidades citadas anteriormente, o município se destaca pela capacidade industrial e por dois parques tecnológicos, o que faz com que a cidade seja responsável por cerca de 15% da produção científica do país.
Quando falamos sobre saúde, a cidade de São Paulo possui a mortalidade infantil média de 11,19 para 1.000 nascidos vivos, contando com 678 estabelecimentos de Saúde SUS. Por outro lado, a cidade de Campinas tem taxa de mortalidade infantil média menor de 8.88 para 1.000 nascidos vivos contando com 131 estabelecimentos de Saúde SUS.
O transporte pode ser um fator determinante na escolha entre Campinas ou São Paulo. A mobilidade urbana da capital paulista é conhecida no mundo todo. Afinal, segundo uma afirmação da revista Time, a cidade é conhecida mundialmente por sofrer, todos os dias, com os piores congestionamentos do mundo, o que piora drasticamente a qualidade de vida das pessoas.
No transporte público, é possível observar algumas melhorias e novas estruturações ao longo dos anos, mas essas ainda são insuficientes quando consideramos o tamanho de sua população.
Além disso, há constantes mudanças que causam insatisfação aos moradores, levando a frequentes greves e manifestações.
Não à toa, muitas startups e empresas querem mudar essa situação, com auxílio da tecnologia. Esse é o caso das famosas AutoTechs, conhecidas também como MobiTechs, que têm oferecido algumas alternativas de transporte.
Um estudo realizado pela Liga Ventures indica que elas somam mais de 193 em todo país, incluindo carros compartilhados, bike, patinetes elétricos e fretados, como o Fretadão.
Considerando essa realidade, a cidade de Campinas tem suas vantagens quanto ao transporte, já que é um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, provida por estradas como:
Além do mais, a cidade conta com um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, Viracopos, que ajuda no deslocamento e no acesso à região. Tudo isso a torna uma cidade em uma posição bastante estratégica.
Em relação ao transporte público, esse aspecto também precisa de melhorias em Campinas. Uma pesquisa sobre o Transporte Público da Região Metropolitana de Campinas relata que o setor ainda não oferece mobilidade adequada à população. Além disso, a interação entre cidades fronteiras ocasionalmente têm valores de tarifa superiores aos de viagens com distâncias mais longas.
Quando falamos de veículos particulares, São Paulo possui um número gigantesco de frota, sendo 1,42 veículos para cada habitante. Já Campinas com número menor, traz 1,29 veículos para cada pessoa.
São Paulo x Campinas: Transporte – Fonte: IBGE
Como podemos ver cada cidade tem a sua peculiaridade. No entanto, de forma geral, São Paulo sai à frente nos quesitos Mercado de Trabalho e Educação.
No entanto, Campinas apresenta melhores resultados no que diz respeito à Segurança, Saúde e População. Por isso, se você quer saber qual é a melhor cidade, a resposta é “depende”.
Decidir entre Campinas ou São Paulo depende do seu conceito sobre qualidade de vida. Muitos podem optar por morar em Campinas e trabalhar ou estudar em São Paulo na busca pelo melhor dos dois mundos. No entanto, devido a fatores como distância, dificuldade de locomoção e falta de transporte público eficiente, essas mesmas pessoas podem desistir de um sonho.
Ainda está na dúvida entre Campinas ou São Paulo? O Fretadão é a solução para a conexão entre as duas cidades! Graças à AutoTech Fretadão, ficou muito mais fácil e totalmente possível unir os benefícios de ambas as cidades. Afinal, o transporte fretado permite a locomoção diária de colaboradores com conforto, qualidade e até mesmo economia.
Acesse o site do Fretadão e solicite contato com nossa equipe comercial para garantir a evolução da mobilidade corporativa para seus colaboradores.