A chamada pesquisa de engajamento é uma ferramenta utilizada pelas empresas para medir o nível de participação ativa dos colaboradores e sua satisfação com a empresa.
Para isso, ela é composta por um questionário com perguntas claras e diretas, que visam identificar o que tem funcionado no dia a dia da empresa e o que precisa ser melhorado para alavancar a produtividade e a felicidade dos colaboradores.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os benefícios de fazer uma pesquisa de engajamento?
Os resultados obtidos com a pesquisa de engajamento ajudam a determinar se os colaboradores estão engajados e felizes na empresa. Além disso, podem facilitar o entendimento de quanto tempo os funcionários pretendem permanecer no emprego atual.
Em outras palavras, a pesquisa de engajamento permite medir a saúde emocional e psicológica dos colaboradores. Por isso, avaliar seus resultados é tão benéfico, já que as pessoas tendem a produzir mais quando se sentem felizes e satisfeitas.
Entre seus principais benefícios estão:
- redução de turnover;
- aumento da retenção de talentos;
- melhora da autoestima dos colaboradores;
- aumento do engajamento e da identificação dos funcionários com a empresa;
- promoção da cultura organizacional;
- identificação de problemas e situações prejudiciais à produtividade dos colaboradores;
- possibilidade de propor melhorias para aumentar a satisfação e o desempenho das equipes.
Como fazer uma pesquisa de engajamento?
Criar uma pesquisa de engajamento capaz de avaliar o nível de comprometimento dos colaboradores com a empresa requer cinco passos simples. Confira:
- Definição dos objetivos da pesquisa: o que sua empresa espera obter com os resultados do questionário? Seu interesse é avaliar a satisfação dos colaboradores, identificar problemas de comunicação ou medir o nível de engajamento?
- Escolha da metodologia: uma pesquisa de engajamento pode ser realizada por meio de questionários, entrevistas (individuais ou em grupo) e utilizando uma amostra das equipes. Avalie qual opção melhor se adapta às necessidades e aos objetivos da sua empresa;
- Definição das perguntas: busque focar no que você deseja avaliar, evitando perguntas ambíguas, muito longas ou complexas;
- Garantia de anonimato: propor uma pesquisa anônima garante que os colaboradores se sintam confortáveis e respondam às perguntas de forma sincera, sem medo de retaliações ou julgamento;
- Análise os resultados: identifique quais áreas e aspectos precisam de atenção e melhorias, compartilhando os resultados com a equipe. A elaboração de um plano de ação é uma excelente maneira de solucionar os problemas identificados.
Leia também: Conheça 4 Tendências de RH
Agora você já sabe que a pesquisa de engajamento é um elemento fundamental para empresas que desejam melhorar tanto o ambiente de trabalho quanto a satisfação dos colaboradores. Para continuar a leitura sobre o assunto, conheça os principais benefícios empresariais que podem ser oferecidos ao seu time!