Segundo pesquisa realizada pelo site Vagas.Com, o número de vagas afirmativas cresceu 33%, no ano de 2022. Isso mostra que o mercado de trabalho tem passado por transformações positivas e inclusivas, com as organizações se preocupando em ter ambientes laborais cada vez mais mais diversos.
Neste texto, explicamos o que é vaga afirmativa, qual a sua importância para a diversidade na empresa e qual o papel do RH para a criação e manutenção destas posições, dentro das organizações. Boa leitura!
Vagas afirmativas fazem parte de um conjunto de políticas inclusivas, que se enquadram no conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), implementadas para promover a inclusão de grupos minoritários na sociedade.
Este tipo de política visa transformar problemas que ocorrem devido à desigualdade social e criar oportunidades para promover a diversidade em diferentes contextos, como educação e emprego. As oportunidades contempladas nas vagas afirmativas são disponibilizadas para:
É importante lembrar que esse tipo de medida é concebida como um instrumento temporário para enfrentar disparidades históricas e criar oportunidades igualitárias a todos.
Ao reservar oportunidades para grupos historicamente excluídos, as políticas de ação afirmativa visam criar uma representação mais equitativa nos ambientes profissionais e promover a pluralidade.
A diversidade não reflete apenas a composição plural da sociedade, mas também enriquece o ambiente de trabalho ao trazer diferentes perspectivas, experiências e habilidades. Além disso, essas vagas contribuem para a quebra de estereótipos, reduzem a discriminação e promovem uma cultura empresarial mais inclusiva.
Dessa forma, a iniciativa não apenas ajuda a amenizar injustiças históricas, mas também fortalece a cooperação e a eficiência das organizações, ao abraçar a riqueza da pluralidade.
O setor de Recursos Humanos desempenha um papel importante na criação e manutenção das vagas especiais em uma empresa. Inicialmente, o RH 4.0 é responsável por desenvolver e implementar políticas de inclusão, que promovam a diversidade e combatam desigualdades.
Estas políticas incluem a definição de metas para a contratação e promoção de grupos historicamente excluídos. Além disso, o Departamento Pessoal é fundamental para sensibilizar e treinar os colaboradores, promovendo uma cultura organizacional inclusiva.
Na manutenção das vagas afirmativas, o RH monitora constantemente as práticas de recrutamento, avaliação de desempenho e promoção para garantir que as políticas sejam efetivamente implementadas.
A equipe também pode atuar na resolução de desafios e na adaptação das estratégias, caso seja necessário. Assim, o Departamento Pessoal vai estabelecendo as bases para a pluralidade e continua trabalhando para garantir a efetiva implementação e integração da diversidade na cultura empresarial.
Aliás, tão importante quanto oferecer oportunidades na organização para perfis diversos é garantir que eles tenham um futuro promissor em seu negócio. Para cumprir com este objetivo, a empresa deve investir em iniciativas que ofereçam um plano de carreira aos profissionais e prepará-los para cargos de liderança.
Falando no assunto, aproveite para ler também o nosso artigo sobre a importância de contar com uma liderança diversificada e inclusiva!