Existem muitos mitos ao redor do transporte fretado. Seja porque as pessoas não conhecem como ele funciona na prática ou por coisas que elas viram e ouviram falar. Neste artigo vamos quebrar estes mitos e ver o que o transporte fretado não é!
Clandestinidade
Sabe aquela “vanzinha” com a porta aberta e um cobrador pendurado que para nos pontos de ônibus? Ela mesma. É comum vermos este tipo transporte clandestino mesmo em cidades não muito grandes. Algumas pessoas associam esta experiência ao transporte fretado regulado causando uma sensação de ilegalidade.
Diferentemente da van clandestina, o fretado é legal e possui uma série de registros em agências reguladoras, como EMTU, ANTT e ARTESP. Sempre verifique se a van ou ônibus fretado que você utiliza está em dia com as licenças necessárias. Não é somente uma questão burocrática mas de segurança.
Quero usar somente uma vez
No Fretadão recebemos muitos pedidos de viagens avulsas, ou seja, realizadas somente uma vez. Pedidos como: “Eu preciso de um fretado só para voltar hoje”. Apesar de ser uma prática comum, o embarque avulso não é permitido por lei. Para viagens avulsas você precisará se deslocar a uma rodoviária.
Para utilizar o fretado você precisa de uma regularidade no deslocamento. Por exemplo: ir todos os dias para o trabalho ou faculdade, ou ir três vezes, ou até uma vez por semana para uma certa cidade.
É muito caro
Existe um preconceito de que o fretado é caro. Em alguns casos ele é sim mais caro que o transporte público, mas é mais barato que o carro em praticamente todas as condições. É ideal para a pessoa que utiliza o transporte público e quer mais conforto ou para aquela que usa carro e, quer economizar. Não é um valor inviável, mas algumas pessoas ainda acreditam que não cabe no bolso.
Quer saber os valores do fretado na sua região? Busque no Fretadão e confira os preços das linhas. Faça as contas e compare com seu meio de transporte atual.
O ônibus da empresa
Algumas empresas não oferecem transporte fretado para os funcionários, mas nada impede que uma pessoa contrate o transporte por conta própria. Esse mito de que só a empresa oferece é comum, pois, a maior parte dos fretados são de uso exclusivo das empresas. Felizmente este cenário está mudando com o fretamento compartilhado. Se você não conhece, leia este outro artigo sobre o tema.
Por ainda não ser um meio de transporte tão difundido o fretado acaba enfrentando esses preconceitos que acabam afastando novos usuários. Quem utiliza no dia a dia sabe das qualidades do fretado e costuma quebrar estes mitos quando fala para os conhecidos. O Fretadão acredita que o transporte fretado vai mudar a maneira como as pessoas se locomovem nas grandes cidades. Se você também acredita espalhe essa ideia.