Skip to main content

Você já ouviu falar em performance de RH? Normalmente, para saber se uma área da empresa melhorou ou piorou em determinado período, são utilizados indicadores de rendimento. Isso é fundamental para melhoria contínua da empresa. Com a área de RH, funciona da mesma maneira.

Neste post vamos falar um pouco sobre métricas importantes para medir a performance do RH. Veremos como melhorar estes números e por consequência como eles vão influenciar positivamente os resultados da empresa e a vida dos seus funcionários.

Gestão do RH
Assim como outras áreas o RH também tem seus indicadores.

 

Indicadores de performance do RH

Levantamos algumas métricas para analisar o desempenho da área de RH. Vamos ver cada uma delas e como medi-las.

Rotatividade (Turnover)

É o fluxo de saída e entrada de funcionários, ou seja, quantas pessoas foram contratadas para substituir pessoas que foram desligadas. Para que uma empresa seja saudável, o ideal é que este volume seja baixo. Existem fatores internos e externos que geram a rotatividade de colaboradores e é dentro dos internos que devemos agir ativamente. Só lembrando que antes de agir é necessário identificar os motivos de saída do pessoal, para isso realize entrevistas de desligamento.

Absenteísmo

Também conhecido como ausentismo, é o número de ausências dos funcionários em determinado período. Este ponto é bastante delicado, pois não podemos atribuí-lo sempre ao colaborador. Como por exemplo em problemas de família ou problemas na locomoção, são fatores que fogem do nosso controle. Independente da causa, a ausência do colaborador prejudica a produtividade da empresa.

Custos

Analisar período a período se houve redução de custos sem perder a qualidade é um ótimo indicador. Este fator pode se melhorado revendo gastos atuais desnecessários e otimizando o custo do que já é oferecido.

 

A bala de prata

Infelizmente não existe bala de prata para melhorar todos estes indicadores, é necessário um trabalho contínuo de ações e análise dos números. Nós sabemos que é mais efetivo prevenir os problemas e tratá-los na raiz do que lidar com eles lá na frente quando o funcionário já está desmotivado e quer deixar a empresa.

Porém, existe um ponto que influencia vários desses indicadores: a maneira como o colaborador se desloca para o trabalho. Nós podemos imaginar, até por experiência própria,  o quanto de estresse as pessoas são submetidas no caminho e quão desgastadas psicologicamente chegam no trabalho. Vamos analisar as três maneiras mais comuns de um colaborar chegar ao trabalho, suas vantagens e desvantagens, tanto para ele quanto para a empresa.

Carro

Sai caro para o colaborador, que ainda pode arcar com despesas de estacionamento e é submetido ao trânsito das grandes cidades. É fácil imaginar uma pessoa estressada no trânsito, inclusive é algo bem comum de se ver. Apesar da flexibilidade a pessoa já chega ao ambiente de trabalho com uma carga de estresse bem grande, o que pode influenciar tanto na sua produtividade quanto no seu desejo de permanecer na empresa. Hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas reverem seus empregos e levarem em consideração a proximidade do trabalho.

Trânsito
O trânsito é muito desgastante para quem dirige.

 

Transporte público

É mais em conta, porém causa um cansaço físico e mental enorme. É muito difícil que o funcionário tenha que pegar somente um transporte público para chegar no trabalho, e toda essa movimentação gera um desgaste muito grande. Da mesma maneira que o carro, a pessoa chega no ambiente de trabalho já cansada e desmotivada, além de estar sujeita as greves.

Ônibus lotado
O transporte público pode ser bastante tumultuado.

Fretado

Possui valor acessível e transporta os funcionários com conforto. Normalmente um fretado não passa a mais de 800 metros da casa do colaborador e de sua empresa. Apesar do tempo de viagem um pouco maior que o do carro, quem utiliza o fretado pode fazer  que quiser durante a viagem, como dormir ou mesmo adiantar coisas do trabalho. O funcionário chega ao trabalho muito mais disposto e sempre na hora.

Ônibus fretado
As pessoas no fretado utilizam o tempo de viagem como bem entenderem.

 

O fretado como meio de transporte

Como podemos ver o fretado é uma excelente opção a ser oferecida aos seus funcionários. Além de evitar o desgaste dos colaboradores possui um custo acessível.

Um RH eficiente não está preocupado com a vida do colaborador apenas dentro da empresa. Nós sabemos que o que acontece na vida das pessoas muitas vezes acaba influenciando no ambiente profissional. Utilizando o fretado elas não se preocupam com o transporte para o trabalho e melhor ainda, podem utilizar o tempo da viagem da melhor maneira possível, melhorando sua qualidade de vida.

Proporcionando um deslocamento tranquilo para os funcionários você também irá reter os talentos na sua empresa, diminuindo a rotatividade. Além disso você verá melhoras nos indicadores de assiduidade. Você pode entender com mais detalhes as vantagens do fretado para as empresas clicando aqui.

Quer saber como reduzir custos e aumentar a produtividade dos seus funcionários utilizando o fretado? Solicite um contato que iremos te ajudar, não importa o tamanho da sua empresa ou grupo. Basta utilizar o formulário abaixo, ou se preferir acesse nosso site clicando aqui.


Categorias:

Mobilidade, RH