Redução de custos é algo que sempre deve estar presente na cultura das empresas. Principalmente em tempos de crise essa prática é fundamental. É possível reduzir custos sem perder a qualidade ou deixar de oferecer um serviço? A nossa resposta é sim, e neste artigo vamos tratar especificamente da redução de custos na área de RH.
Começando com o corte de desperdícios e depois otimizando os gastos você poderá deixar sua empresa cada vez mais enxuta. Levantamos alguns pontos importantes para implantar essa prática na sua empresa.
Analisar a cesta de benefícios dos funcionários e identificar o que está sendo útil de fato. Qual a percepção dele de valor em relação aos benefícios oferecidos? Talvez seja interessante segmentar estes benefícios. Por exemplo, para um funcionário jovem, oferecer cursos de idiomas e treinamentos pode ser uma boa opção. No caso de funcionários que já tem família constituída, algum benefício que ele possa desfrutar com a família seria interessante.
Não podemos generalizar, é necessário entender a necessidade e o objetivo de cada um. Deste modo a empresa poderá focar no que de fato gera valor para o colaborador e descartar o que não gera, economizando e entregando mais. Veja aqui as vantagens do transporte fretado e como ele pode ser um ótimo benefício para a empresa e para o colaborador.
Existem serviços que trazem uma carga de trabalho bem grande para alguma área da empresa e não são seu negócio principal.
Muitas vezes os funcionários responsáveis por estas tarefas não tem nenhuma experiência. Assim, além de não oferecer um serviço profissional a empresa pode estar gastando mais do que o necessário, tanto com o próprio serviço quanto com seus funcionários. Se quiser saber um pouco sobre a terceirização no transporte de funcionários confira este artigo.
Os funcionários têm papel fundamental na redução de custos da empresa. Crie políticas de economia de recursos e divulgue para os colaboradores. Peça sugestões e gere engajamento.
Levante a questão da sustentabilidade. Crie uma campanha para substituição dos copos plásticos por canecas. Pense em alguma estratégia para reduzir o número de impressões ou de reaproveitamento do papel.
Reveja e analise os processos atuais, sempre existe um espaço para melhorias. No início você identificará vários pontos de desperdício, e isso é comum para uma empresa que não tem a cultura de sempre analisar seus custos. Com o tempo você passará para a otimização dos gastos, tornando sua empresa cada vez mais enxuta sem perder a qualidade.
A tecnologia está aí para nos ajudar e cada dia esta mais presente em diversas áreas de uma empresa. Na área da RH não seria diferente, existem diversas plataformas no mercado que ajudam a otimizar a gestão de pessoas.
Alguns exemplos são: gerenciamento de folha de pagamento, gestão de benefícios, controle de despesas individuais e otimização de logística e transporte de funcionários. Utilize a tecnologia e otimize o seu tempo e de seus funcionários, pra quer gastar tempo se existe uma solução para acelerar o processo?
Estas são algumas maneiras de tentar reduzir os custos dentro da sua empresa aumentando a qualidade e eficiência dos serviços prestados. Todas as empresas passam por fases difíceis e precisamos sempre revisitar estes pontos e garantir que estamos fazendo o melhor. Leve esta cultura para dentro e faça a diferença.
Quer saber se sua empresa pode reduzir custos com transporte de colaboradores?
Vamos bater um papo!