Veja agora o que aprender com a cultura organizacional humanizada dessas 7 grandes empresas para aplicar no seu departamento de pessoas.
Cuidamos das pessoas. Esse é um valor muito importante aqui dentro da cultura organizacional do Fretadão que nos inspira e nos motiva todos os dias. E, essa valorização de pessoas, esse olhar que vai além de números, é o que tem atraído e engajado profissionais pelo mundo afora e transformando os resultados de muitas empresas que possuem esta mesma visão.
Este é um movimento poderosamente necessário e muitos profissionais de RH no mercado brasileiro já estão transformando culturas empresariais para esta nova realidade.
Por isso, decidimos falar de 7 poderosas empresas que tem vivenciado e colocado em prática no seu dia a dia o lado HUMANO do departamento de Recursos Humanos (ou departamento de People/Pessoas/Gente, termos amplamente usado nos dias atuais) e mencionamos o que podemos aprender com cada uma delas.
Contamos com depoimentos reais de seus colaboradores e também destacamos alguns profissionais de RH recentemente premiados no mercado por conduzir práticas de melhoria da área. Quer descobrir quem são? Então continue lendo até o final!
A Alelo é uma empresa de serviços financeiros, especializada em benefícios, líder nos segmentos de alimentação e refeição no Brasil.
Ao longo de sua trajetória, a instituição passou a atuar em novos mercados, e hoje conta com um grande portfólio de soluções nos segmentos de alimentação, mobilidade, cultura, saúde e premiação.
A Alelo acredita que o maior benefício de todos é promover a qualidade de vida. Afinal, quem vive bem, trabalha melhor.
Um dos pilares do “Jeito Alelo de ser” é “Trabalhamos em seu benefício”, onde prezam pelo bem-estar e satisfação dos seus colaboradores. Com isso, o seu ambiente é organizado de forma leve e descontraído, promovendo a colaboração em sua cultura organizacional.
Não atoa ela está na lista de As Melhores Empresas para Trabalhar e também reconhecida como uma das empresas entre As Mais Amadas, prêmio da Love Mondays – Glassdoor Company.
A profissional de RH de destaque da vez é a Soraya Bahde – diretora de Gente e Transformação – que há mais de 6 anos vem trazendo uma inovação de cultura dentro da Alelo, tornando-se uma dos 5 finalistas do prêmio Top 5 dirigentes de RH na premiação do Top of Mind de 2019.
Podemos ver um pouquinho como seu papel na empresa começou em sua participação do CONARH em 2014, onde fala como é importante em uma organização focar nos benefícios intangíveis e torná-los eficientes, mostrando valorização nos processos, nos comportamentos, tornar as relações corporativas mais humanas e a importância da formação da liderança para sustentar esta cultura.
Convidamos a Carolina, Analista Jr. de Inovação na Alelo Brasil, para contar como tem sido a relação dela com o departamento de pessoas, olha só:
O que podemos aprender com a Alelo: Atitudes que demonstram a valorização do colaborador e da sua qualidade de vida são essenciais para promover o desenvolvimento de todos.
A Senior é uma das maiores empresas de sistemas de gestão empresarial do Brasil com soluções inovadoras para gestão empresarial, logística, controle de acesso e segurança, e relacionamento com clientes.
Um dos seus valores na sua cultura é “Valorização das pessoas” que se reflete não apenas com o cuidado com seus clientes, mas sim de um cuidado de dentro para fora, valorizando o seu quadro de funcionários vendo cada um não como “mais um número”, mas sim como um verdadeiro ser humano.
Com isso, não atoa a Senior também é outra empresa da nossa lista que está entre As Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil através de uma cultura organizacional colaborativa e oferecendo ótimas condições de trabalho para os seus mais de 1700 colaboradores e para diversas filiais distribuídas por todo o país.
Além disso, ela foi mais uma vez indicada ao prêmio empresarial Top Of Mind de RH e está entre as 5 empresas finalistas em busca do prêmio neste ano.
A Diretora de Pessoas e Organização da Senior, Jussara Dutra, vêm transformando a cultura de toda a empresa há mais de 10 anos com sua equipe no departamento de people.
Exercendo uma parte extremamente importante, tem gerado muitos reconhecimentos de sua empresa e como profissional, como, por exemplo, a indicação ao prêmio do profissional de RH no Top of Mind de RH em 2019.
Em entrevista dada para #RHPRAVOCÊ, Jussara mostra que possui o foco em potencializar o que tem de melhor dentro da empresa com inovação para apoiar a transformação profunda que a nova era digital está trazendo para o negócio e para o mundo.
De fato vivemos em um tempo de complexidade, mudanças rápidas e que nos geram muitos aprendizados. Então, por que não trazer o que cada pessoa tem de melhor para dentro da empresa, valorizando o seu propósito individual e potencializando o engajamento com a colaboração? Ta aí uma coisa que podemos aprender com o seu posicionamento na Senior Sistemas.
E quem melhor para falar do seu trabalho, se não os próprios funcionários, não é verdade? Confira logo abaixo os depoimentos:
O que podemos aprender com a Senior: Acreditar nas pessoas, ter uma cultura inovadora e promover a colaboração faz diferença.
O McDonald’s é uma das empresas que mais realiza o sonho do primeiro emprego de muitos jovens do país.
Com mais de 36 mil funcionários, sendo 70% deles jovens de até 25 anos, já foi eleita diversas vezes como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar. Além disso, ficou em 34º entre as 100 marcas mais lembradas na pandemia da COVID-19.
Além da companhia focar bastante no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, sendo cerca de R$40 milhões investidos nisso anualmente, também podemos ver como parte da sua cultura organizacional o cuidado com a saúde e segurança de todos desde o atendimento nos restaurantes até os escritórios administrativos.
Com a pandemia da COVID-19 novas adequações na empresa foram tomadas e como podemos ver pelo depoimento dado pela colaboradora Marina, o cuidado pelo bem-estar vindo pelo RH não ficou de fora.
O que podemos aprender com a Arcos Dourados – Mc Donald’s: Cuidar da saúde física e mental do colaborador mesmo principalmente em momentos difíceis é fundamental.
A Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e os recursos vitais. De restaurantes e hotéis a refinarias e fábricas, conta com mais de 49.000 associados (como chama os seus funcionários) para ajudar os clientes a otimizar a limpeza, eficiência, segurança, sustentabilidade e rentabilidade de suas operações em mais de 170 países em todo o mundo.
Um dos pilares da Ecolab frente ao seus colaboradores em sua cultura organizacional é o desenvolvimento, onde acredita que dentro da organização há uma infinidade de oportunidades para cada um se desenvolver e crescer juntos.
Com isso, citamos outro profissional de destaque e também indicado ao prêmio de Jovem Talento de RH do Top of Mind de RH 2019, o Bruno Nascimento, HR Business Partner na Ecolab.
“Sou um profissional apaixonado pela minha profissão e por pessoas. Acredito que trabalhar em RH é uma missão nobre, pois nosso foco é desenvolver pessoas, ajudá-las a atingir seu pleno potencial e, principalmente, entender que os resultados organizacionais só são alcançados por meio delas.“, diz Bruno em entrevista ao receber a premiação.
E para falar um pouco mais sobre o seu trabalho e sobre o RH da Ecolab, convidamos a Lorena, Trainee de Supply Chain da companhia. Confira:
O que podemos aprender com a Ecolab: O desenvolvimento contínuo é muito valioso para o sucesso de todos.
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde humana, animal e agricultura. Por muitos anos ela é uma das empresas que muitas pessoas desejam trabalhar, já que possui uma forte combinação entre cultura internacional, inovação e um forte compromisso de responsabilidade social.
A Bayer mantém o seu compromisso de apoiar os direitos humanos em vários níveis, caracterizando um Recursos Humanos de fato humano.
A responsabilidade social da Bayer é refletida em muitos âmbitos da sociedade e dentre eles podemos ver um extremamente importante conectado a área de pessoas: a Inclusão e Diversidade.
Esse assunto é levado tão a sério em sua cultura organizacional que ela tem até uma área todinha dedicada só para trabalhar a inclusão e diversidade dentro da empresa, afinal, o Grupo Bayer atualmente emprega pessoas de 127 países ao redor do mundo, tornando essa ação ainda mais necessária.
Solicitamos o depoimento para funcionários da empresa para falar sobre sua percepção sobre o RH no geral, e surpreendentemente, além dos pontos positivos sobre a abertura e cuidado do departamento com os funcionários, ambos citaram como os movimentos proporcionados pela área de I&D tem marcado suas vidas e carreiras.
Com isso, podemos ver que há ações e resultados efetivos, sem nem precisar incentivar a fala sobre o assunto. Demais, não? Confira os depoimentos a seguir:
O que podemos aprender com a Bayer: A inclusão e a diversidade são necessárias e importam muito!
A maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina. Essa é a Dasa. Com mais de 24 mil colaboradores e mais de 40 marcas que atuam no mercado privado de saúde, hospitais, laboratórios e sistema público de saúde, trabalham todos os dias para transformar a saúde das pessoas.
Para uma empresa que tem como o seu objetivo final promover a saúde e o bem-estar das pessoas no mundo, não podia agir diferente em sua cultura organizacional se não ser humana do lado de dentro e cuidar dos seus colaboradores.
Conversamos com a Thais Monteiro Lima – Especialista de Atração e Seleção – e ela nos contou como as coisas funcionam no departamento de people na Dasa.
“Acredito que hoje a área de people, assim chamada em grandes empresas, está mais valorizada e mais atrativa digamos assim. Eu entendo que somos os grandes responsáveis por mostrar o quanto as pessoas são importantes e essenciais para a entrega de resultados e crescimento da corporação, por isso devem ser cada vez mais valorizadas enquanto seres humanos, devem ser vistas e tratadas individualmente, acolhidas e amparadas por seus gestores e diretores.”, conta Thais.
Inclusão e diversidade, autonomia, ser do jeito que é, são formas que a Dasa demonstra o seu olhar humano em sua cultura organizacional valorizando as particularidades de cada funcionário.
“Hoje na Dasa, atuamos colocando as pessoas no centro de nossos valores e ações, então tudo que fazemos hoje é pensando no nosso paciente e nos nossos colaboradores. Visamos proporcionar experiências incríveis e diferenciadas para ambos. Isso vai muito de encontro com meu mindset de RH, com a minha postura hoje diante do time e dos colegas. As pessoas têm que ser vistas antes das métricas, pois são elas que farão a diferença nos resultados, não adianta focar no final se quem executa é a pessoa envolvida no meio do processo. Por isso precisamos garantir cada vez mais um bom ambiente, estimular as boas relações e disseminar o quanto é importante a valorização das pessoas.” , explica Thais.
Vencedora do prêmio Jovem Talento de RH do Top of Mind de RH 2019, a Alejandra Garcia, Coordenadora de Atração e Seleção da Dasa tem o destaque da vez. Com mais de 10 anos de experiência na área, passou por grandes empresas como Kenoby, Gol Linhas Aéreas e Itaú hoje está fazendo um ótimo trabalho junto com a Thais Lima.
O que podemos aprender com a Dasa: Colocar as pessoas no centro vale muito mais do que colocar métricas e números sobre tudo.
Para finalizar a nossa lista temos a Unilever, gigante empresa global de bens de consumo que dispensa apresentações, não é mesmo? Com certeza você tem algum produto da marca em sua casa, aliás são mais de 2.5 bilhões de pessoas ao redor do mundo que usam seus produtos.
Ela ainda foi elencada como uma das 100 marcas mais lembradas pelos brasileiros na pandemia da covid-19, então podemos dizer que ela tem uma imensa fama.
O seu departamento de pessoas também não fica para trás. Com programas em sua cultura organizacional que incentivam o desenvolvimento dos funcionários, benefícios incríveis e um ambiente de trabalho seguro e aberto à diversidade seja ela de gênero, inclusão social e de pessoas com deficiência e estilos de liderança, atraem milhares de pessoas todos os anos para fazer parte do time.
O Fernando Rodrigueiro, diretor de Recursos Humanos na Unilever, antes focado no Go To Market da Unilever e hoje tendo suas atividades focadas dentro do Supply Chain pela América Latina, exerceu um papel muito importante contribuindo para tornar a Unilever uma forte marca empregadora.
No evento 6º RestauraRH, Fernando mostrou com cases de sucesso de campanhas da organização que cada detalhe faz a diferença.
Ele conta que os valores, atributos e princípios da empresa expostos nos canais de mídia precisam ser intrinsecamente praticados dentro da organização. Ou seja, a fala que tem sido exposta fora da organização precisa ir de encontro com as práticas de dentro. Isso faz com que a marca mantenha o seu posicionamento forte no mercado e grandes resultados.
Outro importante ponto valorizado pela Unilever e que vale mencionar é a importância do diálogo transparente e aberto entre todos. Isso faz uma grande diferença, assim como podemos ver no depoimento abaixo da Tax Manager, Ana Carolina:
O que podemos aprender com a Unilever: Os princípios pregados pela organização precisam serem postos em prática. Só assim o posicionamento como uma marca empregadora pode ser sustentado.
Todas essas e muitas empresas tem muito a ensinar com suas ações humanizadas.
Cada empresa, independente de praticar ações como essas ou não, tem uma responsabilidade social enorme perante a sociedade. Exercer este papel não trará benefícios apenas para os colaboradores, mas também resultados positivos fantásticos para as organizações e para o mundo.
E aí, qual a prática que você gostou mais? Conta aqui para gente na caixa de comentários, vamos adorar saber a sua opinião! 🙂
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