O trânsito é uma parte inevitável da vida moderna e, infelizmente, uma fonte constante de estresse e perigo para os milhares de trabalhadores que precisam se deslocar todos os dias.
Um estudo realizado pela USP, chamado “Inquérito de Saúde”, teve como objetivo relacionar o tempo parado no deslocamento diário com problemas de saúde. O resultado não surpreende e mostra que quanto mais se fica parado maior a chance de problemas de saúde surgirem – isso sem contar nas chances de acidente.
Leia o artigo para conhecer os principais perigos no trânsito e uma boa solução para evitar esse problema na vida dos funcionários da sua empresa!
Conheça os principais perigos do trânsito no dia a dia
Confira uma lista com as principais consequências negativas que o deslocamento diário ao volante pode causar:
Suscetibilidade a acidentes
Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte e lesões graves em todo o mundo e podem ser causados por uma variedade de fatores:
- excesso de velocidade;
- distrações ao volante (como o uso de celular);
- desrespeito à legislação;
- condições climáticas adversas;
- falhas mecânicas;
- comportamentos imprudentes.
Esses sinistros figuram entre os principais perigos no trânsito e têm impacto significativo na sociedade, resultando em perdas de vidas humanas, ferimentos graves, incapacidades permanentes e custos financeiros elevados.
Estresse
O dia a dia no trânsito, em especial nas grandes cidades, representa um altíssimo potencial de estresse para os motoristas. Congestionamentos, pressão do tempo e a própria suscetibilidade aos acidentes causam impactos profundos na saúde física e mental de quem precisa dirigir todos os dias.
Esse impacto pode levar a problemas de saúde, como aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. Além disso, o estresse também pode afetar negativamente o desempenho no trabalho: um funcionário que já chega ao escritório estressado antes de começar a cumprir suas funções não está tão disponível para exercê-las com eficiência, certo?
Dores musculares
Passar longos períodos de tempo sentado no trânsito pode causar dores musculares, especialmente nas costas, pescoço e ombros. Essas dores podem ser incômodas e afetar a qualidade de vida pessoal e profissional de quem dirige rotineiramente.
Essas dores são causadas, geralmente, por postura inadequada ao dirigir, pelo tempo prolongado em uma mesma posição e pela falta de movimentação durante trajetos longos.
Como evitar os perigos no trânsito e oferecer mais segurança e qualidade de vida para os colaboradores da sua empresa?
Para evitar os perigos no trânsito e oferecer mais segurança e qualidade de vida para os colaboradores da sua empresa, é fundamental implementar medidas e políticas de mobilidade corporativa eficazes.Isto significa gerir de forma estratégica o deslocamento de seus colaboradores, propondo alternativas ao uso de veículo particular e promovendo meios de transporte mais seguros e sustentáveis.
O Fretadão oferece soluções completas de transporte corporativo, o que traz diversos benefícios, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, incluindo:
- maior assiduidade no trabalho;
- mais produtividade;
- diminuição dos problemas de pontualidade;
- maior qualidade de vida para os colaboradores.
- menos impacto negativo no meio-ambiente;
- menos veículos individuais nas ruas.
Lembrando que estratégias de conscientização e segurança no trânsito são fundamentais para amenizar problemas nas grandes cidades e garantir mais qualidade de vida e integridade física e emocional aos seus colaboradores.
Falar de segurança no trânsito vai muito além do simples respeito à legislação, requer uma mudança cultural em relação à forma como encaramos a mobilidade urbana — e a adoção de soluções de mobilidade corporativa faz parte disso!
Para conferir mais informações sobre como promover esse benefício em sua empresa, acesse a página de fretamento empresarial no site do Fretadão e tire todas as suas dúvidas.