Skip to main content

Sentir segurança na ida e volta ao trabalho é uma das maiores preocupações das mulheres. Conforme informações publicadas pelo Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, em cada 10 mulheres, 9 já adotaram estratégias de segurança em seus deslocamentos.

Estão entre as principais situações apontadas olhares insistentes, cantadas, assalto/furto e importunação/assédio sexual.

Mas como é possível aumentar a segurança para mulheres na sua empresa? Hoje, contamos como aprimorar este assunto no seu setor e melhorar a qualidade de vida, segurança e informação das colaboradoras. 

Treinamentos

Os treinamentos são uma das melhores formas de conscientizar as colaboradoras sobre como agir em situações nas quais elas se sentem inseguras ou desrespeitadas. Por meio de dicas de especialistas, elas podem saber como proceder em uma denúncia ou até mesmo acolher uma outra pessoa que passe por algum tipo de situação indelicada.

Os treinamentos também são importantes a todos os colaboradores da empresa, pois independente do gênero, todos têm um papel importante para construir uma sociedade e um trânsito mais seguro.

Palestrantes sobre segurança e importunação sexual ou parcerias com escolas que oferecem cursos corporativos podem favorecer a educação e a conscientização dos funcionários.

No Fretadão, todos os motoristas parceiros passam por um treinamento obrigatório contra assédio fornecido pela ONG Cruzando Histórias – StandUP – Contra o assédio nas ruas. 

Apoio terapêutico

Cuidar da qualidade de vida das colaboradoras também é essencial para melhorar a segurança de mulheres no deslocamento.

Muitas delas passam por situações constrangedoras, mas nem sempre sabem com quem se abrir ou sentem vergonha em contar algo que possa ter ocorrido no deslocamento, ou ainda nem sabem que podem ter sido vítimas de situações negativas.

Logo, apoiar as colaboradoras, oferecendo benefícios com apoio terapêutico também são importantes, além de fazer com que elas se sintam parte de uma companhia acolhedora, o que favorece a confiança, respeito e vontade de permanecer na empresa.

Mobilidade segura e acessível

Além de oferecer conforto para as colaboradoras, ter uma opção de mobilidade segura e acessível é uma das formas mais eficazes da companhia trazer segurança para as mulheres no deslocamento.

O transporte fretado, por exemplo, faz com que uma mulher esteja menos vulnerável a situações arriscadas, como assaltos e assédios. Com o fretamento empresarial, é possível realizar estudos de cenários para menor deslocamento das mulheres aos seus pontos de embarque e desembarque, maior proximidade dos pontos em horários específicos e ainda fazer o mapeamento de áreas consideradas de risco para o público feminino.

Estes assuntos são importantes entre o Fretadão e as empresas que confiam na gestão de transporte inteligente que oferecemos. As mulheres representam 55% dos usuários diários dos fretados da companhia, logo a segurança para mulheres é um tema frequente.

Segurança para mulheres e o cuidado com as pessoas

Para o Fretadão, existe a responsabilidade no cuidado com as pessoas. Uma das novidades é o lançamento de uma função de emergência, que inclui um  botão de SOS para prioridade de contato direto com a equipe de suporte.

No botão SOS, é possível a passageira escolher uma opção de ajuda, caso perceba algum tipo de situação constrangedora ou nociva. Ao acionar o botão e especificar o motivo, ela é direcionada para a equipe de atendimento e a chamada entra na fila de alta prioridade para que o motorista pare a viagem e atue diretamente no problema.

Há ainda, ferramentas como rastreamento dos veículos em tempo real, telemetria, leitor de embarque e sistemas de monitoramento inteligente.

Gostou das dicas e quer levar segurança e gestão de transporte para a sua empresa?

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas!