O Programa Laço Amarelo traz neste mês alguns lembretes para você que está por aí transitando de algum modo. O tema central da vez é a bicicleta, pois trata-se de um importante meio de transporte e, em muitas cidades, é o principal modo de locomoção da maioria da população. Mas não é só isso: a bicicleta contribui para desafogar o trânsito, melhora a saúde de quem a utiliza e não polui o meio ambiente.
Enquanto os benefícios estão claros, é preciso não perder de vista os cuidados. Ainda que você não tenha o hábito de pedalar, talvez conheça alguém que o faça. Neste caso, conhecer os riscos e orientar quem está por perto faz toda diferença. Por isso, é importante não só saber da importância da bicicleta para uma da mobilidade humana, segura e sustentável para nossas cidades, mas também como usá-la com segurança.
A bicicleta e o trânsito
De acordo com o CTB, bicicleta é um veículo e, como tal, precisa seguir as regras previstas como seguir a mão de direção e toda legislação de trânsito. Como, por exemplo, a placa de PARE ou a indicação do semáforo.
Além disso, a bicicleta deve estar equipada com os itens de segurança obrigatórios, que são espelho retrovisor (lado esquerdo), campainha e adesivos refletivos instalados na dianteira, traseira, lateral e nos pedais.
O primeiro recado para quem não anda de bike é respeitar quem faz essa opção. Cada vez que um ciclista está na rua, é um carro a menos transitando. Porém, andar de bicicleta em uma grande cidade requer muitos cuidados que não devem ser renegados pelos ciclistas, como usar equipamentos de proteção, seguir as regras e jamais usar o celular enquanto pedala.
Outro recado importante é: jamais pedale em rodovia. Não é um local seguro. Procure sempre ciclovias ou ciclofaixas, ou os locais onde há menos carros transitando, como ruas de bairros. Andar de bike é gostoso e pode fazer muito bem para a sua saúde.
E para você que está em outro tipo de veículo, respeite e proteja quem está de bicicleta. É seu dever enquanto condutor e sua obrigação de cidadão. Ensine quem não sabe, dê exemplo para quem está perto.
No trânsito, escolha a vida.