Aprenda como a economia colaborativa pode ajudar sua empresa

A economia colaborativa, também conhecida como economia compartilhada, utiliza o princípio do compartilhamento ou troca de bens ou de serviços entre pessoas. É bastante comum ouvir este termo em épocas de crise, mas o que pode-se observar é que o futuro está cada vez mais social e menos individual.

Este conceito pode ser aplicado facilmente nos grandes centros urbanos. Onde o custo de vida é mais elevado, o trânsito nas ruas é caótico e a população está agrupada. Tudo colabora para que pessoas vendam coisas que já não utilizam mais, compartilhem o carro para trabalhar ou aluguem suas casas durante as férias.

Estas medidas estão funcionando e estão cada vez mais em voga nas metrópoles do mundo, será que elas poderiam funcionar no ecossistema da sua empresa? Nós acreditamos que sim! Vamos ver quais vantagens seus funcionários podem obter com a economia colaborativa.

 

Economia compartilhada

 

Vantagens da economia colaborativa empresarial

Economia de tempo

Tudo é mais rápido,  por exemplo, um funcionário quer comprar um celular novo, mas não tem dinheiro, porém tem uma excelente câmera fotográfica que já não utiliza mais. Atrás dele senta um colega super antenado em tecnologia que troca de celular a cada 4 meses, mas que precisa de uma câmera para sua próxima viagem. Em questão de minutos um já pode estar com seu novo celular e nem precisou perder tempo indo a uma loja ou pesquisando na internet. O outro terá uma câmera perfeita para sua viagem, e quem sabe não receber umas dicas de fotografia?

É este tipo de negociação que acreditamos que podem ocorrer dentro das empresas. Tanto para bens de consumo como para serviços. Um colaborador pode precisar de um site simples para o negócio de sua esposa, será que não tem alguém na empresa que pode dar uma força?

Interação entre funcionários

Esta negociação promove a interação entres os colaboradores. Pode ser que uma pessoa da área financeira está negociando algo com alguém do jurídico. Esta comunicação entre as áreas pode gerar feedbacks interessantes de quem tem uma visão de fora, contribuindo assim para a melhoria da empresa.

Os colaboradores podem encontrar hobbies em comum, promover encontros e motivar colegas. Tudo isso torna o ambiente de trabalho muito mais saudável.

Mencionamos aqui alguns benefícios diretos para os funcionários, porém existe um ponto que a economia compartilhada pode ajudar diretamente a empresa, o transporte compartilhado. Seja com redução de custos ou com selos de sustentabilidade. O transporte compartilhado pode trazer muitos benefícios para sua empresa.

 

Economia compartilhada

 

O transporte compartilhado

Carona

Tem se popularizado bastante nós últimos anos e pode sim gerar economia para o funcionário. Em alguns casos pode funcionar, o principal problema é que não é um transporte profissional. O colaborador fica a mercê dos imprevistos de quem oferece a carona. Não tem nada que garante a viagem, e nos piores casos pode até aumentar a taxa de ausências da empresa.

Fretado convencional

Não é necessariamente economia compartilhada, mas parte do princípio que muitas pessoas utilizam o mesmo transporte. Não conhece o fretamento para empresas e suas vantagens? Explicamos melhor neste artigo aqui. Existem muitas vantagens, o único problema é que pode sair caro para pequenas e médias empresas. Neste caso é necessário contratar um veículo inteiro, independente de sua demanda, o que pode gerar uma capacidade ociosa. Uma alternativa é promover o transporte fretado dentro de sua empresa e incentivar os funcionários a encontrarem cada um o seu.

Fretado compartilhado

Este modelo une o melhor dos dois mundos.Todas as vantagens do fretado convencional e sem o custo da capacidade ociosa. A empresa paga de acordo com a demanda e não precisa se preocupar onde o funcionário reside. É cobrado o valor por assento, se alguém é contratado a empresa paga por ele, se este alguém é desligado a empresa deixa de pagar.

 

De olho no futuro

As empresas atualmente tem papel fundamental no desenvolvimento sustentável das cidades, e otimizar o transporte dos funcionários é uma maneira muito eficiente de atingir este objetivo. Promova a discussão desse modo de vida dentro da sua empresa, indique ferramentas tecnológicas que incentivem a economia colaborativa.

Quer saber mais sobre fretamento compartilhado? Quer planejar o transporte de seus colaboradores? Nós podemos te ajudar, clique aqui e solicite um contato, vamos entender suas necessidades.

Quer saber se sua empresa pode reduzir custos com transporte de colaboradores?

Vamos bater um papo!

Clique aqui e solicite um contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *