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Prazer, eu sou a Letícia Camilo, Growth Hacker na Vaipe – plataforma de gestão ativa de engajamento de colaboradores. O Fretadão me convidou para compartilhar quais são as 5 alavancas de engajamento de colaboradores mapeadas a partir de uma amostra com +10.000 usuários únicos em 2019, +500.000 interações e +38.500 comentários anônimos na Plataforma da Vaipe. Vamos descobrir cada uma delas?

 

Alavancas de Engajamento Vaipe

 

As 5 alavancas de engajamento

O engajamento é a ligação afetiva dos valores e objetivos do colaborador com o negócio. Essa ligação é o resultado das experiências passadas que a pessoa teve com a empresa, líderes e colegas de trabalho. Ou seja, é uma relação emocional resultante de micro comportamentos diários dos seres humanos.

Dessa forma, as alavancas de engajamento representam os fatores-chave que motivam os colaboradores em uma organização. De acordo com dados da Vaipe, colaboradores engajados são 5x mais propensos a indicar a empresa, 5x mais comprometidos com entregas e 3x mais propensos à inovação. 

Anualmente a Vaipe analisa as alavancas de engajamento através de um mapeamento que relaciona as perguntas de clima da plataforma com a pesquisa de engajamento, que tem como métrica o eNPS (indicador que mede o engajamento de colaboradores a partir da pergunta Vaipe: “De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?”).

Com base nesse estudo foram encontrados os 5 fatores-chave que mais alavancam o engajamento de colaboradores. Acompanhe cada um deles a seguir:

 

1. Missão, visão e valores

O propósito da empresa, ou seja, a missão, a visão e os valores, são os fatores que mais alavancam o engajamento de colaboradores nas empresas. Portanto, é fundamental que desde o processo seletivo até o momento de efetivação de um novo colaborador a empresa deixe explícito qual é a sua missão, visão e valores. Além disso, as pessoas querem que a organização zele por esses princípios e os aplique diariamente. Assim, seguindo esses preceitos, a identificação do funcionário com o negócio aumenta e ele entende que a empresa tem, efetivamente, um propósito.

 

2. Novos desafios

Certamente um ambiente de trabalho estimulador faz com que os desafios propostos aos colaboradores sejam vistos de forma mais acolhedora. Dessa forma, trazer novos desafios para dentro da cultura da empresa, apoiar os colaboradores para que os erros sejam vistos como um processo de aprendizado e treinar as lideranças para que elas saibam como gerir, estimular e dar feedbacks para seus times, são fatores importantes para fomentar essa alavanca de engajamento.

 

3. Medidas meritocráticas

De acordo com os colaboradores, as medidas meritocráticas devem estar alinhadas à cultura da empresa. Por esse motivo, existe a necessidade de que essas práticas estejam claras e alinhadas entre os gestores e colaboradores. Aliás, a cultura de meritocracia não precisa estar relacionada a um plano de carreira. Disseminar quais são as recompensas por um bom trabalho e combinar com todos as políticas meritocráticas facilitam a visão do colaborador sobre as recompensas.

 

4. Tarefas reconhecidas

Os colaboradores necessitam que as suas tarefas e evoluções sejam devidamente reconhecidas pela liderança. Por isso, é preciso construir um um processo de feedback claro e constante entre os gestores e seus liderados, dar autonomia para o time e apresentar novos desafios. Além disso, utilizar métricas e ferramentas de mensuração de engajamento, estimular o time a dar mais feedbacks sobre os processos de gestão e usar ferramentas e métricas para mensurar o desempenho da liderança são formas de promover o engajamento através dessa alavanca.

 

5. Práticas de reconhecimento

Na visão dos colaboradores as práticas de reconhecimento adotadas pela empresa precisam fazer parte da cultura. Isso porque, quando há o reconhecimento do trabalho, o colaborador se sente engajado e valorizado. Dessa forma, é importante estruturar quais são as medidas meritocráticas e alinhá-las com o time. Além de comunicar a todos quando um reconhecimento positivo acontecer.

 

Mapa de Engajamento Vaipe

 

Como engajar colaboradores em 2021

Não é mais segredo que o principal ativo das organizações são as pessoas. Por esse motivo, criar estratégias focadas no engajamento de colaboradores se tornou imperativo frente às mudanças das novas gerações: se antes era típico Baby Boomers ficarem mais de 10 anos numa empresa, os Millenials e GenZ’s tendem a trocar de emprego 4 vezes até os 32 anos.

Durante muito tempo o turnover foi utilizado como a métrica norteadora da estratégia de pessoas. Contudo, usar o turnover e fazer as mesmas ações de retenção do passado para uma geração que fica 2 anos em cada empresa vai te levar ao fracasso. Dessa forma, saber o que é engajamento e como trabalhar o engajamento dentro dos times é fundamental para desenvolver estratégias que valorizem os colaboradores e os tornem embaixadores da marca.

Em outras palavras, é chegada a hora de mudar o foco de mensurar turnover para mensurar engajamento. Deixar de olhar o turnover como sua métrica definitiva é um passo importante para colocar em prática as ações de gente e gestão. O protagonismo do engajamento como métrica para área de pessoas deve ser implementado com uma realidade em mente: os colaboradores deixam as organizações, mas ao deixá-las, que sejam como promotores.

Os promotores são aqueles que, mesmo após saírem de sua organização, continuarão a indicá-la para amigos e familiares. E, se possível, continuarão a utilizar seu produto, promover a sua marca ou até mesmo fazer parte das suas ações e eventos.

 

Acompanhe o engajamento de colaboradores

Para acompanhar o engajamento de colaboradores da sua organização são necessários 3 passos:

  1. Defina as metas de gente e gestão de equipes e áreas pelo engajamento do seu eNPS. Entendemos como bom eNPS uma nota acima de 50 pontos.
  2. Qualifique os líderes, gestores e toda equipe sobre a métrica do eNPS, como mensurá-la e a importância da manutenção de suas alavancas (as questões de clima).
  3. Acompanhe seu turnover, mas incorpore à essa métrica qual a satisfação do seu colaborador ao sair da organização, utilizando uma pesquisa de desligamento, por exemplo. Entenda se eles estão saindo como promotores, neutros ou detratores.

A Vaipe é uma plataforma de gestão ativa de engajamento de colaboradores. Através de pesquisas digitais as empresas dão voz aos colaboradores, empoderam gestores e gestoras de pessoas com dados assertivos e estimulam a troca de reconhecimento e feedback. Se você quer dar o primeiro passo para mensurar o engajamento de colaboradores do seu time, faça o teste de 14 dias grátis da Vaipe com até 100 colaboradores! Clique aqui e cadastre-se.

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