8 dos melhores TED talks de RH que você precisa assistir!

Confira a nossa lista dos melhores TED Talks de RH e se inspire com palestras sobre Estratégia, Liderança, Talentos, Diversidade e muito mais!


Uma forma rápida e simples de adquirir conhecimento e ficar antenado com as novas tendências do mundo é por meio dos TED Talks.

TED Talks são palestras onlines e gratuitas de curta duração que tem o objetivo espalhar ideias e conhecimento ao redor do mundo inteiro. Podemos encontrar palestras sobre uma infinidade de temas incluindo tecnologia, negócios, arte, ciência, e é claro, gestão de pessoas ou recursos humanos, como preferir chamar.

Os palestrantes são extremamente engajados. Eles inspiram, desafiam, provocam e em muitos casos chamam a atenção e surpreendem com suas histórias, experiências e estudos.

Pensando nisso, separamos uma lista com os 8 melhores TED Talks de RH para você se inspirar! Veja a seguir.

Talentos


#1 A maneira que pensamos sobre trabalho está falida – Barry Schwartz

“Que tipo de natureza humana vocês querem ajudar a moldar?” – Barry Schwartz

Nessa TED Talks de RH, o psicólogo Barry Schwartz começa perguntando ao público: “Por que trabalhamos? Por que nos arrastamos para fora da cama todos os dias de manhã, ao invés de vivermos nossas vidas apenas pulando de uma aventura para outra?”

Ele faz uma provocação para repensar como é feita a gestão de pessoas nos dias de hoje.

Barry explica que é necessário parar de encarar os funcionários como no passado, como se fossem engrenagens de uma máquina. É preciso olhar para eles como pessoas. O salário deixou de ser a única motivação e a satisfação dos funcionários vai muito além disso. Confira o TED completo abaixo:

 

Diversidade


#2 Por que temos tão poucas líderes – Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg, COO (Chief Operating Officer) do Facebook, fala sobre um tema ligado a diversidade muito questionado nos dias atuais: Por quê se compararmos a porcentagem entre mulheres e homens nos cargos mais altos de suas profissões, o número de mulheres é muito menor?

Sheryl explica quais os motivos isso acontece e passa dicas valiosas para as mulheres que visam o C-level (cargos executivos) das organizações.

 

Liderança


#3 Como grandes líderes inspiram ação – Simon Sinek

Em sua palestra, Simon Sinek, antropólogo e autor do best-seller “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”, apresenta um simples e poderoso modelo de liderança chamado de “Círculo de ouro”.

Ele aborda situações e exemplos incluindo Apple, Martin Luther King e os irmãos Wright, em que conta dicas e segredos de como inspirar pessoas e se tornar um líder de sucesso.

 

Talentos


#4 O dom e o poder da coragem emocional – Susan David

Susan David é psicóloga na escola de Medicina de Harvard e conta como a forma que lidamos com nossas emoções molda todos os aspectos das nossas vidas. Nossas ações, carreiras, relacionamentos, saúde e felicidade.  

“Podemos pensar que controlamos as emoções indesejadas ao ignorá-las, mas são elas que nos controlam. A dor interna sempre vem à tona. Sempre. E quem paga o preço? Somos nós, os nossos filhos, nossos colegas, nossas comunidades.” Susan David

Qualquer funcionário é um ser humano que sente medos, inseguranças e passam por diversos tipos de pressões e mudanças, dentro e fora do âmbito profissional. Seres humanos que possuem valores pessoais e necessitam tomar atitudes de acordo com eles.

Ter a abertura para lidar com as emoções nas organizações e construir a habilidade de identificá-las, entendê-las e dominá-las, auxiliará e muito a conquistar os melhores desempenhos e alcançar a alta performance com atitudes assertivas. Confira mais no vídeo da Susan David abaixo sobre Agilidade Emocional.

 

Estratégia


#5 Construa uma torre, construa uma equipe – Tom Wujec

Tom Wujec, autor de vários livros, pesquisador e professor adjunto da Singularity University, apresenta um estudo de caso impressionante com o famoso Marshmallow Challenge. O desafio é uma dinâmica de grupo, onde as pessoas precisam construir uma torre usando espaguete seco, fita adesiva e um marshmallow.

A essência do processo envolve trabalhar de forma colaborativa e rápida.

Mas, um grupo totalmente inesperado sempre se sai melhor do que a média. Assista a TED talk e se surpreenda com o resultado.

 

Talentos


#6 Por que a melhor contratação pode não ter o currículo perfeito – Regina Hartley

Sua empresa anuncia uma vaga. Ao analisar os candidatos qualificados na etapa de seleção, você se depara com dois tipos:  

  1. Candidato A: universidade de elite, notas excelentes, currículo impecável, ótimas referências. Tudo ideal.
  2. Candidato B: escola pública, pula de emprego em emprego e em trabalhos temporários como caixa, garçonete e cantora.

Qual deles você escolheria?

A resposta parece óbvia, mas Regina Hartley, veterana de 25 anos em gestão de RH, mostra que nem sempre o que parece óbvio é a melhor opção. As qualidades de um candidato vai além do que se pode ver em um currículo. Confira no vídeo:

 

Diversidade


#7 Cego à cor ou valente a cor?  – Mellody Hobson

Ainda falando sobre diversidade, Mellody Hobson presidente da Ariel Investments (empresa de gestão financeira) aborda o assunto nesta TED Talks com ousadia.

Falar sobre raça ainda é um assunto delicado que causa desconforto nas pessoas. Mas, Mellody diz que é exatamente por essa razão que precisamos falar sobre isso.

O primeiro passo para resolver um problema é não escondê-lo. E o primeiro passo para qualquer ação é ter consciência.

“É hora de nos sentirmos confortáveis com a conversa desconfortável sobre raça: branco, negro, asiático, hispânico, homem, mulher, todos nós. Se realmente acreditamos em direitos iguais e oportunidades igualitárias na América, acho que devemos ter conversas reais sobre o assunto.” – Mellody Hobson

Ter diversidade nas contratações contribui para melhores negócios e uma sociedade melhor. Clique e saiba mais no vídeo:

 

Digital


#8 As percepções humanas que faltam no Big Data – Tricia Wang

“Investir em Big Data é fácil, mas usar é difícil.” – Tricia Wang

Em muitas empresas investir em Big Data já não é apenas uma tendência, mas sim, uma realidade.

Se você não conhece esse termo, podemos dizer de forma simplificada que Big Data faz o registro e a soma de uma grande quantidade de dados gerados pelas pessoas como ações, interações e conexões digitais.

Para o setor de Recursos Humanos, essas informações se tornam muito valiosas, pois, através de análises é possível compreender melhor as pessoas e tomar decisões mais assertivas sobre elas.

Mas, somente investir em dados não é o suficiente para tomar boas decisões e obter sucesso. E, é isso que Tricia Wang demonstra claramente nesse TED Talks.

Com exemplos da Nokia à Netflix e aos oráculos da Grécia antiga, ela mostra que é preciso unir percepções de pessoas reais que não podem ser quantificadas ao Big Data, se não, pode-se perder algo grande. Entenda mais assistindo ao vídeo.

 

E ai, você curtiu as TED Talks de RH? Lembrou de alguma outra? Então deixe um comentário aqui em baixo e compartilhe conosco e com os nossos demais leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *