Acompanhe o artigo até o final e descubra 5 formas estratégicas de um CFO reduzir custos efetivamente.
O papel do CFO – Chief Financial Officer (Diretor Financeiro) mudou. Sua agenda a qual tinha o foco de ter os custos da empresa detalhados passou para um controle de custo absoluto e a desempenhar o papel das finanças com um olhar extremamente estratégico.
Isso vai além de estar atento ao envolvimento financeiro nas decisões operacionais e recepcionar dados e procedimentos, mas sim, tomar uma posição ativa para ajudar a empresa a enxergar e otimizar suas decisões operacionais e então melhorar a sua posição financeira.
Para isso, o CFO deve assumir um papel de liderança no reposicionamento das finanças da empresa. Liderança que direcionará a empresa ao um futuro mais lucrativo.
Com base em um levantamento realizado pela empresa PwC, o qual descreve o papel do CFO na redução de custos, descrevemos 5 frentes de ataque, sendo maneiras poderosas para reduzir custos efetivamente em sua empresa. Veja agora!
Para você como CFO tomar uma posição de liderança em prol da redução de custos, mudanças em estruturas da empresa serão inevitáveis. Em direção a ter permissão para agir frente a isso, o primeiro passo é construir uma reputação adequada para o departamento financeiro.
Um fator primordial dessa conquista é a informação. É isso que seus clientes (demais profissionais C-level que trabalham com você, investidores, departamentos internos) querem e exigirão de você. Somente ao ouvi-los será possível saber onde focar grande parte de seus esforços e identificar aquilo que não é essencial para o negócio.
Para tal fim, garanta:
Para toda iniciativa de redução de custos é necessário haver contexto, parâmetros e objetivos desejados muito claros.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. – Lewis Carroll
Fazer cortes direcionados serão muito melhores do que reduções generalizadas que podem prejudicar níveis de serviço ou produto da empresa, trazendo enormes prejuízos e um resultado inverso do esperado, gerando até mesmo custos piores do que os anteriores.
Para um CFO ter um plano bem elaborado, será fundamental focar nos seguintes pontos:
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Na teoria fazer a definição de custos – curto, médio e longo prazo ou fixo, semi-fixo ou variável – é um processo simples. Mas, na prática, saber quais devem ser priorizados para corte ou readequação de custos já se torna um processo bem mais difícil.
Aqui podemos ver novamente a importância de priorizar e equilibrar.
Para ilustrar isso, vamos pegar as Despesas com viagens. Elas são despesas variáveis que muitas vezes são as primeiras a serem enxugadas. Porém, o valor para o negócio que essas viagens possuem variará de acordo com a pessoa que as realizam. Se for a sua equipe de vendas, por exemplo, dependendo do seu negócio, é extremamente importante que a frequência dessas viagens não caiam e tenham uma ótima administração, pois o ganho financeiro que vêm através delas é muito maior.
Já se forem viagens para reunir equipes internamente, é válido averiguar se tantas reuniões presenciais são realmente necessárias e se não há outras alternativas que cumprirá o mesmo objetivo.
O cenário ideal é ter grandes ganhos com mudanças feitas a um curto prazo. Então pense: quais são as oportunidades que poderão lhe proporcionar isso? Mas, é extremamente fundamental ter em mente que os ganhos precisam, além de tudo, ser sustentáveis. Se não, como diz o velho ditado, “o barato pode sair caro”.
Dessa forma certifique-se que aquele serviço prestado por um terceiro, ou produto entregue por um fornecedor, ou ainda se o tipo de despesas incorridas pelos funcionários, trarão bons resultados de forma consistente para a sua empresa.
Priorizar o que entrega valor real e equilibrar os custos financeiros. Esse é um mindset que precisa ser espalhado e praticado por toda a organização, tornando-se até mesmo parte de sua cultura.
Quando falamos dos serviços de apoio – serviços que não estão ligados às atividades core da empresa, conhecidos também como atividades-meio – grandes corporações optam por transferir essas atividades para um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) – unidades operacionais que reúnem tais funções de apoio.
Essas funções geralmente são provindas das áreas de Recursos Humanos, Finanças, Controladoria, Administração e Tecnologia.
Já outras empresas optam pela terceirização desses serviços, e muitas outras fazem a junção dos dois – CSC e terceirização – conseguindo unir todas as vantagens que ambos entregam.
A terceirização tem o poder de consolidar e simplificar esses serviços. Cerca de 70,9% das empresas que utilizam serviços terceirizados o fazem devido à especialização da atividade desempenhada. (fonte: Fiesp). Ou seja, serviços terceirizados apresentam melhor performance nas atividades, colaborando a uma qualidade agregada superior, além de reduzir os gastos financeiros.
Com isso, podemos dizer que a terceirização gera um benefício duplo: impulsiona o balanço patrimonial e reduz custos operacionais. Para o CFO que está procurando um método rápido de alcançar esses dois benefícios, deve focar especificamente nesse tópico.
Leia também: Por que terceirizar o transporte fretado para funcionários?
Outro aspecto valoroso nesse momento de mudanças é gerenciar e otimizar o seu relacionamento com os principais stakeholders. Isso é indispensável para o sucesso.
Garanta que todas as partes interessadas compreendam e apoiem as ações tomadas. Entregue informações sobre como tudo está sendo tratado, as oportunidades encontradas, os benefícios que serão adquiridos, o que será feito para resolver qualquer deficiência que surgir.
Dessa maneira você manterá a confiança, reterá negócios e evitará surpresas.
As empresas de sucesso estruturam proativamente as atividades e as comunicações de maneira direcionada para cada grupo de partes interessadas. Veja como a seguir:
Já imaginou conseguir reduzir até 40% dos custos com transporte de funcionários? Ou ainda, ter facilidade na gestão e excelência neste serviço?
Tudo isso se tornou possível graças à empresa Fretadão, especialista em tecnologia voltada para o mundo dos fretados. Ela faz a terceirização completa do transporte de colaboradores com o serviço de planejamento, implantação e gestão total do fretamento corporativo.
Na prática, as empresas contratam somente os assentos que serão utilizados ao invés de veículos inteiros, garantindo preço justo e consequentemente grande redução de custos.
Com um software próprio para roteirização de pessoas, elimina-se o trabalho de roteirização da equipe interna da empresa, possibilitando também o agrupamento dos funcionários de forma otimizada, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de transporte a todos.
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