Uma das principais responsabilidades do profissional de Facility Management (FM) ou Gestão de Facilities é administrar e reduzir custos das atividades empresariais.
Sua atuação está presente entre diversas áreas como Infraestrutura, Recursos Humanos e Tecnologia a fim de garantir a maior eficiência em cada uma delas e consequentemente maior lucratividade à organização.
Com isso, saber por onde começar para conciliar a redução de custos e qualidade dos serviços pode ser um imenso desafio.
Confira abaixo 5 dicas para que você profissional em Gestão de Facilities garanta a redução de custos da sua empresa!
O primeiro passo é fazer um mapeamento de todos os custos de processos e atividades secundárias da empresa. Inclua no mapeamento todos os serviços como limpeza, manutenção, segurança e transporte.
Após isso, analise quais áreas têm maiores gastos, como atrasos e desperdícios, e precisam de uma atuação emergente.
Olhar para aonde há reclamações e alto nível de insatisfação, seja de colaboradores ou clientes, também pode lhe ajudar nesse processo.
Dessa forma saber exatamente onde ajustar ficará muito mais fácil para ter melhores retornos financeiros.
A terceirização de serviços está totalmente conectada a Gestão de Facilities e tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo.
Investir em empresas de terceirização em serviços e atividades que não estão relacionadas ao foco principal da empresa é primordial para melhorar a rentabilidade, produtividade e reduzir custos consideravelmente.
Muitos serviços podem ser terceirizados, indo muito além de serviços simples como limpeza e segurança. Alimentação e transporte dos funcionários são bons exemplos disso.
Analise cuidadosamente o que mais poderá ser terceirizado em sua empresa. Compare o custo com da mão de obra interna com a terceirizada.
Se há áreas com alto custo de pessoal e baixa produtividade a terceirização é capaz de solucionar isso e gerará menos custos trabalhistas como faltas, férias e rescisões.
Isso poderá até mesmo produzir maior satisfação da sua equipe, pois sua empresa será capaz de realocar os funcionários em outras atividades que tenham mais engajamento e motivação, explorando todo o potencial de cada um.
O mundo está multiconectado e a integração da tecnologia é uma tendência presente em todas as áreas e mercados.
A tecnologia pode ser uma forte aliada para a Gestão de Facilities auxiliando não só na execução como na qualidade do serviço.
Os ERPs (sistemas de gestão integrados), por exemplo, podem trazer mais fluidez e inteligência aos processos, além de auxiliar em toda gestão.
A Cloud Computing proporciona a mobilidade corporativa através de armazenamento de dados em nuvem, e com o acesso remoto assegura a continuidade do trabalho dos colaboradores em qualquer lugar que eles estejam, além de ter menos custos com manutenção de hardware.
Ferramentas de Big Data conseguem captar e organizar uma extensa variedade de informações de diferentes fontes e podem auxiliar o gestores de prestação de serviço na criação de relatórios, análise de indicadores de desempenho e métricas.
Compare preços, pacotes e serviços das ferramentas existentes no mercado e descubra qual a ideal para sua empresa.
Uma outra dica é reanalisar os atuais contratos de serviços com frequência.
Fornecedores podem ser comunicados para uma nova negociação, sendo possível acordar novos valores com a readequação de pacotes e serviços fornecidos que antes faziam sentido, mas não fazem mais no momento. Ou até mesmo para garantir que você e sua empresa estão usufruindo de todos os benefícios.
Fazer um comparativo com outros fornecedores também é uma boa prática para descobrir se você está garantindo o melhor custo-benefício daquele mercado específico.
Praticar medidas sustentáveis é ótimo não apenas para o meio ambiente, mas também para manter o orçamento de custos da empresa e especialmente reduzir custos em facilities.
Ao entregar aos colaboradores recipientes de uso pessoal como garrafas e canecas personalizadas, reduzirá drasticamente os gastos com descartáveis a longo prazo, bem como o volume de lixo produzido.
No caso de manutenção predial, ao fazer o serviço de limpeza da fachada da empresa, você poderá garantir sustentabilidade e economia ao reutilizar a água das lavadoras de pressão para regar jardins no entorno do prédio.
Documentos e pilhas de papéis ocupam muito espaço, além de terem custos altos em sua compra e manutenção com impressoras. Criar uma cultura de manter processos digitalizados e imprimir somente o que for extremamente necessário irá diminuir o impacto financeiro no orçamento.
Seguindo essas dicas você irá reduzir custos em facilities, aumentar a competitividade e lucro da sua organização.
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