Ícone do site Fretadão Blog

10 regras para uma boa convivência dentro do fretado

10 regras para uma boa convivência dentro do fretado

Passamos diariamente um bom tempo dentro do fretado. Nesse tempo livre podemos realizar várias atividades que gostamos, como ouvir aquela playlist favorita, assistir uma série, ler um bom livro ou até mesmo dormir. Você pode conferir outras maneiras de utilizar seu tempo livre no fretado neste outro post que fizemos.

Para que cada passageiro consiga fazer o que mais curte, pequenas atitudes de cada um são fundamentais.

Elaboramos uma lista com 10 regras para uma boa convivência dentro do fretado para que você saiba como se comportar antes e durante sua viagem, garantindo uma viagem agradável a todos! Acompanhe!

#1 Pontualidade é uma virtude!

Seja pontual!

A pontualidade do itinerário depende de dois fatores: o congestionamento e o embarque e desembarque dos passageiros. É fato que não há como mudar e se responsabilizar pelo congestionamento, mas cada um pode contribuir para que o embarque e desembarque ocorra nos horários certos.

Para isso, compareça ao ponto de embarque com pelo menos 5 minutos de antecedência e esteja pronto para desembarcar quando o seu ponto estiver próximo.

#2 Mantenha o espaço limpo e organizado

Lugar de lixo é no lixo!

É muito comum pessoas deixarem garrafas, potes de iogurtes ou latinhas no porta-bebidas ou deixarem chicletes mascados grudados, papéis de balas e embalagens de salgadinhos jogados no chão ou nas poltronas.

Não seja como essas pessoas! Isso além de ser um péssimo hábito deixando o ambiente desorganizado, pode causar problemas como a presença de insetos e bactérias, causando danos a saúde.

#3 Coloque bolsas e mochilas no lugar certo!

Coloque seus pertences no compartimento superior.

O assento do lado é reservado somente a passageiros.

Bolsas, sacolas e mochilas devem ser colocadas no compartimento superior para que as outras pessoas se acomodem em seus assentos sem dificuldade.

A não ser que você sente no assento ao lado da janela, colocar bolsas e mochilas de apoio nos pés também não é adequado, pois isso dificultará a passagem do outro passageiro, caso precise ir ao banheiro ou desembarcar antes de você.

#4 Som alto no fretado não tem vez!

Som alto e barulho NÃO!

Colocar o sono em dia é muito importante para algumas pessoas, seja pela manhã ou ao final da tarde.

Dessa forma, ao falar muito alto no celular ou com o seu colega do lado pode atrapalhar e muito o descanso dos outros durante a viagem.

Ouvir músicas com fones de ouvido com alto volume ou sem o uso deles também atrapalha bastante.

Você pode sim ouvir aquela playlist favorita, mas para uma boa convivência utilize fones de ouvido com um volume moderado e curta-a tranquilamente, sem reclamações!

Deixar o celular no silencioso também é um bom hábito para que não emita ruídos, ou assuste alguém caso você receba uma ligação.

#5 Respeite o assento preferencial

Respeite o uso dos assentos preferenciais para uma boa convivência!

Gentileza gera gentileza e ela cabe em todos os lugares.

Os assentos preferenciais não estão lá por acaso, eles existem por uma boa razão.

Eles são um direito para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida como gestantes, obesos e idosos.  Então respeite e libere o seu uso para as pessoas com prioridade!

#6 E que não haja luz!

Tome cuidado com a luz dos aparelhos.

A luz pode atrapalhar o passageiro ao seu lado caso ele queira dormir ou assistir alguma coisa.

Assim, ao usar o seu celular mantenha a luminosidade baixa para não incomodar.

Já se você é daqueles que gosta de ler um bom livro no fretado, tome cuidado ao acender a luz de leitura e não invadir o espaço do outro, ok?

#7 Segurança sempre!

Não esqueça de usar o cinto de segurança!

Nada melhor que tirar aquele cochilo dentro do fretado, não é mesmo?

Mas, não esqueça de colocar o cinto de segurança antes de fazer isso.

Sua segurança é muito importante!  

#8 Não distraia o Motorista no percurso

Pequenas distrações também causam acidentes!

Não tire a atenção do motorista no trânsito. Converse somente o necessário! Conversar com ele enquanto está dirigindo é uma distração e pode causar sérios acidentes.

#dicadoFretadão: Se tiver alguma dúvida sobre o serviço do seu fretado entre em contato com a nossa equipe pelo nosso aplicativo. Estaremos sempre dispostos a ajudar 😉

#9 Seja cuidadoso ao andar no corredor

Você precisa ser cuidadoso!

Ao andar pelo corredor segure-se no bagageiro acima das poltronas e tome cuidado com os seus pertences.

Sair “batendo” na cabeceira das poltronas ou até mesmo na cabeça das pessoas com bolsas e mochilas não é nada legal, além de ser bem desrespeitoso.

#10 Ao sair, ajuste sua poltrona

Ao sair ajuste seu assento na posição original!

Ao se levantar para descer do veículo, lembre-se de levantar o encosto da sua poltrona.

Isso ajudará as outras pessoas nas poltronas de trás a se movimentarem melhor e desembarcarem com facilidade.

Seguindo todas essas regras de convivência no fretado todos aproveitaram as viagens diárias da melhor forma com total conforto, comodidade e bem-estar. 

Compartilhe esse post com os seus colegas de fretado! Assim todos irão saber como se comportar adequadamente e manter a harmonia do grupo! 

Sair da versão mobile